Salada de Beterraba, endro e mostarda

0 Comment

Sempre gostei muito de beterraba – a sua cor e sabor sempre me fascinaram. Comemos muita beterraba na minha casa enquanto cresciamos: cozida e servida fatiada, e também tomavamos muita sopa de beterraba. A beterraba crua ralada em saladas já chegou mais tarde.Já era adolescente. Agradeço muito a minha mãe por nos ter dado tanta variedade de legumes, tubérculos, etc. Tenho amigos que nunca provaram beterraba. Não sabem nem se gostam.
Quando vim para a Inglaterra no começo da década de 90 sofria pois em Londres só achava beterraba já cozida e preservada no vinagre. Passei então muitos anos sem comê-la. De uns tempos pra cá se passou a achá-la mais abundantemente em várias formas incluindo a crua em feiras, supermercados. E voltei a ser feliz. A minha última paixão é comé-la assada no forno.Porém esta receita que venho dividir com vocês me trouxe memórias imensas da minha mãe principalmente. É uma salada simples, e com gosto de natureza. Adoro a crocância da beterraba, e o toque que o endro e a semente de mostarda lhe dão.

Salada de Beterraba, endro e mostarda
 
Ingredientes
  • um maço de endro - mais ou menos 6 colheres de sopa quando picado
  • ½ quilo de beterraba crua (500g)
  • suco de um limão
  • 2 colheres de azeite de oliva, preferivelmente o extra virgem
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • um punhado de salsinha picada
Instruções
Preparo
  1. Para picar a beterraba gosto de usar um processador pois economiza tempo e fica bem fininho. Você pode usar um mandolim ou mesmo fazer à mão caso seja muito prendada. Não é o meu caso. Transfira a beterraba para uma saladeira. Jogue o endro picado e o azeite de oliva na tigela e misture bem. Esquente uma frigideira e jogue as sementes de mostarda até que comecem a pular, exalando o seu aroma peculiar. Retire do fogo, ponha num pilão e esmague. Junte à beterraba, e complete com a salsinha picada.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: