Pretzels – minha paixão

26 Comments

Estive meio adoentada no começo da semana que está acabando. Não consegui comer nada por uns 3 dias. Só consegui forçar uma banana por dia por três dias. Ao ver comida sentia vontade de colocar tudo para fora. Na quarta feira resolvi que tinha que tentar comer pelo menos pedaços de pão, pois estava indo trabalhar e comecei a me sentir muito fraca no metro.

Fiquei paquerando esta receita que publico aqui, até que hoje consegui fazê-la. A origem é este blog – The Fresh Loaf. Adorei a receita por ser bem prática, a massa não tem que descansar. Bem que dividi a massa em duas partes e deixei ½ descansar. Mas confesso que não notei diferença no sabor ou textura. Tenho certeza de que a farei mais vezes pois sou louca por pretzels. Salpiquei os meus com gergelim preto, sementes de papoula e flocos de sal. Adotei o método em que se cozinha o pretzel rapidamente antes de levar ao forno. E achei genial. Talvez amanhã faça bagels.

 

Ingredientes:

  • 1 colher chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 2-3 xícaras de farinha de trigo para pão
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 xícara de leite morno ( se vc enfiar o dedo a temperatura é tolerável )

Preparo:
Coloque todos os ingredientes ( farinha – só duas xícaras a princípio) numa tigela e misture bem até ficar com uma bola. A princípio, por você só ter acrescentado 2 xícaras, ficará meio molengo. Vá acrescentando a 3ª xícara aos poucos, até que a massa fique com uma consistência uniforme. A bola que vai se formar ficará homogênea, macia. Note que a massa pode ser misturada tanto a mão como numa batedeira com ganchos próprios para massa de pão. Voce não precisa deixar a massa crescer, que nem faz com massa de pão.

Divida a massa em bolas de peso quase idêntico, e depois vá enrolando cada uma num formato de lingüiça. Gosto de ficar com uma lingüiça bem fina, pois o pretzel engrossa no forno. Deixe as tiras descansando um pouco e ligue o forno – 200oC. Voltando `a massa, depois do descanso dê o formato de pretzel: basicamente ponha uma tira em frente a você, pegue as pontas e vire-as para cima, e traga-as de volta em direção a você, cruzando as pontas. Repita a operação até que todos os pretzels estejam modelados.

Ponha água para ferver numa panela. Enquanto a água esquenta, unte uma assadeira. Reserve. Quando a água ferver, vá colocando os pretzels na água fervente, um por um, e deixe cozinhar por uns 5 segundos. Retire da água e transfira para a assadeira. Repita os mesmos passos até que todos os pretzels tenham tomado um banho de água fervente. Salpique o que preferir sobre os pretzels antes de levar ao forno : sementes de papoula, sementes de girassol, flocos de sal.. Leve ao forno por uns 15 minutos.
Retire, deixe esfriar e é só comer.

26 Comments
  • Ana

    Responder

    Oi querida !!!que bom que já voltou.Nos shoppings do Brasil existe uma franquia de pretzel. Eles são bem grandes (e caros também), e as moças fazem o formato rapidamente, jogando os rolinhos de massa pra cima. um beijo.

  • angela

    Responder

    maravilhosa, vou fazer neste final de semana, beijos!

  • Cris

    Responder

    Também amo soft pretzels… estou com uma receita aqui que uma australiana me passou, mas esta aqui não precisa descansar 🙂 adorei. bjs!

  • Nysa

    Responder

    ficaram muito giros esses pretzels 😉

  • laila

    Responder

    adorei!!!!! quero fazer sim!!!bhs

  • Gourmandise

    Responder

    Só fiz duas vezes na vida! Mas o processo que usei era diferente – não mergulhava em água fervente, borrifava uma solução de água e bicarbonato de sódio antes de assar (para dar aquela cor escura por forma).Anotei a sua receita.bjos.

  • Cláudia

    Responder

    Valentinha, que pena que você ficou dodói. É horrivel, ainda mais quando não conseguimos comer nada. Ficamos mais fraquinhas ainda. Mas ainda bem que melhorou e os seus pretzels estão lindos, muito mais do que no blog que você se inspirou! Aqui em casa todos gostam, mas nunca fiz. A gente come o do shopping com açucar e canela!

  • Valentina

    Responder

    Re, obrigada pelo carinho amiga. Ah, estava louca para comer pão. E os pretzels foram a forma mais prática.Eli, já tinha feito pretzels no passado mas Deus sabe aonde está a receita pois eu não lembro. Amei este leve cozimento.vou adotar sempre.Anônimo, vc me pergunta se ficam iguais aos da franquia, mas não tenho idéia de como são os da franquia.Claudia, obrigada pelos votos de melhora.Mari querida, obrigada pelo carinho e votos de melhora. Esta receita é realmente bem simples, viu?! Mais do que isso, impossível. Eu mulher, com certeza vamos tomar um cafezinho. Pode ser que será primeiro na Europa.; o )Vivian, muito chato, viu?! Que bom que você gostou desta receita.Ameixa querida, hoje, uma semana depois, te digo que me sinto como nova. Pão, bolos e cia, você é do meu clube de fãs de pretzel então.risos. Que bom!Claudia querida, gostei desta dica da maça. E vou lembrar para o futuro.estava sem maca em casa. Por isso acabei comendo só bananas. Laurinha querida, não usei bicarbonato nesta receita.Acho que da próxima vez tentarei para ver se notamos muito a diferença. Axly, faz sim. Esta receita é tão simples.Andréa, estou sim.Grata. Se não os encontra tente esta receita pois é bem prática.Grazi, obrigada querida.Nana, detesto ficar doente. Tenho certeza de que os teus ficaram ótimos. Vejo o que fazes e como és capaz.Pat, conheço receitas em que não se tem que dar banho de água quente, mas estes eram assim especial.risosIliane querida, com certeza é péssimo. Tente fazer em casa então. Podes variar e fazer um doce para a Gabi.risos

  • Iliane

    Responder

    que bom que você já tá bem..coisa chata é ficar dente né?mas..tá passando..isso é que importa mesmo..fique boa!achei maravilhosos seus Pretzels..sou louca por isso..não posso ir num shoping..que não resito e compro..mas..numca tentei fazer em casa..ficaram incriveus i seu..bjus amiga..li

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, nunca fiz pretzels e não sabia que eles passavam por água fervente como os bagels (que eu fiz uma vez e ficaram horrorosos). Vou tentar esta receita aqui, querida! Achei fácil e os teus pretzels ficaram lindíssimos.Bom saber que já está melhor.

  • Nana

    Responder

    Ai como é ruim estar doente!Pretzels eu já fiz, mas estou esperando o momento legal para postar.Claro que o seu ficaram muitos mais bonitos que o meu.Bjs

  • GRAZI

    Responder

    maravilhosos!!!tomara que já esteja 100%restabelecida!!!!bom domingo!!

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Que bom que você está melhor, e espero que você esteja totalmente restabelecida!Que delícia de pretzels! Eu tbm gosto muito, pena que por aqui por perto eu não encontre!Receita anotada!Beijinhos!

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Que bom que você está melhor, e espero que você esteja totalmente restabelecida!Que delícia de pretzels! Eu tbm gosto muito, pena que por aqui por perto eu não encontre!Receita anotada!Beijinhos!

  • Axly

    Responder

    Adorei você postar essa receita!Só vejo e como essas belezinhas no shopping e são meio salgadinhos os preços.Agora vou fazer em casa!Valeu^^Kisss!

  • Laurinha

    Responder

    Eu fiz uma vez um que se dá banho – só mergulhando em água com bicarbonato…depois leva para assar…Como vc mesma disse, esses são ótimos, nem precisa descansar… vou experimentar qq dia!Espero que agora vc já esteja bem melhor! Mandei umas estrelinhas para você, carregadas de bons fluidos e pronto restabelecimento, viu!Beijinhos

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Estimo suas melhoras o mais rapidamente possível.Eu adoro pretzel e a receita parece fácil de fazer. Um dia vou tentar com certeza. Me abriu o apetite só de olhar.Bjs 🙂PS: Quando fico com enjôo estomacal, gosto de comer, pelo menos, metade de uma maçã, mesmo forçando um pouquinho. Sempre funciona. É como se limpasse o estômago por dentro.

  • Pão, Bolos e Cia.

    Responder

    Ficaram muito pretzels, lol, ou seja bonitos. Eu também gosto e até já postei uma receita com eles, costumo enfeitar com sementes de sésamo.Bonitos e bons.

  • ameixa seca

    Responder

    Valentina, ainda bem que já melhorou 🙂Nunca comi pretzel… incrível!!! Mas hei-de experimentar fazer em casa. Gosto do formato deles 🙂

  • Vivian

    Responder

    Valentina, que coisa chatinha ficar doente. Ainda bem que já se recuperou. E pra nossa felicidade, publicou uma deliciosa receita.bom fdsbj

  • EU MULHER

    Responder

    Também sou louca por pretzels (tudo que é gostoso parece que engorda! rsrsrsrs), e sua receita vai me dar condições de fazer em casa mesmo tentando ficar com o mesmo gosto daquele do shopping.Espero que você venha mesmo a Natal para tomarmos um cafezinho com pretzel(rsrsrs) e outras guloseimas.Nos nossos planos consta o desejo de ir passear pela Europa no próximo ano(se a crise deixar, claro! rsrsrsrs), então, quem sabe, tomaremos novamente aquele café batendo um papo sobre os segredos da cozinha.Bjokas!

  • Mari Azevedo

    Responder

    Valentina querida, fico feliz por saber que vc está melhor! Seus pretzels ficaram tão lindos… e vc descreveu a receita de uma maneira simples e tão gostosa, que deu uma vontade muito grande de tentar aqui em casa!!Beijo grande!!

  • Claudia

    Responder

    Eu também amo pretzels e aqueles do shopping viciam mesmo. Eu adoro com umas pinceladas de manteiga derretida e passado na canela com açúcar.Melhoras moça!Claudia

  • Anonymous

    Responder

    Aaaaamooo pretzels. Acho que sou capaz de passar um dia inteiro me alimentando só de pretzels! Já cheguei a ir ao shopping 3 X em um só dia para comer no Mr Pretzels! Rsrsrsrs! Esses pretzels ficam iaguais aos da franquia? Nem sei se torço para voce dizer que sim (oba! Pretzels práticos sempre!) ou se torço para não (vou acabar ficando do formato de um pretzels, bem redondo!) ;-P

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina, como te falei ficaram lindissímos! E esse truque de colocá-los na água quente é bem legal em?! Isso realmente nunca me passaria pela cabeça. Agora vou fazer aqui também, delícia!!

  • Renata Gaeta

    Responder

    Tina, que bom que vc já está melhor… estive preocupada com vc…E sua melhora foi em grande estilo, hein? que pretzels maravilhosos… adorei!!!fica bem!bjkas

Leave a Comment