Salada de Grão-de-bico, queijo feta e salsinha

0 Comment

Grão-de-bico é uma paixão antiga. Não lembro da primeira vez que o comi mas lembro de grão-de-bico de molho na cozinha da minha mãe. Durante muito tempo sempre o comia cozido com carne ou frango. Hoje em dia o como muito em saladas, e vivo atrás de novas receitas. A de hoje tem procedência grega, e saiu do livro Falling Cloudberries que foi uma das melhoras compras que fiz neste ano.

Se você como eu não tiver muita paciência de colocar o grão-de-bico de molho, tirar a casca, etc, etc..pode usar o enlatado. Não sou adepta de enlatados em geral, mas sempre tenho em casa grão de bico pras emergências. Em geral elas são os momentos em que chego em casa no fim do dia e quero preparar uma comidinha legal mas que não demande muito tempo.

Sei que no Brasil o queijo feta ainda não é muito difundido. Porém recomendo que o experimentem se tiverem oportunidade. É um queijo ótimo para saladas por exemplo. Gosto muito. Quanto a esta salada, acho que vai bem com uma carne grelhada, simples, sem muito tempero pois afinal a salada tem tantos sabores e tem uma certa cremosidade devido ao queijo.

Salada de Grão-de-bico, queijo feta e salsinha
 
Ingredientes
  • 250g de grão-de-bico seco cozidos sem casca ou 400g do enlatado
  • 200ml de azeite de oliva
  • 1 cebola roxa cortada em gomos
  • 5 dentes de alho picados bem fininhos
  • 1 ou 2 pimentas dedo-de-moça sem semente e picadas bem fininhas
  • 250g de queijo feta esfarelado
  • 4 cebolinhas verdes picadas – só a parte verdinha
  • 25g de coentro bem picadinho
  • 30g de salsinha bem picadinha
  • Sumo de 1 limão
Instruções
Preparo
  1. Se estiver usandoo grão-de-bico seco prepare-o primeiro com um pouquinho de sal. Uma vez pronto escorra e o coloque numa saladeira e reserve. Esquente uma frigideira e ponha 3 colheres do azeite de oliva. Jogue a cebola e cozinhe gentilmente em fogo médio até que ela fique macia e meio dourada. Jogue o alho e pimenta e cozinhe juntamente com a cebola por mais alguns minutos até que você comece a sentir o cheiro do alho. Retire do fogo e deixe esfriar.
  2. Esfarele o queijo feta e jogue-o na saladeira junto com o grão-de-bico. Em seguida acrescente a cebolinha, o coentro, a salsinha e o sumo de limão.Mexa bem. Jogue um pouco de pimenta-do-reino moída na hora e sal se achar necessário. Jogue a mistura da cebola com o alho e o restante do azeite de oliva e mexa tudo bem. Esta pronta para ser servida.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: