Risoto de Quinoa com cogumelos frescos

9 Comments

clique na foto para ampliar

Achei este prato bem interessante. Tenho uma adoração por quinoa e não a consumo tão frequentemente quanto gostaria. Quando vi risoto de quinoa decidi testar pois para mim foi uma novidade. Esta receita tem que ser feita com uma ‘pitada de sal’ como se diz por essas bandas. Digo isso pois achei que a quantidade de caldo de legumes e leite não foi suficiente e a princípio começou a ressecar. Pânico, pânico. Tive que adicionar mais um pouquinho de caldo. E também pus um pouquinho de sal pois da primeira vez ficou um pouco sem graça. Ainda quero testar outras variações, ou melhor, combinações. Quinoa não somente é um grão lindo que reluz, parecendo pepitas, como é carregado de elementos benéficos para a saúde.

Caso queira se aventurar também veja a receita abaixo:

  • 1 xícara de quinoa
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de cebola picada
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 1 xícara de caldo de legumes
  • 1 xícara de leite
  • Cogumelos frescos cortados em fatias
  • Queijo parmesão ralado

O truque é lavar bem a quinoa. Coloque numa vasilha com água e de uma boa esfregada nos grãos. A água vai ficar turva. Escorra numa peneira em baixo de água corrente. Repita esta operação 2 vezes mais. Aparentemente o grão da quinoa é revestido por uma substância que dá um certo amargor – esta lavagem sem fim retira esta película amarga.

Refogue a cebola na sua Lê Creuset (sonho meu) até dourar. Jogue o alho e quinoa e refogue entre 1-2 minutos mexendo sem parar. Acrescente o leite e o caldo de carne, baixe o fogo e deixe levantar fervura mexendo de vez em quando. Assim que começar a levantar fervura baixe o fogo e mexa de vez em quando – achei necessário acrescentar mais caldo de legumes. Quando a quinoa estiver quase no ponto jogue os cogumelos na panela e mexa para misturar. Ajuste o tempero se achar necessário. Cuidado com o arroz. E aqui também tive que acrescentar mais umas gotas de caldo. Retire do fogo e rale parmesão por cima.

9 Comments
  • Maria Re

    Responder

    Uau!Acabo de fazer, ficou sensacional.Com algumas alterações, claro…rsNão tinha cogumelos e acabei usando apenas um tomate orgânico bem maduro e bonito.Acrescentei manteiga, por puro apego à receita tradicional de risoto. Não sei dizer se fez diferença.E cometi um crime: não tinha queijo para ralar e acabei usando o de pacotinho…infelizmente. Isso eu sei que fez uma grande difereça no resultado.Mesmo assim, ficou muito bom. Parabéns.

  • Anonymous

    Responder

    ué, cadê o arroz desse risoto?

  • Fezoca

    Responder

    que ideia interessante!!

  • Anonymous

    Responder

    Valentina, esta no indice como “Creamy Quinoa Primavera”, o link eh esse:http://kitchenspace.blogspot.com/2006/02/quinoa-i-could-not-wait-to-come-here.html

  • valentina

    Responder

    Ana querida, nao estou achando o quinoa primavera no teu blog.Lembro de quando publicastes.bjsPat, experimenta sim.Vc disse que gosta de milho.Publiquei aqui uma salada deliciosa de quinoa com milho verde.Começa com ela por exemplo.bjsClarice,sem sombra de dúvida.Acho que temos que unir o saudavel ao saboroso. E muito importante acrescentarmos tambem elementos que nos fazem bem.Daniela, faça dando uma leve adaptada como comento. Agora se bem que voce tem o referencial do risoto de quinoa ja provado.Este foi o primeiro que comi.Mas gostei muito e vou fazer mais adaptadas.Com certeza.

  • Daniela

    Responder

    Valentina,amei a receita! Sou louca por quinoa e desde que comi um risoto num festival de comida peruana fiquei matutando como fazê-lo. Agora, graças a você meus problemas acabaram.Beijos

  • Akemi

    Responder

    Além de saudável está super apetitoso!

  • Anonymous

    Responder

    Amiga, preciso experimentar quinoa, o tal “super alimento”. E falou em risoto comigo me animo na hora.

  • Anonymous

    Responder

    Adoro Quinoa!!Tem uma receita chamada quinoa primavera (ta la no blog!) q eu simplesmente AMO! Fica cremoso e parecendo um risotto, e por isso eu gosto tanto! hehe!Adorei sua ideia Valentina, yum yum!!Ana

Leave a Comment

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: full
    [file] => /var/sites/t/trembom.com/public_html/wp-includes/media.php
    [line] => 218
)