salada de pato com molho de framboesa

13 Comments


Pato é realmente uma paixão. Adoro o sabor dele. E costumo prepará-lo muito com saladas. Já postei várias aqui. Desta vez o servi com uma salada verde. A delícia desta receita é o molho de framboesa. Os ingredientes do molho são geléia de framboesa, vinagre de framboesa, vinho tinto,purê de tomate e um pouquinho de manteiga. Este molho deve ficar muito bom com um lombinho também. .O vinagre que usei foi um caseiro que recebi da querida Marizé, ela o fez. Quanto honra. E o vinagre dela é delicioso.

Tenho um monte de posts atrasados e vou tentar postá-los neste fim de semana de feriado. Por aqui não trabalhamos na segunda. Viva. Tentarei também responder a uns emails que recebi e pedidos de receitas.
Vou também dar uma chamada para votação das receitas deliciosas que se recebeu no Colher – o rei robalo. Sei que estou muuito atrasada, mas queria muito fazer a votação. Vou checar todas as receitas que recebemos e vou colocar lá no Colher as que tenha deixado de publicar. E lançarei a votação. O vencedor vai receber uma lembrancinha.
Se Deus quiser daqui para frente o Colher ficará mais em dia. A querida Laila não teve muito o meu apoio, pois estava sempre ocupada. Mas isso não mais acontecerá. Quero muito trabalhar com a Laila e a Miki para trazermos uma novidade e reativar o Colher. Estou vendo se consigo publicar todas as seleções de receitas que recebemos – tem tanta coisa boa por lá. Sem vocês o Colher não tem sentido.
E aqui vai a receita da deliciosa salada de pato.

Ingredientes:

4 peitos de pato

Sal & pimenta do reino

90ml vinagre de framboesa

2 dentes de alho picadinhos

1 colher sopa de purê de tomate

1 xícara de vinho tinto – 250ml

2 colheres de sopa de geléia de framboesa

45g manteiga em cubinhos – tire da geladeira só na hora de usar

Folhas para salada – use uma mistura de folhas

Framboesas frescas* opcional

Preparo:

Dê uns cortes na pele do peito e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Esquente uma frigideira em fogo baixo e coloque os peitos de pato nela com a parte da pele virada para baixo. Deixe por uns 5 minutos, até que a pele fique crocante. Vire o pato, baixe mais o fogo e deixe cozinhar por uns 4/5 minutos. Remova, ponha num prato e cubra com papel alumínio. Vá preparar o molho.

Escorra a gordura do pato e reserve. Ela é ótima para se preparar batatas. Devolva a frigideira ao fogo e acrescente o vinagre de framboesa. Deixe reduzir. Acrescente o alho, o tomate e o vinho. Cozinhe por uns 2-3 minutos. Ponha a geléia, deixe cozinhar um pouquinho, e por fim coloque a manteiga, mexendo com um fouet – vá colocando um pedacinho por vez. Confesso que não costumo colocar todos os 45g.

Para servir coloque as folhas nos pratos, coloque fatias de pato por cima e por fim regue com este molho delicioso. Se quiser use as framboesas frescas também.

13 Comments
  • Marcia

    Responder

    Valentina, vc está judiando com esses posts deliciosos! Quanta coisa boa – esta salada é o meu favorite of them all… Sou louca por framboesas, e esse molhinho está um show. Bjs, parabéns!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Ainda não provei pato, Tina, mas esta saladinha eu tenho certeza de que está deliciosa!

  • Cláudia

    Responder

    Adorei o toque de framboesas, deve ser divino. O que poderia usar no lugar de vinagre de framboesas? maça?,pois aqui nunca vi este tipo de vinagre.bjs

  • Bia Belliard

    Responder

    amei este molho !

  • Akemi

    Responder

    Querida, sempre tive vontade de experimentar carne de pato! Vendo esta salada linda fiquei com mais vontade! Tbm já estava preocupada com seu sumiço, mas que bom que sua cozinha está a pleno vapor! Bjs

  • iliane

    Responder

    adorei essa sua salada!!maravilhosa..bjus

  • Ana

    Responder

    Muito chique sua salada amiga!!Eu tbem adoro raspberry vinegar – molho de framboesas fica muito gostoso com spinach salad tbem!Ana

  • Fabrícia

    Responder

    Valentina,tenho certeza de que conseguirão…estamos aqui se precisarem de algo.Agora…que maravilha o pato e o molho. Adoro pato e a framboesa deve ter colocado em evidência seu sabor.Bjs.

  • Axly

    Responder

    Oie Valentina…Que bom que voltou, ufa!!! Tava preocupada. Mas brincadeiras a parte, realmente esse corre-corre cotidiano mina a gente demais, até de fazer as coisas que gostamos.Mas tenho certeza que você irá conseguir ajeitar tudo.Quanto a receita, eu sou muuuuuuuuuuuito curiosa pra comer pato, muito mesmo! Mas por aqui, tem coisas que são bastante raras de se encontrar, como frutos do mar, bacalhau, algumas frutas, carnes e outros. E o pato tá nessa lista. Na verdade, vi apenas uma vez, e era beeeeeeeeeeem caro.Mas um dia eu tomo coragem e compro!!!E essa salada pode ser minha estréia.Kisss pra ti e ótimo fim de semana!

  • ameixa seca

    Responder

    *ViajarErrei 🙂

  • ameixa seca

    Responder

    Olá!Sou uma nova blogueira numa tentativa de ser também cozinheira 🙂Apanhei esse trem bom (trem de cozinha e também trem/comboio para viagir nas cores e sabores). As fotos são divinas e a escrita muito leve e alegre.Parabéns por tudo.Vou tomar o trem muitas vezes 🙂Bom fim de semana

  • pão, bolos e cia.

    Responder

    Também já fiz com frango, mas com pato deve ficar melhor, com um sabor mais silvestre.

  • Nana

    Responder

    Que deliciaaaaaaa!!!Eu já comi um molho parecido com frango, porém nem chega aos pés do que você fez.Estou esperando o proximo desafio para participar no colher de tacho hehehe bjs

Leave a Comment