Quem faz o Gourmandise

13 Comments

O Gourmandise pertence ao casal Nina e Marcel. É um canto em que não se tem somente dicas sobre aonde comer bem, como preparar bons pratos, mas também sobre o que beber, como harmonizar. Para mim foi uma alegria imensa tê-los aqui, contando um pouquinho deles.

Como foi que o Gourmandise nasceu?

O Gourmandise começou como um arquivo de receitas para os alunos da Nina. Com o tempo passou a ser um arquivo de receitas, vinhos (e outras bebidas), bares/restaurantes que passaram pela nossa vida.


Que comida lhe lembra a infância?

Nina: O Sukiyaki da minha mãe, a pizza retangular (de massa grossa com mussarela e tomate) da minha avó paterna, a bala de coco e o brigadeiro de café da minha madrinha.

Marcel: Chawanmushi (mousse salgada de ovo), natô (soja fermentada), takenokô (broto de bambu) e bife a milanesa.


Existem algum prato ou alimento que vc tenha muita vontade de provar?

Nina: Beijing duck na China e Huitlacoche.

Marcel: Huitlacoche, vinhos (uma infinidade) e de forma geral qualquer iguaria étnica.

Defini-se como um audacioso degustador ou um apaixonado pela confort food?

Acho que nós dois podemos ser considerados audaciosos por experimentarmos ingredientes/pratos incomuns, mas ao mesmo tempo apaixonados pela “velha cozinha”. Os dois conceitos convivem bem.


Cozinhas sozinho ou adora fazer uma farra na cozinha?

Nina: Acho que sou mais rápida sozinha. Mas quando preciso de ajuda, o Marcel é o melhor auxiliar. Ele é especialista em carnes e peixes (assados, cozidos, grelhados, churrascos, etc).

Marcel: Sou apenas um razoável auxiliar.


Você gosta de preparar jantares? o que costuma servir?

Nina: Minha vida gira em torno da gastronomia. Fico feliz em ver as pessoas saboreando algo que cozinhei.

Quanto aos pratos, depende da fase. Às vezes cozinho baseando na cozinha francesa, outras nas cozinhas orientais (japonesa, coreana, chinesa, thai). As sobremesas são as minhas preferidas! É comum idealizar a sobremesa antes do prato principal ou entrada.

Marcel: Não tenho a disposição para cozinhar todos os dias, mas normalmente gosto de assados longos (daqueles que são marinados, selados e regados durante a cocção – vigia constante).

Que ingredientes não podem faltar na sua lista de compras?

Nina: Azeite, queijos, pastas, mel, ovo caipira, limão, manteiga, legumes, verduras, mostarda Dijon, frutas, oleaginosas, flor de sal, azeitona preta, especiarias, ervas e alho.

Marcel: Atualmente vinho, vinho, vinho, flor de sal, embutidos e azeite.


Qual a maior influência no seu modo de cozinhar?

Nina: minha mãe (cozinha oriental), minha madrinha (bolos e doces) e minha ex-chef (cortes, cocções e fundos).

Marcel: Minha avó (cozinha japonesa) e a Nina.


Qual seria a refeição ideal para ti?

Nina: Seria uma refeição com bons ingredientes, pratos de sabores limpos e simples, sem “invencionices” e se fosse em um restaurante, por um preço honesto.

Marcel: pratos simples, pode ser um PF (prato feito), mas com boa companhia.


Nos conte 5 coisas inusitadas a seu respeito.

Nina: Sou formada em Publicidade e propaganda (a gastronomia chegou depois na minha vida). Sou ex-fumante (!). Comecei a dar aulas de confeitaria por acaso. Os alunos dizem que sou super exigente (bom, todo mundo já foi aluno…). Confesso que já comi muito Mc Donald’s durante a adolescência (não espalhem!).

Marcel: Sou péssimo em autoavaliações! Embora trabalhe hoje com Marketing (vinhos), minha formação é em Direito. Gosto de ouvir Billie Holliday, Ramones, Fundo de Quintal e Jorge Ben Jor. Antes conhecer a Nina eu não gostava de sorvete. Só lembrei de três coisas.


Você consegue realizar as refeições regradas, ou normalmente não é possível?

Nina: Meu café da manhã é sagrado. Tento almoçar entre 12h e 14h, mas o jantar nem sempre é realizado em um horário correto (tem dias que saio do trabalho à 22h30).

Marcel: Só quando estou em férias, acompanho o ritmo da Nina, um pouco mais regrado. A única regra que consigo seguir nos outros dias é a que sexta-feira é o dia para se comer bem. Às sextas, os colegas de trabalho logo perguntam qual novo restaurante visitaremos.


Como organiza suas tarefas cotidianas, o tempo livre e o tempo dedicado ao blog?

Nina: Quando tenho tempo, gosto de preparar as minhas refeições (agora que estou de férias é muito mais fácil). Nas horas livres, gosto de ler sobre enogastronomia, ir a restaurantes, testar novas receitas e namorar. Já que postamos desde as receitas do dia a dia até as mais elaboradas, atualizamos o Gourmandise quase todos os dias.

Marcel: Ai! Esta pergunta vai me gerar uma série de cobranças… A Nina cuida mais do blog. Às vezes faço algum post, especialmente vinhos e eventos, mas, sem dúvida, a Nina dedica-se muito mais.


13 Comments
  • Letrícia

    Responder

    Muito boa, essa entrevista. Aliás, todas têm sido ótimas 🙂

  • Simone Izumi

    Responder

    Eita casalzinho bacana!!!!Adorei a entrevista!!A Nina é uma larousse ambulante!!rss…bjs

  • Nana

    Responder

    Valentina, passando voando aqui para te desejar um Feliz Natal cheio de paz e amor querida. Mil beijosss

  • Cris

    Responder

    Quanta coisa aprendemos sobre cada foodie que você entrevista! Beijos, Feliz Natal!!!

  • Luciana Macêdo

    Responder

    É sempre conhecer um pouquinho mais dos amigos de blog. Ótima conversa.Aproveito para desejar-lhe um Natal com muito amor e paz e um Ano Novo repleto de felicidades e realizações.Beijinhos!!!

  • Graciele Amâncio

    Responder

    feliz natal, e um ano repleto de amor, paz e realizaçoes para vc e sua familiaum abraço

  • Graciele Amâncio

    Responder

    adorei a entrevista, é sempre bom saber um pouco mais.bjos

  • ameixa seca

    Responder

    É sempre bom conhecer as pessoas por trás do blog 🙂Eu visito o Gourmandise sempre e adoro!!!

  • Iliane

    Responder

    amei..adorei a entrevista com o ::Marcel e a Nina!adoro receber visita deles no meu blog!!m,ais uma entrevista muito ..muito feliz!!!bjus e otmo Natal!!

  • Marcia

    Responder

    Bom conhecer um pouquinho da Nina e do Marcel. Valentina, você continua uma perfeita jornalista.Bjs

  • Nana

    Responder

    Uauuuuuuuu, adorei essa entrevista, saber um pouquinho das pessoas. Valentina parabéns e Nina e Marcel muito sucesso para vocês queridos.Bjs

  • Odete

    Responder

    Valentina, otima essa entrevista. Muito bom saber um pouco mais sobre a Nina e o Marcel. Aprendo muito com eles.Beijos

  • Gina

    Responder

    O Gourmandise foi um dos blogs que fiz questão de homenagear quando recebi um selinho, assim como o seu, Tina. Gosto das receitas inusitadas, dos ingredientes novos (para mim), das fotos. Enfim, como já disse no blog, só não aproveito integralmente as dicas deles, porque não tenho hábito de tomar vinho. Parabéns pela escolha da Nina e do Marcel, para podermos conhecer um pouco mais sobre eles.Bjs, querida!

Leave a Comment