Salada de Abóbora, Azeitona e Queijo Feta

1 Comment

Gosto muito da consistência de abóbora assada. Mais do que dela cozida. E nesta receita ela fica com uma crostinha meio que ‘oriente médio’, sabe como? Por causa do cominho.. Usei ‘butternut squash’ – não sei se vocês a acham no Brasil, então fique livre para usar o que mais se adequar. Adoraria saber qual vais usar. Bom, já no departamento das ‘folhas’, usei agrião desta vez. Porém acho que muita gente possa achá-lo muito forte. Neste caso talvez o espinafre caia melhor. A escolha vai ficar por conta do nível de contraste de sabores que você prefira. O feta acrescenta cremosidade `a salada, e um pouco de sal. Confesso que não saberia dizer que outro queijo o substituiria pois feta é tão único no seu paladar. Não recomendo azeitonas verdes pois as pretas são mais ‘fortes’ e é isso que você precisa nesta salada.
Além de saborosa ela é imensamente colorida.

3 colheres de sopa de azeite de oliva

½ colher de chá de cominho moído

½ colher de chá de pimenta de cayenne em pó

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

800g de abóbora cortada em cubinhos

100g de espinafre/rúcula/agrião

150g de queijo feta escorrido e esfarelado/picado

Azeitonas pretas

Para o molho:

1 eschalote picadinho

60 ml de azeite de oliva extra virgem

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (usei vinagre de sherry)

Pre-aqueça o forno – temperatura 220oC. Coloque o azeite de oliva, cuminho, pimenta de cayenne, sal e pimenta-do-reino numa tigela e dê uma boa misturada. Jogue os pedaços de abóbora dentro e misture tudo. Gosto de usar as mãos pois assim me certifico de que a abóbora fica bem revestida. Transfira a abóbora para uma assadeira e leve ao forno pre-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho pois dependendo do tamanho dos seus cubos este tempo pode variar. Quando ficar pronto retire e deixe esfriar.

Enquanto a abóbora assa, coloque todos os ingredientes para o molho numa tigelinha e de uma boa misturada.

Pegue uma saladeira e coloque as folhas de espinafre/rúcula/agrião. Por cima ponha os pedaços de abóbora assados, as azeitonas, o queijo esfarelado e o molho para a salada.

1 Comments
  • Luciana B.

    Responder

    Oi Valentina, você por acaso tem esta salada traduzida? Meu primo americano pediu para eu traduzi-la – vou fazer, numa boa, mas se você já tiver uma tradução pode me mandar uma cópia? 🙂Obrigada,

Leave a Comment