Scottish Pancakes – Panquecas escocêsas

12 Comments

Encontramos panquecas escocêsas em qualquer supermercado.Vêm em pacotinhos. Sempre me atraíram pois são pequenas e diferente das panquecas que sempre conheci. As comprava e comia secas mesmo pois são levemente docinhas e fofas. Com o passar dos anos aprendi que são panquecas típicas da Escócia. São degustadas como torradas pois se passa manteiga nelas assim como geléia. Ou um ou o outro.

Meu namorado é escocês e às vezes as põem na torradeira, e depois passa manteiga antes de comer. Quando estão fresquinhas vamos comendo à medida em que ficam prontas. Só a colocamos na torradeira se sobram de um dia para o outro.

Elas são pequenas, nunca grandes. Uso uma concha de medida para fazê-las. 15ml.

Como na 3ª feira é Shrove Tuesday – terça feira de carnaval, e por aqui se celebra ‘O dia da panqueca’, quis antecipar o posto do dia da panqueca com este post sobre a deliciosa panqueca escocêsa.

Lembro que meu pai riu muito na primeira vez em que contei sobre o dia da panqueca. A tradição vem da época em que as pessoas tinham que consumir todos os derivados de leite antes do jejum começar.Explicarei mais sobre a história do dia das panquecas no próximo post que farei naquele dia, 20 de fevereiro.

Esta receita rende quase 20 panquecas. Peguei do livro Feast da Nigella Lawson, que é um livro lindo sobre celebrações. Esta é sem sombra de dúvidas a melhor receita de panqueca escocêsa que já usei.

Ingredientes:

  • ½ colher de chá de vinagre de vinho branco
  • 150ml de leite em temperatura ambiente
  • 110g de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de bicarbonato
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal – canola ou amendoim
  • 1 colher de sopa de ‘Golden syrup’- no Brasil mel Karo é o mais próximo ingrediente

Ingredientes:

Coloque o vinagre e o leite numa tigela e reserve. Numa vasilha coloque a farinha de trigo e o bicarbonato. Numa outra tigela coloque o ovo, o óleo e usando a colher que mediu o óleo meça o ‘Golden syrup’. Misture os três ingredientes com um fouet. Derrame o leite e vinagre na vasilha com o óleo, etc. Misture mais um pouco e ponha tudo na vasilha com a farinha de trigo. Mexa bem até ficar com a consistência mais para líquida.

Pegue uma panquequeira ou frigideira anti-aderente e leve ao fogo para esquentar.Não utilize gordura de espície alguma. Coloque a medida para uma panqueca, e assim que bolhas se formarem na superfície é hora de virar a panqueca. Caso fique algum resquício de massa na frigideira limpe antes de colocar a próxima leva.

12 Comments
  • Márcia

    Responder

    Amiga panquecas são sempre bem vindas…particularmente adorei esta foto.Beijos

  • Dadivosa

    Responder

    Valentina, que delícia! Escuta, essas panquecas escocesas e os crumpets são a mesma pessoa?;***

  • bia

    Responder

    Valentina, conheço, quase postei no dia 2 sobre o assunto, mas nao deu tempo e vai ficar para o ano que vem ! bjs

  • Beth

    Responder

    Valentina.Adorei achar esta receita.Sabe, sempre tive vontade de fazer aquelas panquecas que vemos nos filmes americanos onde eles comem no café da manhã cheio de mel ou geléia.A sua fica igual? Existe alguma receita específica dos americanos? Mande para mim? bethavalente@hotmail.com

  • valentina

    Responder

    Clarice, ah , espero que curtas amiga.Ci, acho que vou postar sobre o Schrove Tuesday amanha pois se alguem quiser a receita..Bia, é mesmo? Deve ter uma outra história por trás.Voce conhece?Karen, as pessoas se organizam mesmo.É bem legal.Ju, estas indo a uma pancake party então?!Pat, Este livro da Nigella é lindo.Que idéia fantástica de publicar um livro com varias datas festivas. E as receitas sao otimas.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga,Sempre aprendo coisas novas contigo, que gostoso.As panquequinhas me deixaram com os olhos brilhando de tanta vontade de provar.Tenho este livro da Nigella mas ainda não fiz nenhuma receita dele – vou ficar mais atenta.Gostei da receitinha e acho que vou chamar as pequeninas (sobrinhas) para virem lanchar aqui comigo e comer estas delícias.

  • Juliana

    Responder

    a receita veio bem a calhar. ontem fui ao mercado para comprar os ingredientes para a panqueca de terca, mas ainda estava na duvida sobre qual receita usar. vou fazer a sua!happy shrove tuesday!

  • Karen

    Responder

    Esse dia da panqueca é divertido!

  • bia

    Responder

    Aqui tb tem dia de crepe, e é o dia 2 de fevereiro, dia da Chandeleur ! bjs

  • Cinara

    Responder

    Adoro panquecas de qualquer jeito, Val! E gostei da parte “histórica” desta receita… Quero saber mais sobre o Dia das Panquecas! ;o) Beijos!

  • Akemi

    Responder

    Amiga, você me deu uma ótima idéia para o nosso café da manhã. Vou preparar agora e depois te conto! Bjs e bom final de semana!

Leave a Comment