shortbread de cardamomo e pistache

0 Comment

shortbread de pistache-1Outro dia fiz uns biscoitinhos que se chamavam ‘shortbread’ no título da receita.  Gostei muito deles, postei, mas os chamei somente de biscoito. O modo de preparo deles não era como os dos shortbreads tradicionais. Fui purista. Um dos segredos de uma boa massa de shortbread é misturar os ingredientes até o ponto certo. Nem um segundo a mais.E não se bate a manteiga e o açúcar primeiro para ficar com uma mistura cremosa. E gosto de ver receitas que mantêm o tradicional como as da Annie Bell, do Ottolenghi, Dan Lepard, Dorrie Greenspan e outras pessoas que admiro. Para quem não está familiarizada com shortbreads, eles são biscoitos do típico amanteigados. Já os vi descritos como biscoitos 1, 2, 3 pois são uma parte açúcar, duas manteiga e 3 farinha.shortbread de pistache-3
Tradicionalmente escoceses, são adotados por todos e usam roupagens variadas muitas vezes. Mantê-se os ingredientes básicos, mas se colocam uns acessórios. Algumas receitas pedem amido de milho ou de arroz, como no caso desta que uso, e se acrescenta nozes ou especiarias como canela. No meu caso aqui cardamomo. O segredo desta massa é que ela seja farelenta, daí vem o termo ‘short’. Estes biscoitos aqui são do Ottolenghi, e agradam até aos puristas embora levem algo muito exótico para o paladar de muitos – o cardamomo. Na minha opinião a textura da massa é perfeita nesta receita. Ao se pegar a rodela do shortbread ele pode se esfarelar facilmente, ao mesmo tempo ao ser colocado na boca ele dá aquele prazer. Inventei de cortar umas rodelas finas, mas ledo engando. Shortbreads devem ser cortados em fatias médias para grossas.
E sem querer ser repetitiva mas sendo, estes aqui ficam lindos como presentes,pequenas lembranças natalinas.

Esta receita é do Ottolenghi, do seu primeiro livro. A minha paixão por estes biscoitos amanteigados me faz repetir esta receita e sem nunca me cansar. As pessoas que provaram estes shortbreads sempre me falaram que os amaram. O cardamomo e pistaches dão um toque sofisticado a este biscoitinho tão corriqueiro.

Ingredients:

Instructions:

Preparo:
Ponha a manteiga, farinha de trigo, pitada de sal, farinha de arroz e açúcar de confeiteiro em uma tigela. Tire os cardamomos dos favos e ponha o conteúdo de cada um no pilão. Triture bem as sementinhas até ficar só com o pó. Passe pela peneira e transfira o cardamomo moído para a mesma tigela aonde se encontra a farinha de trigo. Bata até que a mistura fique uma massa. Assim que isto acontecer desligue a batedeira imediatamente. Transfira a mistura para uma folha de papel manteiga, e faça uma bola com as mãos, e depois vá formando um rolo com a mesma massa. Não muito grosso, no máximo 4 cm de diâmetro. Enrole o rolo com o papel manteiga e leve à geladeira por pelo menos uma hora para firmar a massa.
Pique o pistache bem picadinho e reserve. Depois de uma hora tire o seu rolo de massa da geladeira e pincele o rolo com o ovo levemente batido. Em seguida passe o rolo sobre os pistaches picadinhos, de forma que os pistaches fiquem revestidos de pedacços de pistache. Enrole no papel alumínio e leve de volta aá geladeira por uns 30 minutos.
Pre-aqueça a forno – 150oc. Quando o forno estiver na temperatura ideal retire o rolo da geladeira, forre assadeiras com papel manteiga e vá cortando o rolo em fatias de não mais que 1 cm. Ponha as fatias na assadeira deixando uns 2cm entre cada. Asse por 20 minutos – elas devem ficar ainda meio pálidas, mas levemente douradas nas bordas. Retire do forno, transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

0 Comments

Leave a Comment