Scone de Queijo

6 Comments

nigel scones-6 Acho que já tem uma semana que não consigo postar. Desculpem a ausência, mas saindo de casa às 6 da manhã e chegando em casa todo dia as 8 da noite me deixa com o tempo muito curto. Esta rotina estava ausente do meu dia-a-dia, mas desde meados de novembro passei a trabalhar em um projeto de prazos curtos. A minha rotina tem estado um pouco sacrificada. Mas se Deus quiser passa logo. Andei ocupada também com dois eventos dos quais participei. Contarei deles em posts futuros.
Há semanas queria ter postado sobre estes scones. Tãol logo os vi sendo preparados no ano passado em um show do Nigel Slater na BBC já fui fazê-los. E conversando com uma leitora do Trembom no começo deste ano, a Marina, disse que iria postar a receita. Antes tarde do que nunca. nigel scones-8 Scones são muito comuns por aqui. Normalmente doces, com passas. No ponto para um chá da tarde. Entretanto as variações do clássico abundam também. Gosto do tradicional, mas também adoro uma subversãozinha. Tenho uma outra receita de scone de queijo da qual gosto muito, do blog da Patricía do Technicolour Kitchen. Ficava em uma gaveta na minha cozinha para fácil acesso. Mas ao assistir o programa do Nigel e vê-lo preparar estes scones fiquei hipnotizada. O preparo é muito simples, pouquïssimos ingredientes e ótimo resultado. No episódio Nigel usava dois queijos que restavam an geladeira da pessoal em cuja casa preparava os scones: um era um queijo do tipo azul e o outro era um gouda. Use o que você tiver na geladeira. É isso que sempre faço quando executo esta receita. Às vezes ficamos indo atrás de ingredientes X, Y e Z para executar uma receita, quando muitas vezes poderíamos ter ótimos resultados usando o que temos em mãos. cheese scones Nigel slater-3 Achei a idéia de comê-los com chutney fantástica. O queijo contrasta muito bem com chutney. Näo provei com pickles. Mas parece que pode ficar bom tambêm. Este último que fiz vou levar para o café da manhã, acho que rende até a 4a. Só que não o acompanharei com chutney assim taão cedo pela manhã. Mas com certeza um cafezinho será um ótimo acompanhamento. Volte para contar caso você faça esta receita e dê um toque pessoal. Adoraria saber. E até copiar a idéia.

 

Receita do Nigel Slater da sua ultima série da BBC chamada Dish of the Day. Usei farinha branca de espelta, que é algo que tenho usado mais e mais.

Ingredients:

Instructions:

*como a manteiga tem que ser gelada gosto de picá-la primeiro e deixá-la na geladeira até a hora de usar.Assim ela ainda estará gelada e firme.

Pre-aqueça o forno – 200oC. Corte a manteiga em cubos e ponha na geladeira até a hora de usar.  Deixe o leite atingir temperatura ambiente. Ponha a farinha e fermento em um tigela e use um fouet para mexer tudo. Reserve. Escolha o queijo que vai usar – usei uma parte de cheddar maduro e um outro queijo chamado Ossay-Iraty. Rale o queijo(s) e reserve até a hora de usar. Quanto os ingredientes estiverem em temperatura ambiente – com exceção da manteiga,  jogue os cubos de manteiga na tigela com a farinha  e use a ponta dos dedos para trabalhar os ingredientes. A mistura estará pronta para receber o leite quando ficar com aparência de areia. Faça um buraco no meio e jogue o leite. Misture os ingredientes com uma colher de pau.  A mistura ficará mais para molenga. Mas não se preocupe. O importante é que os ingredientes se misturem e que não fique leite separado da farinha. Somente então acrescente o queijo ralado. A mistura ficará ainda um pouco mole. Pegue uma assadeira ou uma travessa grande, salpique com farinha de trigo – um pouco, e ponha a mistura em formato de bolo. Caso use a assadeira, eu gosto de forrar com papel manteiga e depois salpicar um pouco de farinha. Corte a bola de massa do scone com uma faca fazendo uma cruz. Isso vai facilitar partir o scone quando pronto. Jogue mais um pouco de queijo ralado por cima, salpique um pouco de leite e leve ao forno por um 30 a 35 minutos. O queijo deve ficar dourado e o scone bem assado. Quando ficar pronto retire do forno, e transfira para uma grelha na hora. Sirva ainda quente.  Cae bem com chutney. Experimente com o que vc tiver em casa.

6 Comments
  • Danielle Carneiro

    Responder

    Que delícia Valentina! Fiquei com vontade de fazer aqui…

    Bjs

  • Claudia Lima

    Responder

    Eu adoro Scones e já fiz incontáveis vezes, mas até hoje só fiz ,uma vez, uma versão salgada.
    Adoro tudo que leva queijo e para o lanche da tarde é perfeito.
    Bjs 🙂

  • Marina Soares

    Responder

    Valentina, que felicidade a minha quando abri seu blog hoje!! Você sempre me ajudando nas delícias da cozinha! Irei receber amigos este final de semana e testarei. Já tenho algumas mudanças em mente e depois conto como ficou. Obrigada pela atenção mais uma vez!!
    beijos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Que delícia de scone, Tina – gosto muito de coisinhas salgadas assim para beliscar. Dá mesmo para usar vários tipos de queijo diferentes, não? Ficaram lindos.

  • Aninha

    Responder

    Embora não seja fã de queijo, essa receita me deixou com água na boca…
    Fácil preparação e parece mesmo delicioso… vou me arriscar a fazer…
    Ótima semana pra você minha querida!
    Bjs.

  • Tânia Marques

    Responder

    Esses scones me fizeram lembrar de sua aula de Chá inglês…saudades!

Leave a Comment