Salada de Salmão Defumado com Laranjas e Erva Doce

2 Comments

Gostei muito desta salada, pois nunca tinha provado todos estes ingredientes juntos. A receita original, que veio em uma das revistas que assino, pedia tangerinas, mas na ausência delas resolvi usar as minhas laranjas mesmo. Não sou fã de salsão, mas adorei o fato dele ter se combinado com a erva doce e a cebolinha. Fiz uma versão reduzida para provar e com certeza farei esta salada para servir para amigos, pois o sabor final é muito interessante, e as texturas também. Valorizo pratos que trazem o inusitado, que oferecem novas combinações. Desde que vi a foto na revista pela primeira vez fiquei dizendo para mim mesma que faria esta salada. Ao receber a minha cesta da semana e me deparar com a erva doce a ocasião se materializou.

Ah, quase esqueço de mencionar que a receita pedia óleo de avelãs. Como o achei no supermercado pude usá-lo, mas não o pus na receita uma vez que não sei quão fácil seria achá-lo em muitos lugares. Está na moda usar óleo de avelãs por aqui. Está aparecendo em muitas receitas nestes últimos meses. Ao chegar em casa pus um pouquinho numa colher de café para provar e o sabor é bem interessante, ‘nutty’como se diria em inglês.

Medida para 8 pessoas

1 erva doce grande cortada em palitinhos

1 salsão cortado em palitinhos

3 cebolinhas cortadas em tiras

2 colheres de chá de azeite de oliva

5 laranjas descascadas, cortadas em rodelas e sem sementes (reserve o molho que escorre ao cortá-las)

16 fatias de salmão defumado

Coloque a erva doce, salsão e cebolinha numa vasilha e jogue o molho das laranjas reservado por cima. Tempere com sal e pimenta do reino, e regue com o azeite.

Para montar a salada você precisará de aproximadamente 5 rodelas por prato.

Coloque duas fatias de salmão em cada prato, depois comece montando ao colocar uma fatia de laranja, depois uma camada com a erva doce, salsão e cebolinha, outra de laranja, e vá repetindo até formas todas as camadas. Regue com o molho que deve ter ficado na vasilha onde estava a erva doce. Uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora por cima de cada prato, e folhas frescas de endro para decorar o prato são uma boa idéia. Mas sinta-se a vontade para fazer a decoração que preferir.

2 Comments
  • Luciana

    Responder

    Esta combinação parece realmente maravilhosa Valentina. É simples e sofisticada

  • valentina

    Responder

    Clarice, obrigada. Salmão aí é caro?Pat, é um destes pratos que ficam bonitos na mesa.E na hora de comer.rssAna,é realmente fresh.Karen, obrigada. Até que aqui salmÃo é abundante.Embora o preço não seja baratinho é ‘affordable’.Márcia, o resultado final ficou bem interessante,sabe?? As texturas se casaram tão bem.Fe, ué, não sei.Vou tentar investigar.Depois te conto.Que dó!

Leave a Comment