Sanduíches Tostados de Cogumelos, Alho Porró e Queijo

0 Comment

Folheando uma das revistas que habitam esta casa comigo me deparei com uma foto de um sanduíche com cogumelos ‘carimbados’. Ah, achei o máximo. Em primeiro lugar o inusitado, seguido de um interesse em saber como ficaria este sanduíche de cogumelo. O recheio leva alho porró, queijo ralado, alho esmagado (não use se não gosta), tomilho e entusiasmo. Comprei um pão integral fatiado e mandei ver. Apesar de não ser mais fã de sanduíches na minha velha idade, adorei os sabores: alho porró, queijo ralado, tomilho fresco e cogumelos. Muito bom gente. Pra gente ‘carimbar’ o pão você põe as fatias de cogumelos na frigideira bem quente (sem gordura), põe o pao por cima’já sanduichado, e põe um peso por cima. Coloquei uma frigideira menor e o meu pilãozinho de chumbo (se não é parece pois o bicho é super pesado). Me senti uma adolescente na cozinha da minha mãe esperando pela novidade.

Para fazer 4 sanduíches:

  • manteiga (a receita original diz 60g mas não pesei – usei na boa vontade)
  • 2 dentes de alho esmagados ( facilita na hora de misturar)
  • folhinhas de tomilho fresco ( seco não vai ser legal pois o sabor não vai pegar)
  • 8 fatias médias/grossas de pão de forma fatiado ( recomendo o integral)
  • uma porção razoável de queijo ralado (tipo cheddar ou um gruyére – por exemplo)
  • 100g de cogumelos frescos fatiados finos e mantendo o cabo quando possível
  • 1 alho porró cortado em rodelas bem finas

azeite de oliva para pincelar o sanduíche

Primeiro passo é colocar a manteiga, o alho e as folhas de tomilho e esmagar tudo para formar uma pasta. Quase esqueço de dizer para que acrescente o sal também. Usei um pilão para fazer isso. Espalhe a mistura igualmente pelas fatias de pão e reserve.

Ponha o restante dos ingredientes MENOS AS FATIAS DE COGUMELOS QUE IRÃO ENFEITAR O SANDÚBA numa cumbuca e misture bem. Depois divida o recheio entre metade das fatias. Pegue as outras metades e ponha por cima para fechar os sanduíches.

Espero que você tenha se lembrado de reservar os cogumelos como te falei. Ponha o azeite de oliva numa vasilhinha e pincele cada lado de cada sanduíche com o azeite. Reserve. Ponha uma frigideira de fundo pesado no fogo para esquentar até que comece a esfumaçar ( as anti-aderentes são ótimas para isso) . Alguns segundos antes de por o sanduíche na frigideira ponha as fatias de cogumelos na frigideira e logo em seguida ponha o sanduíche por cima. Ponha uma outra panela menor por cima para fazer peso. Se você for paranóica como eu ponha mais um pilãozinho por cima. Quando a fatia ficar dourada retire tudo de cima e vire o sanduíche com o auxílio de uma espátula. Repita a operação. Você vai amar o resultado final.

0 Comments

Leave a Comment