Risoto de Carne de Caranguejo

1 Comment

Confesso que amo arroz e tudo que leva arroz..ahhmm. acho que quase tudo (caso me lembre de algo do que não gosto). Sem dúvida o meu lado brasileiro tem grande influência nisto. Comemos tanto arroz no Brasil,não?!? Daí vem também outra grande paixão: caranguejo. E gosto dele mesmo ao toque toque, rústico, comendo de ficar com a cara suja..bem básico. E depois vem casquinha de caranguejo que fazemos tão bem.

Depois que vim morar na Inglaterra não como muito caranguejo pois a)não existe camarão a toque-toque; b) é caro e c) geralmente já vem preparado e não é fácil de achar fresco. Entretanto descobri uma nova peixaria numa cidadezinha aqui perto da minha casa. Claygate é o nome da cidade. E dentre as mutias coisas que comprei na minha primeira visita constou caranguejo pois eles os tinham sem ser preparado.Só retirado da casca.

Chegando em casa resolvi desenterrar uma receita de risoto de caranguejo de revista Delicious que assino .E ai vai:

 

Risoto de Carne de Caranguejo
 
Ingredientes
Ingredientes
  • 1.1 litros de caldo de legumes de boa qualidade
  • 125g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 eschalote cortado em rodelas bem finas
  • 400g de arroz de risoto ( Carnaroli ou Arborio)
  • 200ml de vinho branco seco
  • 150g de carne de caranguejo
  • 1 colher de sopa de carne de siri
  • Sumo de um limão
  • Pitada de Tabasco
  • Punhado de manjericão
  • Punhado de folhas de radichio rasgadas
Instruções
Preparo do risoto básico:
  1. Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao ponto de fervura mantendo o fogo baixo. Em uma outra panela coloque 25g da manteiga e o azeite de oliva em fogo médio. Quando a manteiga derreter coloque o echalote e refogue por 5 minutos, mexendo sempre até que comece a dourar. Acrescente o arroz , mexa bem e deixe cozinhar até que o arroz comece a ficar tostado e com um sabor meio que de nozes. Acrescente o vinho e deixe borbulhar por aproximadamente 1 minuto, até que fique quase todo absolvido pelo arroz.
  2. Acrescente uma concha do caldo de legumes, mexendo e deixe cozinhar por alguns minutos até que o caldo comece a secar. Repita a operação com a concha, mexendo, etc.etc. Vá repetindo estes passos até que todo o caldo de legumes seja utilizado – deve ser não mais que 20 minutos. Na verdade recomendo que um despertador seja colocado para marcar 20 minutos após o início desta preparação.. Os grãos devem ficar cremosos, mas ainda um pouco com um sabor como que de nozes.

Alguns pontos para se levar em consideração passados pela chef Ângela Hartnett:

a) Sempre que acrescentar uma concha de caldo de legumes de uma sacudida na panela para que o caldo se espalhe bem. Isto ajudará a absorção do caldo pelo arroz e também ajudara a adquirir uma textura cremosa.

b) Caso você não ache carne de siri utilize só a carne de caranguejo mesmo

3. Pegue a carne de siri e misture com o molho de pimenta Tabasco e sumo de meio limão. Coloque o caranguejo e siri na panela onde está o arroz e mexa bem. Rasgue as folhas de manjericão e jogue-as na panela do risoto. Acrescente o radichio se for usá-los.

4. Tire a panela do fogo e jogue o restante da manteiga na panela –mas coloque um pouco por vez, mexendo para que a manteiga colocada se derreta.Só então coloque o restante. Isto vai fazer com que o risoto fique bem cremoso.


1 Comments
  • Akemi

    Responder

    nunca comi desses risotos cremosos, parece ser delicioso! aqui tbm não temos nada de peixes nem frutos do mar frescos, tudo congelado, muda totalmente o sabor da comida ne? mesmo assim, vou tentar fazer!

Leave a Comment

Rate this recipe: