Salmão assado no forno com molho caramelado

16 Comments

Sempre faço algo de influência tailandesa. Um pouco de molho de peixe, folha de limão de kaffir, gengibre, pasta de curry verde… o perfume que cada um destes elementos sempre deixa na minha cozinha é inebriante. E os sabores que permeiam todos os pratos me enchem a alma.  Na metade deste ano mais ou menos me registrei para um evento na Divertimenti que se chama ‘At the chefs table’ com um homem que admiro muito e que tinha muita vontade de conhecer: David Thompson. Desculpem-me se me repito, pois talvez tenha falado deste evento. O ‘At the chefs table ‘ é um evento que têm só 12 pessoas e o chef e  sous chef.  Os ‘convidados’se sentam em volta da área aonde o chef vai cozinhar, e ele prepara uma refeição de pelo menos três partes – entrada, prato principal e sobremesa. O chef conversa sobre o cardápio, sobre os ingredientes, passa ingrediente para todos provarmos, cheirarmos. E ele também cozinha para todos os 12. Você houve histórias, dá risadas, e pode até fazer perguntas. Além é claro de ser agraciado com uma refeição maravilhosa, regada por bom vinho. David Thompson é este australiano que vive 6 meses do ano na Tailândia, que conhece a culinária tailandesa tão bem que até o governo tailandês o convida para dar cursos sobre culinária tailandesa. Para mim o prazer de ter me sentado numa mesa e de ter comido algo preparado por ele mesmo é imbatível.

Este molho feito para o salmão é um molho que tem um toque tailandês, e que me maravilhou no seu sabor. A combinação do caramelo com o sumo de limão e do molho de peixe é simplesmente perfeita. E esta é a receita de um outro australiano, que passou muito tempo viajando pela Ásia  – Bill Granger. Caso você chegue a preparar este prato, espero que goste. E que talvez ele lhe faça querer  buscar um restaurante tailandês próximo, que lhe abra a porta para uma maravilhosa culinária.

Salmão assado no forno com molho caramelado

Ingredientes:

  • Filés de salmão para servir 6 pessoas
  • 2 colheres de óleo de canola
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo claro
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de molho de peixe tailandês
  • 4 colheres de sopa de suco de limão tailandês

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 200oC. Pincele os filés de salmão com o óleo de canola e coloque-os numa forma refratária. Leve ao forno por 12 minutos – ou um pouco mais se você os quiser mais bem assados. Não coloco sal pois o molho tem um teor de sal suficiente para salgar o peixe. Caso vc queira muito colocar sal, espere até o final para não ficar com um peixe muito salgado.

Para fazer a calda coloque o açúcar mascavo claro e o outro açúcar  numa panela, mais 4 colheres de sopa de água. Leve ao fogo baixo até o açúcar se dissolver, deixando ferver e ficar no fogo por um 10 minutos. O açúcar deve atingir um colorido caramelado claro. Retire do forno e acrescente o molho de peixe tailandês e o suco de limão. Sirva o salmão com um arroz e legumes. Servi o meu com quinoa. O molho deve ser colocado por cima do salmão.

E deixo aqui um pouquinho do David – perdão pois só tenho o vídeo em inglês:

E  aqui o entusiasmado Rick Stein visitando a Tailândia numa série que fez sobre a Ásia:

16 Comments
  • Thaisa Sampaio

    Responder

    conheci seu blog apenas hoje, mas estou devorando cada página… parabéns pelas deliciosas receitas e pelas deliciosas fotos. te seguirei sempre!!! abraço

  • Flavia

    Responder

    Devo reconhecer que por mais que me considere com mente aberta gastronomicamente nunca antes tinha pensado em um salmao caramelizado.

    Vou ter que tentar…

  • pipoka

    Responder

    Valentina,

    Essa receita é minha cara! Adorei assistir a estes vídeos que vc aqui publicou.

    bjs

    • Trembom

      que bom querida. agora mais feliz fico por gostares dos videos. o rick stein fez uma serie toda na asia pois lancou um livro. vou ver se acho no you tube e te mando os links aos poucos. Tem uma em que ele anda pelo mercado de Bangkok com o David. muito bacana.amo comida asiatica.

  • Monica

    Responder

    Ina querida,

    Vou tentar cozinhar essa receita hoje. Ai tomara que de certo! Olha tenho uma amiga muito legal que é tambem brasileira e que adora cozinhar como voce. Ela esta morando em Londres no momento. Mandei o link do teu blog para ela. Ela tambem tem umas receitas divinas…Ai que bom ter amigas que saibam cozinhar! Yumm, yumm. Estamos em Floripa no momento, depois te mando mais noticias.
    Beijo grande

    • Trembom

      Minha querida, tens que contar como ficou. como chama a tua amiga?ai que saudades de ti. e que inveja. floripa é tao maravilhosa.

  • Jô Bibas

    Responder

    Molho de peixe tailandês…. Limão tailandês… Acho que nem com toda a globalização existente hoje em dia, vou conseguir esses ingredientes.

    Vamos dar uma adaptada!

    BJô

    • Trembom

      Jo, o molho de peixe costuma ser encontrado em loja de produtos asiáticos pois é muito usado mesmo em culinária chinesa.

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Valentina, o paladar é aguçado primeiramente pela visão do pratoe pelo aroma,e depois pelo sabor, este salmão está com um aspecto divino.
    http://www.mundodosabor.blogspot.com

    Cheiro

    • Trembom

      Rosiane querida,o sabor também fica muito bom. Acho que para Brasil um sabor bem inusitado.

  • Dani

    Responder

    Ola Tina, sabe q ando numa fase meio regime…rs, por uns quilinhos extras adquiridos no inverno, e estou apostando muito em receita com peixes.

    Adorei sua idéia, linda a apresentação!

    Bjo gde, Dani 🙂

    • Trembom

      Dani, inverno é uma época perigosa,né? boa sorte aí com o fecha boca. Peixe é algo que amo. Em gera meus peixes são sempre leves. Não gosto muito de creme com o meu peixinho.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, foi contigo que provei comida tailandesa pela primeira vez e foi uma delícia! Preciso perder o medo e tentar fazer em casa também.
    Esse salmão deve ter ficado ótimo – adoro tudo do Bill Granger.

    • Trembom

      Pat, eu lembro. Já comestes um pad thai depois que voltastes?

  • marianapp

    Responder

    Valentina adorei este post…deve ser bem interessante participar deste tipo de evento. Gostei muito da receita!!
    Parabéns!! beijos

    • Trembom

      MAriana, este evento é ótimo. Nao é barato mas a gente nao faz isso sempre, ne? Ja participei de um outro depois deste. E acabei de me inscrever para fazer um no ano que vem.

Leave a Comment