Risotto al Limone da Renata Gaeta

16 Comments

Amo risotto.como muitos de vocês que passam por aqui. Mas este verão não lembro se fiz nenhum. Em parte por não ter estado muito aqui – fui ao Brasil, fui a Cingapura,e o tempo gasto no trabalho tem aumentado sempre. E por outro lado quando se está no verão não se quer ficar em cima do fogão. Quando li o post da Renata fique impressionada com ele pois além de ser risotto leva limoncello. E eu amo limoncello. Bem geladinho. Aquele licor que nunca congela. Lembro-me da primeira vez em que tomei um copinho, perto de Roma, com uns amigos que tinha ido visitar.

Hoje resolvi fazer o risotto da Renata. Quase que não rolou pois achei que o meu limão já estava sentada na tigela por uns tantos dias. Mas deu certinho. . E eu absolutamente amei a receita. Só tive que fazer uma substitução: como não tinha creme de leite em casa usei mascarpone pois havia um pote na geladeira. Achei o sabor bem sutil – você põe a garfada na boca e ao engolir há uma invasão de sabores maravilhosa. E também não usei o parmesão.Simplesmente esqueci de adicioná’-lo. Publico a receita do jeitinho que está no site da Renata, e se você clicar no titulo ele te levara ao site dela.

Ontem não pude publicar a receita do risotto, pois acabei dormindo de tão cansada. Mas o fiz novamente hoje. E venho finalmente publicá-lo. Desta vez usei o creme de leite que peguei no caminho de casa. E adicionei as tirinhas de limão na hora de servir. Ouso dizer que não deve servir o risoto sem elas. Ontem não as usei mas hoje confesso que ainda fiquei mais entusiasmada, pois o toque que as tirinhas dão na hora da mordida adicionou uma nova dimensão na minha opinião. Mais uma vez esqueci de usar o parmesão. Confesso que nem senti falta.
E estou ainda mais apaixonada por esta receita. A Renata é uma pessoa que tenho passado a conhecer mais e mais, e a acho extremamente talentosa. Esta receita é criação dela.

RISOTO AL LIMONE

– 1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
– 1 cebola picada
– 1 colher de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de azeite
– suco de 1/2 limão siciliano
– 1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano
– 1 colher de sopa de Lemoncello
– 3 xícaras de caldo de legumes quente
– 4 colheres de sopa de creme de leite fresco
– 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– 2 colheres de sopa de semente de papoulas
– 1 colher (café) de pimenta-do-reino branca
– 1 colher (café) de noz moscada

Aqueça a manteiga e o azeite. Adicione a cebola e refogue até que comece a murchar (cuidado para não dourar a cebola pois isso escurece o risoto).
Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione o suco, as raspas de limão e o Lemoncello e misture.

Adicione 1/2 xícara do caldo de legumes quente e mexa até que quase todo o caldo tenha sido absorvido. Adicione outra 1/2 xícara do caldo e repita o processo até que esteja com uma textura fime mas macia. O importante é mexer sempre para atingir a consistência cremosa. Por último adicione 1/4 de xícara de caldo. Normalmente não é necessário colocar sal, uma vez q o caldo de legumes já é salgado.

Desligue o fogo, adicione o creme de leite, o parmesão, a pimenta do reino, a noz moscada, as sementes de papoula e misture bem.
Desfrute imediatamente!

16 Comments
  • Letrícia

    Responder

    Esse risotto parece divino. Deu vontade de comprar uma garrafa de limoncello só para provar.Beijos!

  • Laurinha

    Responder

    Hummmm, anotei a dica do mascarpone… apesar de ‘salgar’ um tanto o prato, é uma sugestão deliciosa!Ficou lindo, super apetitoso!Beijinhos

  • Bia Belliard

    Responder

    AI este risoto deve estar dos deuses mesmo !! bj

  • Iliane

    Responder

    amiga que maravilha..e..eu que não posso vêr um rissoto e quero fazer…isso é uma loucura!!kkk..adorei…imagino o sabor com limoncello!!!receita anotadissima..bjus

  • Téia

    Responder

    Tina, amei este risoto, liiiindo.Ó adorei seu comentário lá na Sopa de Mamão. Só agora vi. Fiquei muito feliz em ter ganho o desafio do mamão, ainda mais por ser um dasafio seu. :):) Eu imagino como você deve correr, mas a gente gosta, né? Ah, deixei um mimo para você e o seu blog viciante. Bj na bochecha querida.

  • Vivian

    Responder

    idealizado por Renata e reproduzido por vc, só pode mesmo ficar muito bom.bom fdsbj

  • Eliana Scaramal

    Responder

    A Renata é uma graça mesmo!!! E o risoto está perfeito Tina, eu queria mesmo era “roubar” o prato!! hehe

  • Luciana Macêdo

    Responder

    Este risotto deve ser mesmo ótimo. Também gosto de Limoncello, do sabor, do aroma. Este vou experimentar.Já experimentou o bolo da Laurinha que usa Limoncello, eu fiz e é ótimo.Bjs!

  • Leo

    Responder

    Também gostamos muito de fazer risoto lá em casa. Engraçado, sabe quando você simplesmente não lembra de uma informação e de repente cai a ficha? Li novamente seu perfil e lembrei que você é do Cariri? Nossa, que legal. Apesar da distância, fiquei feliz por encontrar alguém “da terra”. Não sei você, que está há muito tempo fora, mas aqui em São Paulo o “povo” costuma dizer que o sotaque da Bia é carregado no 220v. Ela só piora, hahahaha. Beijo.

  • Cris

    Responder

    Hummmmmmmmmm babando aqui… só o nome da receita já promete… adorei. Bjs e bom finde para você!

  • ameixa seca

    Responder

    Uau!!! Uma fera fazendo a receita de outra fera… só pode resultar em algo tão lindo e perfeito 🙂Parabéns a ambas!

  • Graciele Amâncio

    Responder

    Oi amiga, Até senti o gosto na minha boca…alem de lindo deve estar com um sabor irresistivel..abraço

  • Marizé

    Responder

    Valentina esse prato está maravilhoso, eu também acho a Renata muito talentosa e com muito bom gosto.Acho que o mascapone foi uma muito boa substituição.ParabénsUm bj e bom fim de semana

  • Glau

    Responder

    Tenho conhecido cada vez mais a Re de perto e vejo o quanto ela é super talentosa, caprichosa, além de ser muito querida! Valentina, vc tem mãos mágicas! Bjos

  • Renata Gaeta

    Responder

    Tina,A Mari disse tudo, vc é um talento! E ver uma receita minha feita e elogiada por vc é um tremenda honra.Indescritível!Tu me emocionastes!Muito obrigada!Bjs

  • Mari Azevedo

    Responder

    Valentina querida, essa receita é maravilhosa! A Renata tem receitas lindas, e confeccionadas por um talento nato como vc, só poderia resultar nesse espetáculo que estamos vendo aqui… quase consigo sentir o aroma desse risotto lindo daqui de casa!Beijo, linda!

Leave a Comment