Salada de Aspargos com Manteiga

9 Comments

Acho que a primeira vez em que comi aspargos foi num frango com molho de aspargos que mamãe fazia. Era tão delicioso. Só que naquela época só se achava aspargos em lata no Planalto. Mamãe sempre foi muito cuidadosa com a nossa alimentação – nada de fritura, balanceado.. mas os aspargos não os achávamos frescos.

Nem lembro quando comi aspargos frescos pela primeira vez. Mas não pude nunca mais comer os enlatados. E a época de aspargos é curta por isso tenho procurado aproveitar ao máximo. Os aspargos britânicos são muito gostosos. E quando saí atrás de uma receita, era porque não queria nada com o molho ‘holandeise’. Ao me deparar com esta receita da Joanne Weir me decidi a fazê-la. Confesso que não esperava que fosse tão gostosa. Na minha opinião o grande segredo é a manteiga. A ‘brown butter’- não tenho nem idéia de como se traduziria isto. O sabor do molho antes da manteiga e depois é completamente diferente.

Salada de Aspargos com Manteiga

2 ovos

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

2 colheres de sopa de suco de limão amarelo

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

1 eschalote picadinho

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Umas 700g de aspargos

Passos:

1º. Cozinhe os ovos, pique e reserve até a hora de usá-los;

2º. Ponha a manteiga numa panelinha anti-aderente e em fogo baixo; deixe a manteiga derreter, depois espumar, e parar de espumar. A parte sólida, esbranquiçada vai virar um dourado escuro, forte, e quando a manteiga começar a fumaçar retire do fogo imediatamente. Ponha numa tigelinha e acrescente o azeite de oliva, suco de limão, vinagre e o eschalote. Tempere com sal e pimenta do reino.

3º. Quando estiver bem próximo da hora de servir ferva a água e jogue os aspargos por uns 7 minutos máximo;

4º. Disponha os aspargos no prato, regue com o molho e salpique com o ovo cozido picado.

*Se você tiver um pãozinho integral dando sopa acho que você vai precisar dele para não desperdiçar nada do molho.

9 Comments
  • Rita

    Responder

    Vou experimentar sua receita, amiga. Mas me esclareça algo: o que é eschalote?

    Obrigada, Rita

  • valentina

    Responder

    Pat amiga, tens que fazer esta receitinha. É ótima.Lu, obrigada. menina, fiquei enamorada deste teu pao. deve ter sido muito bom mesmo.Elvira, nobre mesmo, nao?!Clarice, estou atrasada na resposta amiga. já fizestes os aspargos?Cris amiga, esta receita é muito boa. fiquei encantada.Elli, olha quem fala. logo voce”!!!Laila, obrigada por me ensinar como se chama.Gostei de saber.

  • laila

    Responder

    nossa ficou lindo lindo lindo…um prato simples e elegante. Valentina aprendi q essa manteiga assim quando escure e fica com sabor a nozes é chamada de manteiga queimada.bjos e parabens!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina seus pratos são montados sempre com um toque de chef, sabe como é?! Eu acho um luxo!!!

  • Cris

    Responder

    Ótima idéia, eu gosto de suas receitas, com poucos ingredientes você elabora uma iguaria!

  • Akemi

    Responder

    Hummm que delícia! E estou com alguns aspargos dando sopa aqui!

  • Elvira

    Responder

    Uma maneira simples e requintada de valorizar um vegetal tão nobre quanto o aspargo… 🙂

  • Lu

    Responder

    Que receita ótima!Eu adoro aspargos!Fui descobrir como era o sabor dele quando provei um pão salgado super fofinho aonde o aspargos vinham por cima com uma mistura temperada de queijo e maionese.Pena que a padaria que fazia fechou.Depois disso nunca mais provei um pão como aquele.Parabéns pelo seu blog!!Bjs

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, ainda bem que hoje em dia já é possível encontrarmos aspargos frescos por aqui – esta receitinha não pode passar em branco aqui em casa! 🙂

Leave a Comment