Salada de Beterrabas com Molho de Gengibre

2 Comments

Esta salada leva a beterraba e as folhas. Ótima, simples e bonita. Usei beterrabas pequenas, mas tenho certeza que se você não as tiver pode usar as maiores.

As coincidências da vida me fazer rir às vezes. Estava lendo um artigo em uma antiga edição da revista Country Living sobre legumes que são parte do ‘acervo’ nacional e que não se planta mais/muito pouco. Dentre vários estavam beterrabas pequenas: umas de casca e parte interior amarela, e outra como esta que usei – de cor mais para um rosa claro e ao se cortar apresenta como que anéis no seu interior esbranquiçado. Quis só dividir esta descoberta aqui, pois nunca tinha comido desta variedade antes. O sabor também é bem mais ameno.
A salada em si é uma salada simples mas o molho é uma delícia..Recomendo misturar o molho com a beterraba poucos minutos antes de servir a salada para manter os sabores bem frescos.

Para a salada:

  • beterrabas para 4 pessoas (com as folhas ainda intactas)
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 pitadas de sal
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado na hora
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/4 xícara de vinagre balsâmico
  • 1/4 xícara de óleo de amendoim/canola
  • azeite de oliva
  • 2 dentes de alho cortado em fatias bem fininhas, como lâminas
  • pão rústico tostado

Preparo:

Lave as beterrabas e corte o talo deixando só 5 cm. Ficarão como que uns cabinhos. Dê uma aparada também no rabinho das beterrabas. Lave as folhas delicadamente para retirar todos os vestígios de terra. Coloque-as para escorrer a água. Enquanto isso coloque as beterrabas para cozinhar numa panela com água e 2 colheres de chá de açúcar mais duas pitadas de sal. Quando a água ferver baixe o fogo e deixe cozinhar até que as beterrabas fiquem levemente macias.Não excessivamente. Quando as beterrabas estiverem prontas escorra e dê um jato de água fria para parar o cozimento. Costumo usar uma colher para tirar a casca, só puxando com a colher virada para baixo. Não fere a beterraba e gentilmente remove a casca que já está solta.
Prepare o molho numa jarra com tampa e dê uma boa chacoalhada. Coloque as beterrabas numa tigela, jogue o molho por cima e mexa bem para que todas as beterrabas fiquem revestidas.
Ponha o azeite de oliva numa panela para esquentar e jogue o alho junto. O propósito é dar sabor de alho ao óleo bem levemente e assim que o alho começar a dourar acrescente as folhas das beterrabas. Mexa até que as folhas comecem a murchar do calor. Jogue um pouquinho de sal e pimenta do reino moída na hora se lhe apetecer. Não costumo colocar nem um nem outro.

Arrume as folhas da beterraba num prato e ponha as beterrabas por cima. Sirva com as fatias de pão rústico.

2 Comments
  • Lee

    Responder

    Excelente o molho, mas atenção para não exagerar no gengibre. Ralei um pouco além da conta e ficou um pouco carregado. Swain

  • marcia_nova

    Responder

    Poderia mandar em meu e-mail modos de etiquetas em geral??Ficaria muito grata!!!Origada pela atenção.Meu e-mail e : marcia_nova@terra.com.br

Leave a Comment