Salada com laranjas sanguíneas, rúculas e mozzarella

3 Comments

laranja vermelha-4Cheguei em casa de férias e encontrei uma pilha de revistas, contas e cartões de natal. Resolvi começar pelas revistas, e uma delas trouxe uma ótima idéia  de salada com as laranjas vermelhas/falsa sanguínea ou sanguínea-de-mombuca. Elas estão na estação na europa. Esta laranja é ainda pouco conhecida no Brasil,mas sei que por exemplo pode ser encontrada em Brasilia. Ela é uma fonte muito importante de substâncias que combatem radicais libres e evita riscos de doenças cardiovasculares. É rica em potássio também. Tem maior poder de limpeza que o de outras laranjas mais comuns e seu suco reduz a taxa de colasterol de forma considerável. Além de ser uma delícia, de repente esta laranja passou a ser muito mais atraente para mim.laranja vermelha-3As laranjas sanguíneas que recebo vem da Itália, mais precisamente da Sicilia. O produtor é Giangiacomo Borghese, e sua fazenda fica na parte leste da ilha. Aparentemente sua mãe já plantava laranjas naquela parte de Sicilia desde 1955. Acho bacana saber quem planta o que comemos. Quando estive na casa de meus pais fui ao Ceasa com minha mãe. Ela faz suas compras de legumes e frutas lá. Conhece todos os produtores de quem compra: a família do Ceará de quem compra galinha caipira, a outra senhora de quem compra suas ervas. Acho importante se ter esta ligação. É claro que muita gente não tem esta oportunidade. Não tenho uma relação direta com o Sr Giangiacome, mas pelo menos sei de onde vem minhas laranjas.laranja vermelha-2Esta salada fica boa tanto com agrião como com rúcula. Ambas tem um leve amargor que contrasta bem com a laranja, o queijo e a cebola. A mozzarella dá uma ótima textura á salada. Fiquei aqui imaginando com ficaria esta salada se eu usasse aquele queijo de Minas branquinho, de sabor bem suave. É uma opção para um brunch também. Algo leve, saudável e bem saboroso. Feliz Ano Novo para todos!!

Pode ser feita usando qualquer variedade de laranjas, mas caso você tenha acesso à sanguínea recomendo esta variedade. É saborosa e cheia de benefícios.

Ingredients:

Para a salada

Para o molho

Instructions:

Preparo do molho:

Coloque todos os ingredientes incluindo as raspas de uma das laranjas em uma vasilha e misture tudo bem usando um fouet. Adicione sal e achar necessário. Não acrescentei no meu molho. Reserve.

Para a salada coloque no prato de servir as rodelas de laranja, a rúcula ou agrião, cebola em rodelas e queijo mozzarella. Misture usando as mãos ou colheres. Derrame a olho por cima da salada só na hora de servir -não ponha muito. Deixe o restante do molho em uma vasilha na mesa para que as pessoas se sirvam de mais se quiserem. Se sobrar molho ponha em um tupperware e guarde na geladeira para usar com outra salada. Mais fácil que isso impossível.

3 Comments
  • Gina

    Responder

    Olá amiga.
    Bom ano de 2013 para você!
    Com este calorzão que está fazendo essa salada é um oasis. Não conhecia as propriedades dessa laranja, então além de gostosa ainda faz bem…. Ficou muito boa essa salada não importa a versão das verduras e do queijo, tudo combina entre si.
    Beijinhos da Gina

  • Téia

    Responder

    Amiga, no calor que está aqui as saladas são muito bem vindas. Estas laranjas estão lindas. Um ano novo maravilhoso para você. Desta vez não deu para nos vermos,te liguei algumas vezes e tentei marcar um almoço, mas não deu certo. Enfim, na próxima vai ser melhor.Bj grande. Téia.

  • Maria Odete

    Responder

    Não sabia das propriedades dessa laranja.
    Vou ver se encontro por aqui. Gosto muito de saladas assim, as vezes ponho abacaxi.Vou experimentar a sua receita, abraço!

Leave a Comment