risotto de verão

15 Comments

Adoro época de olimpíada. Sempre costumo assistir muitos eventos. Meus favoritos são natação, ginástica olímpica, vôlei de praia, basquete, ciclismo – aquele interno que envolve muita velocidade, remo (já remei muito) e atletismo. Infelizmente morando na Inglaterra não vejo necessariamente muitos jogos do Brasil, mas mesmo assim não deixo de curtir. E a verdade é que após todos estes anos fora já não sou muito familiarizada com o esporte brasileiro. Sei um pouco por ler a respeito ocasionalmente. Hoje foi dia de natação e remo. O Reino Unido tem uma ótima equipe de remo e é um prazer assistir as ‘heats’. Dá vontade de sair para uma sessão.

Só lembrei do almoço por que o estômago roncou. E tinha que ser um prato que usasse abobrinhas, pois tenho recebido muita abobrinha na minha cesta semanal. E resolvi fazer este risotto de verão da Jill Dupleix. Este arroz leva tomates também e manjericão. Verão está estampado neste prato todinho. E as cores são lindas. A abobrinha ainda fica crocante, o tomate bem fresco, e o manjericão dá um toque de frescor. A receita original era um pouco diferente, pois após o vinho pedia que se colocasse todo o caldo menos uma concha na panela, que se baixasse o fogo, colocasse a tampa no arroz e deixasse cozinhar. Quando o arroz estivesse praticamente pronto pedia que se acrescentasse a última concha de caldo juntamente com as abobrinhas. E o resto foi como fiz. Resolvi fazer o meu como risoto.

Fiquei já matutando em fazer também uma salada fria de arroz com a abobrinha, o tomate e o majericão. Vou usar um arroz negro italiano que comprei. Salada de arroz é tão deliciosa. E falando neste arroz ele com certeza vai aparecer por aqui numa salada com frutos do mar.

Agora volto às olimpíadas. E vai ser um fim de semana bem esportivo – de cadeira.

Ingredientes:

3 eschalotes cortadas em rodelas bem finas

1 talo de alho porró cortado em pedaços pequenos

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo vegetal

300g de arroz arbóreo

125ml de vinho branco

1.2l de caldo de legumes

2 tomates grandes, sem sementes e cortados em cubinhos

2 abobrinhas cortadas em cubinhos

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta do reino moída na hora

Folhas de mangericão

Parmesão ralado

Ponha o caldo de legumes numa panelinha em fogo baixo.

Preparo:

Coloque a manteiga e o óleo na panela e refogue a cebola e o alho porro. Jogue o arroz e mexa até que ele fique revestido com o óleo e manteiga.Mexa por mais um minuto – o arroz vai ficar translúcido.Jogue o vinho e mexa até que ele seja quase completamente absolvido. Acrescente uma concha de caldo de frango e vá tratando o prato como risotto. Quando você achar que só falta mais uma concha de caldo para que o arroz fique pronto, jogue a abobrinha picada juntamente com a concha de caldo e o sal. Assim que estiver pronto jogue o tomate, azeite de oliva extra virgem e pimenta do reino. Na hora de servir acrescente folhas de manjericão e o parmesão ralado.

15 Comments
  • Valentina

    Responder

    Carla, continuo aqui curtindo os jogos. E você?Ana, achei que este risotto tinha muito a tua cara.laila amiga, sonho mesmo.Iliane, tem coisa melhor que risotto? versátil que só.Ameixa, pelo que contas somos parecidas com relação aos jogos. Aindo aqui acabada de cansaço.clarice amiga, perfeito!Magia, aqui é a mesma coisa.Com o passar dos anos perdi contato.Silvia, fica sim.Renata, um show.Cláudia, gostei do teu estilo.Natércia, és uma fofa.Ah Nani, vem pra cá então.Dani, fica realmente bom demais.Gabia, experimenta e me conta.

  • Gabia

    Responder

    Oi Valentina!Hummm, que delícia.Vou experimentar.

  • Donna Dani

    Responder

    Os ingredientes são ótimos e só de olhar fiquei na vontade!Bjks

  • Nani do Paulo

    Responder

    Valentina seu risoto esta muito apetitoso, deu vontade de pegar um pouco.Eu amo risoto, mas lá em casa só eu gosto, então raramente eu faço.Beijos

  • Natércia

    Responder

    Valentina uma maravilha como sempre como só tu fazes!Um bjo Natércia…

  • Cláudia

    Responder

    Eu adoro legumes “al dente”, e este risoto é muito leve e gostoso.Podemos até trocar os legumes e variar, sempre primaveril, o toque do manjericão não pode faltar!bjs

  • Renata Gaeta

    Responder

    Delícia delícia… a abobrinha crocante deve ter dado o tom. Beijos

  • Silvia Arruda

    Responder

    Esse risoto deve ter ficado uma perdição!!! 🙂

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Ficou lindo este risoto!Aqui nos EUA tb só transmitem os eventos que os americanos partcipam. Assisti a abertura, mas achei um pouco parada.Adoro assistir vários esportes, mas não sei se vou ter tempo de acompanhar.Bjs 🙂

  • Akemi

    Responder

    Que prato colorido e perfeito para acompanhar os jogos pela tv! Bjs

  • ameixa seca

    Responder

    Eu vou acompanhando os jogos olímpicos… mesmo em directo pela madrugada fora. Adoro e vibro com o desporto. Só tenho pena que seja de 4 em 4 anos 🙂O Risotto tem ar de Verão mesmo… delicioso 😉

  • Iliane

    Responder

    ah..rissoto!!!!..é sempre um prazer a minha gula vêr uma nova receita..amei essa sua..maravilha..bjus

  • laila

    Responder

    esse almoço ficou um sonho…humm e agora q vejo meu estomago começou a acordar tbm!! bjs

  • Ana

    Responder

    Esta LINDO, amei seu risotto Valentins!Perfeito usando as delicias do verao, e tem um aspecto delicioso!Ana

  • Carla

    Responder

    Gostei deste <>risotto<>, tem um ar tão fresco, tão verão =)Tenho acompanho os jogos olímpicos e, para além dessas modalidades que também gosto, vejo os saltos para a água. Adoro!É pena o fuso horário…bjs, bom domingo!

Leave a Comment