Rocambole de chocolate branco com framboesa e groselha

15 Comments

Este pobre post está sentado no meu computador desde segunda feira e terminar de editá-lo foi uma luta. Cada dia escrevia um pouquinho. A semana foi muito cheia no trabalho e ao chegar em casa já tarde só conseguia jantar e escrever umas linhas. Finalmente saiu. Esta é mais uma das minhas receitas com frutas de verão. E fico até saudosa ao postá-la, pois o tempo mudou imensamente. E parece que o verão já se foi. O outono está mostrando a carinha dele e os dias já estão se encurtando. Enquanto há pouco tempo atrás o dia estava claro às 5.20 da manhã, já voltei a sair de casa no escuro. E estas pequenas mudanças têm um impacto na gente, na nossa disposição. Esta semana já tirei a minha capa de chuva leve do armário.  Não dá para nos vestir direito, pois o tempo muda. Nos alimentos já estamos recebendo coisas novas. As maçãs estão se assanhando. Ontem estive numa feirinha na cidade de Maldon – sim, a Maldon do sal, e comprei um montão de suco de maçã fresquinho. E quero acabar de postar minhas receitas de verão antes de começar a postar as de outono. Bom, as framboesas vão até o final de outubro, mas estas desta receita assim como as groselhas são ainda fruto de dias quentes do nosso verão. E rocamboles são algo que sempre me deixam animada. Acho que é porque os acho tão bonitinhos, ficam lindos na mesa. – sem querer parecer fútil. Adoro esta receita, pois você não precisa bater as claras em neve. Tem que ter paciência e bater os ovos e açúcar por 10 minutos até deixar uma marca na mistura. Mas vale super a pena, pois a massa fica bem fofinha. Não diminua o tempo usado para bater os ovos e açúcar.

Vou tentar colocar todos os posts que planejei antes do fim da semana, pois no final de semana que vem estarei em Paris.

E embora  a minha técnica de enrolar rocambole seja um pouco diferente, assista a este vídeo do You Tube. Adoro como elas ‘falam’com esta pessoa para quem estao fazendo o vídeo –  a Lelê. Assistir a este vídeo colocou um sorriso no meu rosto, esta coisa linda da amizade, do que se faz por uma pessoa querida. Como se diz em inglês – we always go an extra mile.  Clique: Enrolando o rocambole para a Lelê

Ingredientes:

Para o rocambole:

  • 80g chocolate branco picado
  • 4 ovos grandes em temperatura ambiente
  • ½ colher de chá extrato de amêndoa
  • 100g açúcar  mais um pouquinho para polvilhar
  • 75g farinha de trigo com fermento

Para o recheio:

  • 80g chocolate branco picado
  • 300ml creme de leite fresco
  • 1 bago de baunilha – retire dos as sementinhas
  • 180oC framboesas

Pré-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira rasa das que se usa para rocambole com papel manteiga.  O tamanho da assadeira deve ser 24cm x 35cm. Reserve até a hora de usar.

Preparo do rocambole:

Ponha os ovos, extrato de baunilha e açúcar numa tigela/batedeira e bata por 10 minutos em velocidade média. Vc quer que a mistura quase triplique em volume e fique bem grossa – ao passar o fouet pela massa vai ficar um traço. Enquanto os ovos estão sendo batidos derreta o chocolate branco. Quando os ovos estiverem bem batidos, acrescente o chocolate branco derretido, mexendo com uma espátula delicadamente para preservar as bolhas de ar criadas. Por fim acrescente a farinha de trigo peneirada, e mais uma vez misture a farinha com o resto delicadamente. Derrame a mistura na forma e leve ao forno por uns 20 minutos.

Enquanto a massa está no forno ponha um pedaço de papel manteiga numa superfície lisa e polvilhe com açúcar. Assim que o rocambole ficar pronto vire-o sobre o papel manteiga, desenforme, retire o papel manteiga que estava forrando a forma delicadamente e logo enrole o rocambole usando o papel manteiga sobre o qual ele foi deitado. Comece pela parte menos larga do rocambole. Quando todo enrolado, revista com um pano de prato úmido e deixe esfriar. **Você pode deixar esfriar sem o pano de prato úmido – isto é uma mania minha.

Prepare o recheio:

Derreta o chocolate branco e deixe esfriar um pouquinho. Coloque o creme de leite fresco numa tigela assim como as sementes de baunilha, e bata até começar a firmar. Acrescente o chocolate derretido e use uma colher de metal para incorporá-lo à mistura.

Abra o rocambole que agora estará frio, e espalhe o creme deixando 1 cm nas bordas. Espalhe as frutinhas por cima e enrole. Salpique um pouco de açúcar de confeiteiro antes de servir.  Decore com frutas, pois às vezes é bom ter mais um pouquinho para comer com o rocambole

15 Comments
  • ELISANGELA

    Responder

    hehe sabe que no meu jardinzinho tenho uma plantaçao de framboesas e que nesta semana me redenram os 5 primeiros frutos bem grandinhos por sinal vou juntar e fazer esta receita já a groselha aqui so se for artificial e liquida.

  • Priscila Beneducci

    Responder

    O seu jeito de apresentar a Inglaterra
    suas fotos,
    suas delicias,
    fazem deste blog uma revista de 1.a linha

    parabens

  • Akemi

    Responder

    Temos uma variedade enorme de frutas aqui mas sempre suspiro pelas frutas alheias, como são lindas as groselhas e framboesas frescas! Nunca vi ao vivo, só congeladas e mesmo assim são deliciosas, imagina in natura e com chocolate branco??? Hummmm….
    Suas fotos estão deslumbrantes, amiga!

  • Brittany

    Responder

    Beautiful cake. Raspberries are always welcome in my baked goods.

    I’d just like to say that I’ve admired your old blogspot “TREM BOM” site for a while, particularly the upside down banana cake with rum soaked sultanas..if you remember? Well I’m glad I could retrace you to here seeing as you left that blog.

    x

  • Verena

    Responder

    Tina,
    acho os rocamboles lindos e ao cortar adoro ver o recheio nas voltinhas! Preciso fazê-los mais!
    Esta receita me pareceu divina, pena que groselhas frescas por aqui são raríssimas…mas devem ficar uma loucura de boas!
    Um beijo!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que beleza de rocambole – amei as frutas que vc usou! Parecem little gems.
    Vou lá ver o vídeo.

  • marianapp

    Responder

    Valentina, adorei seu post e como sempre suas fotos são sempre uma inspiração pra mim. Aqui em Ludvika (Suécia), o outono já deu as caras, já estamos com dias nublados, e as folhas já estão ficando amarelas e caindo. Algumas árvores ficam bem bonitas com aquelas folhas meio amareladas e meio avermelhadas! Mas já estou sentindo saudades do verão…ai ai.
    Desejo uma ótima viagem a Paris!
    beijos

  • Babette

    Responder

    Que combinação ultra deliciosa!
    Já copiei….
    beijo
    babette

  • Sabrina Romano

    Responder

    que combinação linda! Daria tudo por poder usar frutinhas vermelhas assim… Bjs

  • Fabiana

    Responder

    Ola Valentina!
    Aqui também o tempo está estranho, em pleno inverno, estamos na piscina do apartamento.
    Não gosto muito dessas mudanças de tempo, porque logo ficamos gripados.
    Seu rocambole está lindo!
    Ah, se eu encontrasse essas frutas por aqui…
    bom, mas vou aproveitar os morangos e os mirtilos que também achei essa semana.
    beijos

  • Suzana

    Responder

    Minha querida Valentina, como eu a compreendo com os frutos de Verão! O seu rocambole ficou lindo, lindo! Também já começo a sentir saudades e ainda se conseguem uma framboesas de vez em quando… Embora o calor aqui ainda aperte já há, sem dúvida, uma promessa de outono no ar.
    Espero que vc tenha uma óptima estadia em Paris, divirta-se muito! Vou ficar aqui nostálgica e cheia de saudades. ;))))

    Bj enorme e boa semana*

  • Jô Bibas

    Responder

    Valentina,

    O vídeo é mesmo uma graça.
    Internet tem dessas coisas… virei tua fã num piscar de cliques! Valorizo principalmente tuas imagens, tão difíceis de encontrar nos blogs. Fotos feitas por você mesma não tem preço!
    Aproveite Paris! Estarei em Roma no início de Outubro e já sonho com os cornettos.

    BJô

  • Ameixinha

    Responder

    Que máximo, adorei a menininha falando enquanto filma o rocambole. Acho eles lindos, mesmos quando ficam meio tortos 🙂 Aqui também já se nota que anoitece muito mais cedo!

  • Filipa

    Responder

    Como foi possível só descobrir este blog agora? Ainda bem que termonou o seu post pois gostei muito de lêr…também sinto o memso com a chegado do outono, embora por cá (Portugal) o Verão ainda se faça sentir! Adorei a receita e o aspecto….ah! que aspecto! Fiquei a babar sobre o teclado! Acho que encontrei o meu programa de domigo à tarde! Muitos parabéns pelo blog LINDO!

Leave a Comment