Sapoti

5 Comments

Sapoti pra mim é Belém do Pará, minha infância.Sempre gostei muito dele.É uma fruta amarronzada, de sementes enormes. E de uma doçura sem par. Quando estive na região do Delta do Mekong no Vietnã me deparei com sapoti numa fazenda de frutas. Fiquei toda feliz, comendo saputis bem doces e suculentos. Qual não foi minha surpresa ao ver sapotis no supermercado. O nome na embalagem era chikoo pois é assim que o conhecem na Índia. A planta é nativa da América do Sul e Ásia. Ponho aqui um textinho para quem não conhece.Peguei no site Toda Fruta.

O sapoti é o fruto do sapotizeiro (Achras sapota L.), que é uma árvore cuja altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria.
O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas e, ainda, para sucos. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.
O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as chuvas são abundantes, com mais de 1000mm por ano.
A primeira colheita do sapotizeiro acontece no quarto ano, após o plantio da muda. Um sapotizeiro em boas condições chega a produzir mais de 3000 frutos por ano, sendo mais comum uma produção de cerca de 2500.
Mais fotos aqui http://images.google.com/images?sourceid=gmail&q=sapoti&ie=UTF-8&oe=UTF-8&sa=N&tab=wi
Posted by Picasa

5 Comments
  • iliane

    Responder

    como a Karen disse..comi tambem em Fortaleza!!!e…na Bahia tambem!!!!é doce..muito doce!!!um cheiro delicioso…e..textura macia!!gelado..é..tudo de bom…

  • Karen

    Responder

    Comi pela primeira vez em Fortaleza! É muito boa mesmo!

  • Anonymous

    Responder

    Nossa, amiga, parecem pêssegos no formato, não? O caroço no meio e tudo. Deve ser bem saborosa esta fruta!

  • Anonymous

    Responder

    Tai, uma fruta q ainda nao comi! Do jeito q vc contou parece ser muito boa e docinha, fiquei ate com vontade! Sera q eu encontro la por SP?? Estamos com planos p/ ir p/ o Brasil no fim do mes!Ana

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Adorei saber sobre a fruta, eu nunca comi e parece tão bom. 🙂

Leave a Comment