Salada de Melancia, Pão e Haloumi ou Queijo de Coalho

8 Comments

Esta salada foi escolhida por uma combinação de fatores: tinha melancia em casa, queijo haloumi e ciabata. Já tinha visto a receita antes e resolvi que esta seria a oportunidade de testá-la. Realmente adoro saladas diferentes, com ingredientes que não usamos frequentemente. Por que? Porque acho que usamos os nossos recurso tão pouco criativamente. E o resultado que atingi com esta salada foi excelente. A alquemia de sabores me agradou e muito. Tomo a liberdade de dizer: não deixe de usar a erva doce. Ela é vital para esta alquemia maravilhosa.
E a saladinha vai aparecer por aqui mais vezes. Bárbara.

Salada de Melancia, Pão e Haloumi ou queijo de coalho

1 Cebola roxa cortada em rodelas bem finas – se tiver um mandolim pode usá-lo também
150g de pão ciabatta sem casca, rasgado em pedaços
¼ xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
+_ 1 kg de melancia em pedaços, sem sementes e sem casca
Folhas de hortelã rasgadas – seja generoso
250g de queijo haloumi fatiado em pedaços finos – ou de coalho
1 colher de sopa de sementes de erva doce tostadas

O preparo é bem simples:
1) coloque o pão e a cebola numa tigela, e em seguida regue com uma colher de sopa de azeite e 2 colheres de chá de vinagre; misture bem para que todos os pedaços fiquem molhados com o azeite e vinagre.Reserve.
2) Numa outra vasilha coloque a melancia e jogue os pedaços de pão e cebola por cima. Acrescente a cebola e a hortelã, e por fim as sementes de erva doce. Salpique com pimenta do reino moída na hora, e o restante do azeite e vinagre.

8 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, estou curiosíssima com esta salada… Sou maluca por melancia e por pão, então, nem se fala!Adorei – suas receitinhas são maravilhosas, que falta elas fazem para nós!

  • valentina

    Responder

    Michel, me conte mais.Fiquei curiosa.Cravo da India, foi um resultado surpreendentemente saboroso.Duly, obrigada.Somos do mesmo time entao.Laila,ja tenho mais receitas que quero testar usando melancia.Verena querida, se fizeres me conta. Depois colocarei outras receitas que usam melancia pois uma vez que fiz o debut e gostei..se segura..bom finde!Marcia, que bom voce por aqui.

  • Marcia

    Responder

    Obrigada pela lembrança. Saladas! Tudo de bom!Bjs

  • Verena

    Responder

    Adorei a sugestão!!! Melancia salgada…mais uma experiência gastronômica diferente e com certeza intrigante!Um beijo e ótimo final de semana!http://www.mangiachetefabene.wordpress.com

  • laila

    Responder

    Valentina hoje mesmo eu comia melancia e pensei oq será que podemos fazer com a grandona e você apareceu com essa sugestão divina! nossa deve ser boa por demais! tnateri com certeza! beijos

  • Duly

    Responder

    Eu também adoro saladas diferentes.A sua está linda,parabéns!

  • O Cravo da Índia

    Responder

    Que mistura óptima:)

  • michel

    Responder

    Em tempos de el bulli, fiz muito melancia saltée com carne de caranguejo. Fica bembom.

Leave a Comment