Repolho com Alcaparas, Manteiga e Páprica Adocicada

0 Comment

Esta receita é de um dos livros que mais gosto – Casa Moro, The Second Cookbook. Livro de autoria de um casal britânico, Sam & Sam (Samantha & Samuel). A culinária deles é inspirada na Espanha Moura e norte da África. Não vou falar muito mais sobre eles, só que se você vier a Londres recomendo uma visita ao restaurante – aqui está o site. Não será uma experiência barata mas definitivamente válida. Sou muito chata com restaurantes. Acho que existem muitos com fama, preços absurdos e resultados muito abaixo das expectativas. Casa Moro, por outro lado, é ótimo. A comida é boa, honesta.. Tive uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa. Cada uma delas foi excelente, a comida muito bem preparada e os ingredientes todos bem balanceados.

Voltando à receita. Queria usar estes repolhos da minha cesta – os últimos da leva do verão, e queria fazer algo novo, diferente. São chamados repolhos de primavera, e são compridos, parecendo um pouco o formato de acelgas, só que com as folhas de repolho. Nunca tinha visto um destes antes. Acho que as alcaparras dão um contraste bacana ao sabor do repolho, e a páprica acrescenta um leve adocicado que na minha opinião deixa uma assinatura única ao prato. Me excedi, comi demais e depois sofri com tanto repolho no estômago. Mas tudo por uma boa causa.

700g de repolhos cortado em quatro partes

75g de manteiga

70g de alcaparras

2 dentes de alho em fatias bem finas

Sumo de meio limão

¾ colher de sopa de páprica (da adocicada)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Coloque água para ferver numa panela grande o suficiente para abrigar as fatias de repolho. Quando a água ferver coloque sal e as fatias de repolho, empurrando-as para o fundo da panela.Baixe o fogo para manter a água em ponto de fervura. Assim que as fatias de repolho começar a ficar macias, retire-as e ponha de molho numa bacia com água gelada para que parem de cozinhar. Depois escorra.

Derreta a manteiga em fogo médio/baixo, e quando começar a espumar ponha o alho e alcaparras na frigideira para tostar. Coloque as fatias de repolho (se a sua frigideira não for muito grande talvez você precise colocá-las em duas levas) até que esquentem. Tempere com sal e pimenta-do-reino, jogue o sumo de limão por cima e dê uma mexida. Na hora de servir salpique a páprica por cima das fatias de repolho.

0 Comments

Leave a Comment