Robalo no sumo de maracujá, limão siciliano e laranja

8 Comments

O segundo dia do ano está quase no final. O ano que começou vai ser um ano bem cheio. Dentre as minhas atividades estarei em Brasília dando cursos curtos, para grupos de quatro pessoas. Vou começar na Páscoa. A data será colocada aqui no site, na aba intitulada Cursos. Se você tem interesse fique de olho.

foto cortesia do blog Jam & Clotted Cream (vale a pena visitar) da Beth Sachs

No final do ano passado descobri cordiais ótimos no mercado, produzidos pela companhia Five Valleys. Sabores que até agora provei foram damascos & gengibre e romãs & rosas. Ótimos com champagne/proseccos, sendo elementos fantásticos para um bom coquetel. Acabei de enviar duas garrafas para uma amiga em Brasília. Se você estiver no Reino Unido de férias e tenha curiosidade de experimentar, é só ir ao supermercado Waitrose e procurar por eles. Para quem não é familiarizado com o termo cordial para bebidas, no Reino Unido ele se refere a um concentrado de frutas que se normalmente se toma diluído em água ou outros líquidos. Até conhecer os produtos da Five Valleys eu só comprava concentrados do sabor Elderflower – flor de sabugo. Extremamente refrescante. Os cordiais têm uso variado e podem ser usados em sorvetes e sobremesas variadas. O limite é a sua imaginação. E não, não estou fazendo propaganda paga da Five Valleys. Só fique fã dos produtos. A empresa pertence a marido e mulher, os produtos são orgânicos.

Estou também formalizando excursões personalizadas pelos arredores de Londres, incluindo passeios pelas propriedades da National Trust (sobre as quais tanto falo aqui) como da English Heritage. Este trabalho e principalmente nos fins de semana. Como vocês vêem este será um ano cheio.

Esta receita que deixo aqui é do Nigel Slater, de um programa sobre comidas para festas de final de ano. Fiquei muito encantada primeiro pela simplicidade, e em segundo lugar porque ser com peixe. Amo peixes. Usei robalo. Não ponho medidas exatas pois fiz tudo no olho. E você vai aprimorando as quantidades a gosto.

Robalo no sumo de maracujá, limão siciliano e laranja

Ingredientes: 

  • Robalo fresco fatiado bem fininho
  • Maracujá fresco
  • Laranja
  • Limão siciliano
  • Pimenta dedo de moça picada
  • Cebolinha picada
  • Folhas de coentro

Preparo:

Disponha as fatias de robalo numa travessa refratária. Derrame o sumo de maracujá, limão siciliano e laranja por cima das fatias de forma uniforme. Jogue a pimenta .picadinha do por cima, revista a travessa com plástico PVC e leve à geladeira de um dia para o outro. Pouco antes de servir retire da geladeira e tempere com sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Jogue cebolinha picada por cima e folinhas de coentro. Está pronto para servir.

8 Comments
  • Sabor com Letras

    Responder

    Hummm.. Que delícia. Beijos, Adriana.

    • Trembom

      Obrigada Adriana

  • marianapp

    Responder

    Valentina…só agora percebi o tempo q não visitava seu espaco!!!! adorei a nova repaginada e tbm seus novos projetos! Desejo a vc muito sucesso nessa nova etapa!! bjs e um feliz 2012!

  • Ameixinha

    Responder

    Valentina, desejo-te muito boa sorte com todos os teus projetos 🙂 Este peixe com sabor a frutas deve ficar super especial!

  • Nereime

    Responder

    Valentina, que fascinante esta bebida, cada vez aprendo mais neste nosso mundo virtual !
    Fiquei muito feliz por saber que você virá ao Brasil este ano, será que Sampa entra no seu itinerário?Eu tenho desejo de conhecer algumas amigas que admiro como você, poderíamos marcar um café entre blogueiras …por enquanto eu só conheço a Cinara pessoalmente e foi muito agradável.
    Queria aproveitar para te dizer que publiquei uma receita sua com o devido link, o bolo invertido de banana, eu tentei colocar um comentário antes mas acho que não foi corretamente enviado.
    Obrigada por partilhar conosco esta delícia de peixinho!
    Beijos e um super 2012 !

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    Adorei os seus novos projectos para o Ano Novo!! Você é uma excelente guia e certamente uma óptima professora. Espero este ano poder te encontrar e (quem sabe) participar de um dos seus tours. Vou ficar a sonhar. Quanto ao Nigel Slater sou suspeita. Ele é a referência culinária para mim. Hei-de experimentar este ceviche. E os cordiais já estão anotados.

    Feliz 2012, minha querida!

  • Letícia

    Responder

    Cursos em Brasília? EBA! Pick me! Pick me! 😉

    Vou ficar de olho para não perder essa oportunidade.

    Beijos e um 2012 mais do que feliz!

    Letícia

  • Renata Boechat

    Responder

    Gostei das novidades, sobretudo da nova atividade como guia turística..quem sabe ainda terei a felicidade de poder participar de um tour conduzido por você? Eu iria adorar, pois tenho enorme vontade de conhecer o interior desse belíssimo pais!

    No mais, a receita é show, e eu te desejo um maravilhoso 2012!

    Grande abraço,
    Renata

Leave a Comment