Risotto de Queijo Cheddar

16 Comments

Nos últimos dias fiz muitas coisas na cozinha. Senti-me como nos velhos tempos e o difícil foi sair da cozinha. Os friands que postei ontem foram presentes para uma amiga, para um casal vizinho, este risotto foi almoço num dia, jantar no outro…

Para esta receita peguei inspiração em um programa da Nigella que assisti. Em matéria de risotto e queijos, só havia utilizado gorgonzola e parmesão anteriormente. Amei usar o cheddar. A mostarda da receita original é a Dijon, mas já usei mostarda inglesa que é bem forte e caiu bem. Também já usei da mostarda Dijon em grão. Igualmente ótima. Já fiz com cachaça quando não tinha vinho branco e vou repetir pois achei que o resultado final ficou bem agradável. Use um queijo que seja semelhante ao cheddar caso ele seja caro ou difícil de encontrar aonde moras.

Ingredientes para 2 pessoas

3/4 xícara de arroz para risotto – aproximadamente 150g

Óleo de amendoim e um pouco de manteiga

1 alho porro médio cortado em rodelas bem finas

½ xícara de vinho branco

½ colher de chá generosa de mostarda de Dijon

700ml de caldo de legumes – você pode precisar de só 500ml, mas é sempre bom ter mais na panela

Queijo cheddar ralado

Cebolinha verde picadinha para guarnecer

Ponha o caldo de legumes numa panelinha e mantenha em fogo baixo.

Derreta a manteiga e ponha o óleo para refogar o alho porro. Quando ele estiver bem macio coloque o arroz e mexa por aproximadamente um minuto. Acrescente a mostarda e vinho e mexa até que o vinho tenha evaporado quase todo.

Acrescente ¾ xícara de caldo de legumes e mexa sem parar até que o caldo seja quase todo sugado pelo arroz. Vá repetindo o mesmo passo até que o arroz fique no ponto -> levemente al dente. Só então jogue o queijo e mexa bem até que ele esteja todo derretido. Salpique com a cebolinha picada como guarnição e sirva imediatamente. Não foi necessário colocar sal, pois o caldo de legumes e o queijo já salgaram bem o risotto.

16 Comments
  • Cris

    Responder

    oh my… deve ser bom demais!!!

  • bia

    Responder

    quanta coisa boa aqui e eu perdendo tudo isto !!!! que risoto maravilhoso !! beijos

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina que cremoso em?! Aff* risoto é uma perdição! 🙂

  • Elvira

    Responder

    Acabo de regressar dos EUA. Uma amiga minha canadense veio lá visitar-me e trouxe-me um pedaço de cheddar do Canadá com 3 anos de cura. Achei uma maravilha!Aliás, gostei muito dos vários cheddar que provei por lá. São bem dignos de risotto. 🙂

  • Valentina

    Responder

    Laurinha, não sei qual o substituto de cheddar no Brasil. Se quiseres me contar depois adoraria saber.Belinha, do jeito que és jeitosa tens que fazer um risoto.Marizé, fui bem generosa na quantidade de mostarda.Semente de sésamo, fiz um risoto de a’bobora que levava mascarpone bem no fim e realmente o sabor e textura final ficou bárbaro.Sylvia, usei um que aqui chamamos de Mild cheddar. Pat, fica difícil parar de comer.Juliana, se fizeres nos da um toque.Silvia, vou aguardar novidades.Flor de sal, obrigada.Pipoka, és do meu time então.Nina, só não coloquei o nome de um substituto no Brail pois não sabia.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    É raro encontrar queijo cheddar descente por aqui, a maioria é estilo Mc Donalds, com textura de plástico e cor duvidosa.Apenas em empórios especializados…bjinho,Nina.

  • pipoka

    Responder

    Mais uma receitinha para o meu caderninho sobre risotto (adoro arroz, seja de que qualidade for, mas o risotto é o meu favorito…). Adorei!

  • Flor de Sal

    Responder

    Arrasou Valentina! Adoro cheddar!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Eu adoro risoto e com certeza essa receita vai passar pela minha cozinha. Assim que eu fizer, te conto!! 🙂

  • Juliana

    Responder

    Essa combinação de mostarda e cheddar deve ficar fantástica. Adorei a idéia! Beijinhos!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Com mostarda e queijo, não tem como resistir a esse risoto!

  • Sylvia

    Responder

    Adoro risoto e gostei da inovaçao de usar cheddar,aqui tem varios. O cremoso,um com uma polpa mais firme e outro que eles chaman “estacionado”que e quase como um parmesao. Qual deles vc usou?

  • semente de sésamo

    Responder

    Só pode ser óptimo, esse risotto! Valentina, já experimentou com marcarpone?Fica uma delícia!

  • Marizé

    Responder

    Esse risotto eu vou fazer, gosto muito de queijo e essa ligação com a mostarda deve ser sublime.Beijocas

  • receitinhas da belinhagulosinha

    Responder

    nunca fiz risoto,mas entretanto tenho de experimentar……….bjokas está com um aspecto maravilhoso…….

  • Laurinha

    Responder

    Adorei a idéia de fazer com cachaça, deve dar um perfume muuito bom! E queijo cheddar tb é novidade pra mim! Vou experimentar!Beijinhos,

Leave a Comment