Salada de Folhas e Mussarela Empanada

0 Comment

Vi a foto desta salada numa edição da Gourmet Traveller Australiana há um ano. Confesso que as cores foram o primeiro atrativo – o vermelho meio vinho do radicchio, o verde do espinafre e o branco com bordas vermelhas do rabanete. Depois fui investigar o resto dos ingredientes.

O radicchio é uma folha linda e crocante o que vai bem com a textura da mussarela. Caso você não queira usar o espinafre acho que a rúcula vai bem também. Diria que só não vale folhas de salada tipo alface, pois são muito pouco marcantes e o sabor total será pouco expressivo.

O grande sucesso deste prato é o contraste de cores e textura. O molho de aliche é mágico. Já comi a salada com ele e também com um molho simples pois tinha uma convidada que não comia aliche. Embora a opção sem o aliche tenha ficado boa preferi mil vezes o molho original. O gosto forte do aliche embora suavizado pelo sumo de limão dá uma nova dimensão ao prato. Só provando pra ver.

Na receita original a mussarela é frita. E também já fiz tanto fritando como também levando ao forno, pois não gosto de fritura. Sempre que posso usar o forno esta é a minha preferência. Pode fazer no forno sem medo, pois o resultado é igualmente bom. Talvez até melhor.Só dou uma viradinha na metade do tempo para que os dois lados fiquem igualmente dourados. Costumo deixar esfriar um pouco antes de juntar à salada.

A outra alteração que faço é usar mostarda de Dijon ao invés do ovo batido. Dou uma pincelada na mussarela depois de passar na farinha de trigo e antes de passar na farinha de rosca.

Para a Salada

  • 3 rabanetes
  • 1 radicchio, tire as folhas exteriores e lave as outras folhas
  • 100g de espinafre, caso use das grandes rasgue as para ficar com pedaços menores
  • Azeitonas pretas, preferivelmente descaroçadas para evitar o cuspe-cuspe de caroço

Molho de Aliche

  • 50g de aliche de lata, escorra o óleo e reserve
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 dente de alho pequeno, cortado em fatias bem finas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Bolinhas de Mussarela

  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 2 colheres de sopa de salsinha picadinha
  • 2 colheres de sopa de manjericão rasgado em pedaços pequenos
  • 1 colher de chá de raspa de limão
  • 4 mussarelas de búfala rasgadas em pedaços
  • Farinha de trio temperada
  • 1 ovo batido levemente**

Para fazer o molho coloque o aliche, sumo de limão e alho num processador e bata até ficar uma mistura homogênea. Se você não tiver processador pique o aliche em pedacinhos e ponha os 3 ingredientes numa vasilha e bata bem com um mini fue. Vá acrescentando o óleo do aliche e azeite de oliva inicialmente em gotinhas e progrida para um fio contínuo. A mistura vai ficar grossa. Acrescente uma colher de sopa de água quente aos poucos para afinar o molho e tempere com pimenta do reino moída na hora. Reserve.

Para preparar a mussarela, coloque a farinha de rosca num prato fundo, jogue a salsinha picada, manjericão, raspa de limão, sal e pimenta do reino moída na hora. Misture tudo. Coloque a farinha de trigo num outro prato. Pegue os pedaços de mussarela e passe na farinha de trigo primeiro, retirando o excesso. Pincele com o ovo batido* e passe na mistura da farinha de rosca, revestindo bem os pedaços de mussarela. À medida que você for preparando os pedaços coloque-os em uma forma para levar ao forno. Quando todos ficarem prontos ponha a forma na geladeira por uns 20 minutos.

Pre-aqueça o forno em temperatura média. Caso você prefira fritar a mussarela só precisará de 1 cm de óleo na panela. E a chama deve ser média.

Na hora em que você colocar a mussarela no forno comece a preparar a salada. Corte os rabanetes em fatias bem finas – use um mandolim caso tenha. Assim que cortar coloque numa tigela com água gelada por uns 10 minutos. Arrume as folhas de radicchio numa saladeira rasa, coloque o espinafre e por fim os rabanetes. Quando a mussarela ficar pronta junte à salada. Coloque o molho por cima se quiser ou ponha na mesa e deixe que cada um se sirva a vontade.

0 Comments

Leave a Comment