Salada de pato com romã

12 Comments

Acho que já comentei aqui que gosto demais de pato. Por muitos anos só o comia no tucupi. Isto devido aos anos que vivi no Pará. Pato no tucupi é delicioso.

De uns anos para cá pato passou a ser relativamente popular por estas ilhas, e nos o achamos com uma certa facilidade nos açougues e em alguns supermercados. Não é barato então o uso para ocasiões especiais. Como quando resolvo me dar uma refeição caprichada.

Esta salada pode ser uma ótima entrada para um almoço/jantar com amigos. Visualmente é bem bonita e isso já abre o apetite. Afinal se come com os olhos também.

A rúcula/agrião são folhas levemente picantes, complementando bem o sabor do pato.

Ingredientes para a salada:

2 peitos de pato levemente salgados com sal marinho

Rúcula ou agrião

1 romã média

½ de maço pequeno de hortelã

Uma frigideira que pode ir ao forno também

Pre-aqueça o forno – 220oC.

Ponha a frigideira no fogo para esquentar. Ponha só um pouco de óleo vegetal na frigideira e ponha os peitos de pato com a parte da pele para baixo. Você quer dar uma ‘selada’ no pato( esqueci o termo certo em português – perdão) – por um minuto mais ou menos. Vire o pato com a parte da pele para cima e leve ao forno por uns 15 minutos.

Uns 3 minutos antes de tirar o pato do forno monte uma travessa com as rúculas/agrião. Retire as sementes de metade da romã e ponha numa tigelinha até a hora de montar a salada toda. Pique as folhas da hortelã da metade do ramo e reserve também.

Quando retirar o pato transfira os peitos para uma tábua e fatie-os. Transfira as fatias rapidamente para a travessa com a rúcula, regue com o caldo do pato que ficou na frigideira, salpique metade das sementes da romã e as folhas de hortelã. Esprema o suco da outra metade da romã e jogue por cima da salada antes de servir.

*Fonte: Nigella Lawson

12 Comments
  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Ai! agora acabei de sofrer um colapso, pato no tucupi é um dos pratos preferidos na cozinha brasileira….e eu só fui experimentar depois de crescida!Fiquei imaginado o aroma, sabor do pato com a romã. Uma vez comi uma salada parecida com a sua, mas ao invés das sementes de romã, era o xarope.bjinho.

  • Cris

    Responder

    Este prato deve ser mesmo uma delícia, eu gosto muito de misturar grelhados à salada, parece que complementa bem e você fica saciada. Valentina, eu acho que comi pato uma ou duas vezes só…

  • Neide Rigo

    Responder

    Que delícia deve ser este prato. Eu também adoro pato no tucupi. Já fiz em casa (inclusive o tucupi – e tenho jambu plantado aqui). beijinho, parabéns pela apresentação, n

  • Pimpona by Nacos & NOC's

    Responder

    Esta combinação deve ser uma explosão de sabores incrível!!! Adorei a ideia, e a apresentação um mimo!!! Parabéns =PBjinho

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, é selar, mesmo, está certo!E a cara da salada está linda. Nunca comi pato, mas deve ser ótimo.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina não tenho palavras, pois ficou lindissimo!

  • Flávia J. F. Solís

    Responder

    Também adoro pato, mas no Brasil não se encontra com taaanta facilidade. Agora ando comendo pato um pouco mais estando fora do Brasil. Nunca comi no Tucupi e sempre tive muita curiosidade pra comer.

  • semente de sésamo

    Responder

    Esta salada é linda!

  • Marizé

    Responder

    Eu também gosto muito de pato.Esta salada está com umas cores de Outono lindas.Bjs

  • Laurinha

    Responder

    Acho que o termo é selar mesmo – tostar todos os lados, em fogo alto, para que os sucos permaneçam na carne – para depois cozinhá-la ou assá-la.Linda apresentação – vc tem razão, comemos tb com os olhos!Adorei!Beijinhos,

  • bia

    Responder

    a apresentaçao deste prato esta um show ! bjs

  • receitinhas da belinhagulosinha

    Responder

    adoro pato e então com romã que tb adoro deve ficar um conjunto espectactular……….bjokas

Leave a Comment