Pudim de coco

30 Comments

Milenium Bridge que conecta a Tate Modern com a St Paul’s Cathedral

Esta época no ano é cheia de emoções – muitas pertencentes a pólos opostos. As boas vêm de dias claros de outono, frios, mas com um céu bem azul. Estive em Londres há uns fins de semana atrás e peguei um barco para ir até Canary Wharf. Ótimo fazer o passeio na parte descoberta do barco. Muita gente não gosta de ficar do lado de fora, então a gente acaba com um espaço grande só pra gente. Fico sentada lá só admirando a paisagem. Um destes raros momentos em que a mente não está processando milhões de coisas ao mesmo tempo. Se em Londres para uma visita faça uma viagem pelo Tamisa no Clipper. Ele não é o típico barco de turismo, mas vai de Waterloo até Greenwich. Compre um bilhete ‘return’- de ida e volta, e quando chegar em Greenwich salte, dê um passeio por lá. Pegue o barco e volte no final do dia.

Esta receita é a primeira de uma série de receitas que estou fazendo para o natal. Bom, não que vá fazê-la para o dia do natal, mas estou testando várias que se não fizer para o natal exatamente, farei para o período das festas. Colocarei postagens aqui dia sim dia não. Me pareceu uma ótima opção para um natal quente – estarei em Brasília. Um pudim com sabor tropical, que pode ser servido com romãs, amoras. Na primeira vez em que fiz esta receita a servi com romãs, tal qual na receita original do Bill Granger. Desta vez não tinha mais romãs e usei umas framboesas. O contraste das framboesas com o suave adocicado do pudim é um casamento perfeito. Caso você queira fazer este pudim, use frutas de sabor contrastante. Nada muito doce, pois você perderá o contraste.

Pudim de coco – porções individuais

Ingredientes:

  • 300ml de leite
  • 400ml de leite de coco
  • 60g açúcar mascavo claro
  • 125g açúcar
  • 4 ovos
  • 3 gemas
  • Sementes de romã ou framboesas

Preparo:

Coloque o leite de coco e leite normal numa panelinha e leve ao ponto de fervura. Assim que ferver retire do fogo e deixe esfriar.

Pre aqueça o forno – 150oC. Prepare o caramelo: coloque o açúcar mascavo e 110g do outro açúcar numa panelinha em fogo médio, mais 285 ml de água. Mexa até que o açúcar se dissolva, deixe ferver e continue com a panelinha no fogo por mais um 10 minutos pelo menos. A calda deve mudar de cor um pouco, ficando um pouco mais clara. Retire do fogo e divida igualmente entre 6 ramekins. Numa tigela coloque as gemas, os ovos, o restante do açúcar – 15g, e mistura de leite de coco e leite normal esfriada. Mexa tudo levemente com um fouet ou colher de pau – gosto de misturar os ovos e açúcar primeiro. Coe a mistura e divida igualmente entre os 6 ramekins. Coloque os ramekins numa assadeira, encha metade da assadeira com água quente  – chegando até metade dos ramekins. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40-45 minutos, até que os pequenos pudins fiquem firmes, mas mantendo um leve ‘tremor’de flacidez. A flacidez bem vista nos pudins. Sirva com sementes de romãs ou framboesas.

30 Comments
  • Ive Resende

    Responder

    Olá Valentina,

    Este pudim de côco caiu como uma luva no meu jantar a dois no Natal passado (2010). O marido, que ama côco, ADOROU. Voltei aqui só para contar o sucesso da receita. 🙂

    Abraços
    Ive

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Valentina, adorei a receita, simples,fácil e de sabor imcomparável,amo coco, aliás aqui na minha terra a Bahia, em cada esquina tem um vendedor, adoro beber água de coco verde geladinha,principalmente quando vou á praia.

    Estou lançando um desafio no meu blog, estou convidando as amigas blogueiras a fazer as mini-árvores de Natal ,são simples,feitas de bolo,e a forma é a mais artesanal possível.Acho que vai gostar,sinta-se convidada.

    Beiijinhos

  • Ana Carolina

    Responder

    Que fotos lindas de Londres, ai que saudades de lá! Simplesmente adoro aquela cidade e o passeio que recomendou é realmente imperdivel! Vou testar o pudim para o Natal também, está muito quente e algo fresco vai muito bem! Bj Carol

  • ana

    Responder

    Olá!
    Adorei as fotografias de Londres e este pudim!
    Assim que encontrar leite de coco aqui, o que deve ser difícil, vou experimentar.

    Um abraço e bom Natal

    Ana

  • S Lloyd

    Responder

    Amazing pictures! Escpecially the landscape’s ones.
    Thanks for the coconut pudding recipe. I got a friend who speaks your beautiful language totranslate it to me and I made it. Really delicious.

  • wair

    Responder

    Eu vou fazer este pudim a.s.a.p! Tomara fique tão bonito (e aparentemente tão gostoso) quanto o seu. Abs

  • Helena

    Responder

    Valentina
    Moro em Lisboa, estive aí em passeio.

  • Nereime

    Responder

    Valentina, achei tão charmosos os pudins individuais e a louça e as colheres de cabo azul mais charmosas ainda!!!Amo a cor azul, deixou sua fotografia perfeita!
    E este pudim fará sucesso com meu caçula ele só pede pudim para sobremesa!!!
    Tenha uma ótima viajem a caminho do Brasil, o verão já está a toda e os passarinhos fazendo festa pelas manhãs ensolaradas.
    Um grande abraço
    Nereime

  • Aninha

    Responder

    Querida Valentina,

    Esse pudim lembra um que sempre faço. A única diferença é que na minha receita não vai açúcar branco e tem baunilha (fava). Mas testarei essa receita porque coco é uma das minhas paixões na culinária.

    Eu só cozinho com óleo de coco (tanto nas preparações doces e salgadas) – porque além de mais saudável, os pratos ficam mais saborosos e suaves.

    Ainda não tive nenhuma oportunidade de conhecer Londres, mas quando for, espero poder conhecê-la pessoalmente, pos sei que és tão encantadora quanto tudo o que compartilha nesse “trem bom”!
    Beijos,

    • Trembom

      Aninha, o leite de coco custa uma fortuna aqui. Aonde voce compra no Brasil? estou indo para o natal e vou procurar. ah, quando vieres eh so me dizer pois adoro dar uma de guia.

  • Claudia Lima

    Responder

    Adorei a receita! Achei ótima que não leva leite condensado. Uma opção que, certamente, vou experimentar, pois adoro Pudim de Côco.
    Bjs 🙂

    • Trembom

      Claudia,se fizeres precisas me dizer. adoro pudim.full stop.lol

  • Ameixinha

    Responder

    Quero muito voltar a Londres para fazer coisas que não fiz como andar de barco no Tamisa 🙂 Adoro leite de coco, o pudim ficou rodeado de lindas pérolas!

    • Trembom

      Quando voce vier aqui de novo tem que avisar, vai?!

  • Luiza

    Responder

    Hello!

    Passeando por ai, vim parar aqui e que maravilha descobrir o teu espaço! Ele è lindo, muito bem feito! Com tanto de otimas fotografias e de receitas explicadinhas!
    Ja te adicionei entre os meus favoritos e com certeza vou passar por aqui muitas vezes!
    Eu adoro cozinhar e tambem a fotografia!
    Pra começar, te ”roubei” a receita de pudim de coco… adoro tudo feito com ele… Outra coisa, qual è o bloog da Karrin?
    Parabens pelo site!
    Tenha uma otima noite!

    Luiza

    ps. Muita neve por ai nè? Por aqui (Milao) pouco, mas muitooooo friooooo kkkkkkkkkk

    • Trembom

      Luiza,muito obrigada. Pois volte mais vezes. Se vc fizer o pudim me conta o que achou. gostaria de saber. Por aqui teve muita neve estes dias. parece que vai dar uma amenizada. Agora o frio está brabo, aquele vento geladérrimo que faz parecer que o frio é maior ainda.

  • Helena

    Responder

    Valentina
    Nem faz duas semanas que tirei uma foto parecida com essa da ponte, mas doutro angulo mais acima (do Tate) e com o céu nubladíssimo.
    Adoro a textura dos pudins, sei que me iria deliciar com este lindo de sabor a coco.
    Beijo

    • Trembom

      Helena, esta foto bem debaixo é um mistério pois lembro de ter tirado todas as outras, mas acho que estava a clicar que nem uma louca e por puro acaso de uma certa forma, consegui esta foto com a ponte perfeitamente em cima de mim. Vc mora por aqui ou estava a passeio? Quanto a pudins, também sou louquinha por eles .Esta suavidade aveludada me encanta.

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Nesse momento, gostaria de morar em Brasília. Quem sabe a gente se encontraria?
    O pudim me parece muito bom e as fotos, como sempre, inspiradoras…, mas isso não é novidade.
    Já te falei que tenho um jogo (lamentavelmente incompleto) de porcelana inglesa, presente de minha mãe? Seu prato lembrou-me… Tem mais de 60 anos!
    Desculpe o sumiço, mas a viagem para o show do filho me deixou focada por vários dias.
    Bjs.

    • Trembom

      Gina, ainda vou com tempo para ir ao sul e vamos prosear. Pode escrever. Minhas férias são sempre muito curtas.

  • Junia Ansaloni

    Responder

    Que charme esse pudim…Lindas fotos como sempre !!! Adoro passar por aqui !!! çtima viagem ao nosso Brasil !!!
    Bjim e boa noite !!!

    • Trembom

      Obrigada Júnia. Vais passer teu natal na Itália?

  • Odete

    Responder

    My dear, mais fotos lindas! Tenho fascinacao por pontes,
    e amo pudins. Esse esta lindo e a combinacao dos sabores parece perfeita. Tambem vou passar Natal no Brasil, soh que no Sul. Que tenhamos um lindo natal la!
    Beijo

    • Trembom

      Odete, obrigada. Um céu azul faz maravilhas numa foto. Ah, curta bem o teu natal.

  • briciaayu

    Responder

    Valentina,
    Vou adorar passar aqui, atras de inspirações para o meu Natal.
    Esse pudim já está anotado.
    Nunca fiz outro pudim, que não seja o de leite condensado, por isso, vou variar um pouco , e nada melhor do que começar com essa receita.
    beijos

    • Trembom

      Fabiana, pois tente. Tenho um de avelã que é muito gostoso também.

  • argas

    Responder

    Adorei a sugestão..a fazer!

    • Trembom

      Se fizeres me conta o que achastes.

  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    querida Valentina,

    essa ponte me traz lembranças tao boas, pois atravessei ela de braços dados com o meu pai na última vez que estive em Londres.

    seu pudim está lindo demais. sem falar que gosto imensamente de ver receitas assim que não levem o indefectivel leite condensado. déli!

    um beijo,

    • Trembom

      Querida Fer, muitos beijos e imensas saudades. Ando atrás de aprender a substituir o leite condensando e vou comecar a adaptar esta receita. Ah, que memória bacana.xxx

Leave a Comment