salada primaveril

6 Comments

richmond-2
kew gardens-10
Estou aproveitando o fim de semana prolongado para postar umas coisas antigas. Graças a Deus não tive que trabalhar. Este ano resolvi que tinha que parar de comer rabanetes sem levá-los a sério. Normalmente beliscava rabanates – na hora em que me dava fome no trabalho eu pegava um rabanete, dois, três… e tentava enganar a fome. Nunca os levei muito a sério. Este ano lendo o blog de uma pessoa que absolutamente adoro e admiro – Ilva do lindo blog Luculian Delights, resolvi que tinha que dar a rabanetes o valor que eles merecem.  Não porque a Ilva postou sobre eles. Mas porque às vezes certas coisas acontecem em uma época da nossa vida  em que estamos prontos para ‘ouvir’ a mensagem.  E ao ler o post dela várias leituras que havia feito ao longo dos anos sobre rabanetes passaram a fazer sentido para mim. E comecei então a investir em cada maço de rabanetes que comprei. Procuro idéias de como prepará-los, e serví-los. E os resultados são coisas simples, mas mais variadas agora. Pois antes era sempre do mesmo jeito.
salada de primavera-4
Nesta nossa primavera meio torta pois ainda estamos experimentando temperaturas de 6 graus de vez em quando, já estou recebendo vários produtos primaveris, como aspargos e rabanetes. E ervilhas.  Fiz então uma salada com as arvorezinhas  como diz minha sobrinha, aspargos, ervilhas e rabanetes. Fiz um molho com shoyo e sementes de gergelim. Só de olhar para o prato já me sinto feliz pois as cores são lindas, e falam de renovação. Verde renovação. E faço uma conexão com as estações.
Vejo as pessoas todas na rua nestes dias ensolarados, e todo mundo quer se renovar, tirar as téias de aranha e expor a   cutis renovada. Acho a primavera bem simbólica. Nunca fiz pesquisas biológicas que comprovassem isso, mas acredito que tudo se sintoniza. Sem querer ser simplista. E em dia em que vi muito verde nos caminhos que cruzei lhes desejo uma imensa sintonia com o ambiente e estação aonde vocês se encontrem. E comam mais rabanetes quando eles começarem a aparecer.
salada de primavera-3
richmond-5salada de primavera-2

Uma salada primaveril. Simples. Em sintonia com as estações. Destas coisas que hoje em dia muitas vezes esquecemos, e compramos e cozinhamos ingredientes outonais na primavera, morangos no  inverno. Há um profundo disconect entre os seres humanos e o mundo que os governa se as estações não são respeitadas.

Ingredients:

Para a salada

Para o molho

Instructions:

Coloque os ingredientes da salada em uma saladeira. Em uma outra vasilha coloque todos os ingredientes do molho e dê uma sacudida Ao servir derrame o molho por cima dos legumes.

6 Comments
  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Que linda e gostosa salada, ela tem os sabores de todas as estações, isto é saudável e apetitosa.
    Gosto muito de rabanetes, atualmente ando comendo muito o branco.
    Agora estas paisagens tão lindas convidam a um piquenique degustando um potinho dessa salada.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Gina, o branco e o japones? Se for adoro ele ralado em saladas.

  • Patrycia

    Responder

    Oi, Valentina,
    sempre leio o seu blog, que adoro. Moro no Acre e passei 20 anos no Ceará, onde tive dois filhos. Há sete anos voltei para o Acre, minha terra natal. Também tenho um blog de culinária, quando puder dê uma olhadinha, eu gostaria muito: é o http://www.mesanafloresta.blogspot.com
    Estou com os biscoitos de queijo na geladeira aguardando para assar, acho que ficarão muito bons. Um beijão para você,
    Patrycia

    • valentinajacome

      Oi Patrycia, com certeza passarei no teu blog. Que prazer ter a tua visita. Depois me conte dos biscoitos de queijo.

  • Isabel

    Responder

    Olá Valentina,

    Cheguei até aqui ao seu lindo espaço, através de uma amiga comum, a querida Gina !

    Gostei imenso das suas receitas, esta salada por exemplo está linda, alegre e com ingredientes que adoro !
    também eu gosto de rabanetes, mas talvez também não lhes dê o devido valor ! 🙂

    Um beijinho

    Isabel

    • valentinajacome

      Oi Isabel ah que bom que vc gostou do que viu. Quanto aos rabanetes, adote a campanha ‘rabanetes levados a serio.’volte sempre.

Leave a Comment