salada de abacate, camarão e grapefruit

8 Comments

Salada de camarão, abacate e grapefruit

Esta salada é tão deliciosa – se você gosta de camarão e abacate. Adoro o inusitado da grapefruit. Dá um toque cítrico ótimo. Não uso alface, pois aqui onde moro tem um espinafre bebe, de folhas pequenas que é uma delícia. Depois que nos conhecemos nunca mais rolou alface por aqui. Bom, raramente. Fiquei imaginando como ficaria esta salada com rúcula. Fia pra próxima. Foi meu prato único.

1 alface iceberg (eu uso espinafre bebê)

1 abacate grande sem casca e sem caroço, fatiado

1 grapefruit grande, em gomos, sem sementes e sem a pele que a reveste

(reserve o suco que escorre enquanto você retira os gomos e sementes)

Camarões grandes, cozidos com o rabo

Para a salada é só montar com as folhas de alface primeiro – ou quais folhas usar. Por cima coloque as fatias do abacate, depois o camarão – e pare de beliscar para que sobre para ir à mesa, os gomos de grapefruit.. e por fim regue com o molho bem na hora de servir.

Molho:

1 gema (não uso)

1 colher de sopa de mostarda de Dijon

1 pitada de pimenta de cayenne ou uma colher de chá de molho de pimenta

3 colheres de sopa de óleo de canola ou amendoim

2 colheres de sopa de ketchup (uso orgânico)

2 colheres de chá de molho inglês

1 colher de chá de brandy ou Conhaque

1 colher de sopa de suco de grapefruit

Sal e pimenta do reino moída na hora

Para este molhinho esperto é só colocar a mostarda e pimenta de cayenne (ah, e a gema também se você usar) numa vasilha, e misturar bem. Depois é só acrescentar o óleo bem lentamente, mexendo sempre para que ele vá se incorporando ao molho já presente na vasilha. Acrescente o ketchup, molho inglês, Conhaque ou brandy, suco de grapefruit e sal e pimenta do reino a gosto. Mexa. Regue a salada. E curta seu pratinho.

8 Comments
  • miki w.

    Responder

    tina, eu amo abacate e aprendi a apreciar o camarão. essa salada deve ter ficado ‘um tiro’ como dizia uma amiga de infância!beijocas, miki

  • valentina

    Responder

    Eli, eu quero sim amiga. vou te mandar um email pra te pedir.Cris, fiquei apaixonada pelo molho.Dadi, como ‘e voce nao me importo com esta paixão pelo meu espinafre. Posso dividir.rssclaudia, num dia quente realmente cai como uma luva.Pat, esta salada é ótima. Bem refrescante. Vou fazer mais vezes daqui pra frente.Viviane, obrigada.Tens que fazer. ; o)

  • A Taste in Heaven

    Responder

    Valentina, isso é um pecado!! Que delícia!!!Bjs,Vivianne

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, que salada diferente. Achei o visual maravilhoso.Não sou muito de camarão (na verdade, não posso comer muito) mas isso aqui me apeteceu que só vendo. 😉

  • Cláudia

    Responder

    Olá Valentina, esta salada é linda e refrescante. Ótima para ser consumida em dias quentes. Amei. Um beijo.

  • Dadivosa

    Responder

    Caí de amores por essa salada e pelo seu espinafre-bebê. Diga a ele, por favor, que nunca o vi, mas sempre o amei. E que ele não tema pelo estremecimento da relação com você, Valentina, pois estou aqui bem longe e meu amor de platônico não passaria 😀Amei, amei, amei a combinação e a idéia refrescante!;***

  • Cris

    Responder

    Valentina, este molho seu está de arrasar, com conhaque deve ser um show! Amei a receita. Bjs!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Que linda salada! Bem cara de verão. Valentina eu tenho uma receita de risoto de grapefruit com camarão, se você se interessar posso mandar pra ti.

Leave a Comment