salada de caranguejo com broto de bambo e coentro

7 Comments

Sendo a grande fã de caranguejos que eu sou esta salada foi uma ótima pedida. Eu jamais havia comido caranguejo com broto de bambu. A salada é absolutamente deliciosa, refrescante. Deve ficar ótima num dia de verão também.

Se você achar pickles de broto de bambu use-os. Os que usei eram conservados somente em água e tenho certeza que o sabor final deve ficar levemente diferente. Não deixe de usar o broto de bambu pois eles dão uma ótima textura à salada. Os cogumelos usados são cogumelos negros chineses. Não tinha os frescos em casa então hidratei uns secos que havia trazido de Cingapura. Mas irei atrás dos frescos para uma próxima oportunidade. Fiquei também imaginando se os shitakes não ficariam bons aqui. Você pode também acrescentar gengibre picado a julienne. Não usei mas imagino que dê um toque bem diferente. O coentro não deve ser substituído pois o sabor que ele dá à comida é único. Na Ásia se consume muito coentro. Eles sabem das coisas. São da minha turma.

Esta salada pode ser uma ótima entrada ou mesmo uma refeição leve. Acho que as quantidades abaixo servem bem 2 pessoas.

A receita original vi no DVD da Kylie Kwong, a chefe australiana de origem chinesa. Aos poucos ando fazendo todas as receitas de tanto que assisto ao DVD. A Kylie cozinha o caranguejo e comenta que um caranguejo de umas 750g rende umas 200g. Confesso que nunca cozinhei caranguejo. Quem sabe este será o próximo passo.

Queria só aproveitar para dizer que ando atrasada com respostas para os comentários que me deixam. É falta de tempo, mas leio todos e adoro a participação de todos. Não desapareçam.

Ingredientes;

200g de caranguejo cozido e salgado

1 echalote cortado em rodelas bem finas

¼ xícara de cebolinha verde picada em rodelas bem finas

2 colheres de sopa de coentro picado

2 colheres de sopa de cogumelos negros picados bem fininhos

45g brotos de bamboo picados

½ colher de chá de vinagre negro chinês ou vinagre de vinho tinto

¼ colher de chá de sal marinho

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Uma pitada de pimenta do reino branca

Ponha o caranguejo numa vasilha juntamente com o echalote, a cebolinha picada, o coentro, o cogumelo e os brotos de bambu. Depois acrescente o azeite de oliva, o vinhagre, o sal e a pimenta. Misture bem e depois sirva.

7 Comments
  • Marizé

    Responder

    Eu acho que vou ter de fechar a minha cozinha virtual por um tempo, só para poder testar todas as suas delicias!Beijocas

  • Agdah

    Responder

    Se tem caranguejo é muito bom.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Aff* amiga só rezando né?! Pedindo perdão pelo pecado da gula pois como não cometê-lo diante de uma salada dessa?! Achei um luxo amiga!!

  • Giovana Martini

    Responder

    Interessante… gostei muito desta salada!Beijos!

  • Laurinha

    Responder

    Hummmmmmm, vale a pena experimentar, super interessante!Beijinhos,

  • pipoka

    Responder

    Cá em Portugal também se usa muito os coentros! Também sou dessa turma!

  • Célia

    Responder

    Adoraria provar pena a distancia !!!

Leave a Comment