Quinoa com Milho, Cebolinha e Hortelã

3 Comments


Quinoa. Nem vou narrar as maravilhas de quinoa porque sei que todos vocês já leram sobre isso. Parecem pepitas brilhando ao sol. Não que eu já tenha visto uma pepita de perto. Porém vou lhes dizer que esta receita que apresento aqui é M A R A V I L H O S A. Comprei meu milho no supermercado, ainda com a palha em volta.. Só porque queria fazer esta receita. Você cozinha a quinoa em parte no vapor, e ela fica fofa. O milho dá uma certa crocancia. Agora o que realmente faz com que a receita seja um sucesso é o molho. Leva mel, limão… Uma combinação muito feliz. Comi e fiquei fazendo barulho de ‘hmmm’, ‘hmm’.. Se seus ingredientes são todos fresquinhos você também vai fazer ‘hmmm’. A única coisa que acrescentei e não listei nos ingredientes foi um tiquinho de dedo de moça picadinha. Bem pouquinho mesmo, só para dar um ardidinho na hora de mexer. Porém vc não precisa da pimenta para se deliciar com este prato. Desculpem se pareço um pouco excessiva mas fico muito animada quando como algo saboroso. Tirei a receita da ediçao de agosto de Gourmet – não sei se a receita esta available on lin.

4 espigas de milho

1 colher de sopa de raspa de limão ( uns dois limões )

2 colheres de sopa de sumo de limão

35g de manteiga sem sal derretida

1 colher de sopa de mel

½ colher de chá de sal

¼ colher de chá de pimenta-do-reino

2 xícaras de quinoa

4 cebolinhas verdes picadas

½ xícara de hortelã picadas

Primeiro passo é cozinhar o milho. Quando estiver cozido coloque numa tábua e retire os grãos com uma faca. Reserve.

Pegue uma saladeira meio funda e coloque: raspa de limão, sumo de limão, hortelã, manteiga derretida, mel, sal e pimenta-do-reino. Misture tudo bem misturadinho. Reserve.

Para preparar a quinoa primeiro de uma enxaguada bem boa – repita mais duas vezes. Cada vez deixe escorrer a água numa peneira antes de dar a segunda enxaguada. Coloque a quinoa numa panela com ¾ de água com um pouco de sal e deixe cozinhar em água fervendo por 10 minutos. Retire do fogo e transfira para uma peneira ou para uma cuscuzeira ou uma daqueles objetos de bambu orientais que são usados para se cozinhar a vapor. A quinoa tem que ser cozida no vapor por 5 minutos. Retire do vapor, use um garfo para espalhar os grãos, e jogue na saladeira com o molho. Misture bem, jogue os grãos de milho, cebolinha, hortelã, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e sirva.

3 Comments
  • Elaine Cambauva

    Responder

    Muito obrigada, Valentina… A receita já está lá no Cantinho Vegetariano. Taí o link se quiser conferir:

    http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2010/03/quinua-com-milho-cebolinha-e-hortela.html

    Um abraço e um ótimo fim de semana!

  • Elaine Cambauva

    Responder

    Ah, Valentina… Essa receita é de encher os olhos! E (pra variar) tô eu aqui pedindo sua autorização pra postá-la (receita/foto) no Cantinho Vegetariano.

    Me deixou com água na boca. Essa combinação do milho com a quinua parece perfeita!

    Abraço… Bom fim de semana!

  • Solange Belém

    Responder

    Oi Valentina,nunca comprei quinoa, por não saber como fazê-la. Mas agora mudei de idéia, vou inclui-la em minha lista de compras.Gostei de conhecer seu blog, e também tenho certeza que vou gostar desta receita. Obrigada e até a próxima. AbraçosSol

Leave a Comment