potinhos de creme e chocolate

6 Comments

petits pots au creme-9Estes potinhos estavam aqui esperando para ser compartilhados há muito tempo. Há uns 2 meses para ser mais exata. Toda vez algo acontecia. E mesmo este post durou uma semana. Todo dia eu escrevia um pouco, e caia no sono. Perdia metade do que tinha escrito, pois não havia salvado já que o sono havia me levado para a Neverland de surpresa. Acho gostoso quando a gente caí no sono assim, sem aviso. E acorda umas horas depois se sentindo mais energizada. Pode também acontecer de você acordar em uma posição desconcertada, e a cara estar toda marcada por se ter ficado com uma papel pregado. Já tive várias destas experiências, inclusive ter que ficar dando beliscão  no rosto para ver se dava cor e fazia desaparecer as pregas. É para rir.

petits pots au creme-8Tem receitas simples que vão pro meu caderninho verde, e esta é uma delas. Receitas que posso ter sempre a mão, para qualquer ocasião. Daquelas testadas, aprovadas. Saborosas e de preparo relativamente rápido. Esta lá o meu pão de queijo favorito, a minha torta de frangipane que sirvo com frutas, as empadinhas com iogurte na massa da Lica, e outras coringas são preciosas para mim. A verdade é que há muitas receitas que adoro, mas uma lista ‘pau pra toda obra’ é vital. Ainda mais comigo, pois sempre me distraio, estou a caminho de fazer algo e fico imaginando se não poderia fazer algo diferente. Quando o tempo não está do nosso lado isto não é a melhor opção.  E você? Você é prática? Aonde você mantêm as suas receitas coringa?

petits pots au creme-6Tem ocasiões em que se quer algo diferente pra depois do almoço. Algo para quebrar um pouco a comida salgada. Como que um agrado, acompanhada(o) ou não de um cafezinho. Fruta é uma opção, e uma que me agrada. Mas para algo diferente e simples, de preparo não trabalhoso acho que estes pontinhos são uma ótima opção. Você pode fazê-los só com leite se não quiser usar creme de leite também.

Esta receita é uma versão da Béa do La Tartine Gourmande, só que ela não usa o creme de leite.  Já provei na casa de uma amiga uma versão mais rica, com vários ovos. Mas por mais que seja extremamente saborosa, acho a quantidade de ovos um pouco excessiva. E esta versão da Béa me parece mais suave.Não há sobremesa mais confortante para mim do que as que são cremosas, que como que escorrem pela boca, deixando aquela textura aveludada na língua da gente. Sobremesas assim criam memórias em nossa mente.  O bom desta receita é que se pode variar. Não precisa usar o chocolate, pode ser com baunilha. Ou limão, usando as raspas. Joguei umas castanhas de cajú salgadas por cima. Pra criar uma outra textura, fazer a sobremesa mais interessante.

boxhill-2

petits pots au creme-10E deixo aqui umas fotos de Box Hill. Uma área muito bonita. Fica a 30km de Londres. Ótima para caminhadas, piqueniques, passeios de bicicleta. Vale a pena colocar na agenda. E se você der sorte poderá se encontrar com uma destas vaquinhas de bucho cacheado.

petits pots au creme-2Fotos: as fotos de paisagem são minhas, e foram tiradas na região de Box Hill.

Levemente modificada de uma das receitas da Béa do La Tartine Gourmande

Ingredients:

Instructions:

Coloque o leite, a baunilha e as sementes em uma panelinha,  e leve ao ponto de fervura. Assim que for começar a ferver retire do fogo e reserve por uns 30 minutos. Isto é para que o sabor da baunilha impregne o leite.

Enquanto isso derreta o chocolate colocando-o em uma tigela  sob uma panelinha com água. A água não deve tocar o fundo da panela. Como não uso microondas não posso  dar instruções de como derreter o chocolate no microondas, mas se você preferir usar o micro ondas se assegure de ter as instruções certas. Reserve.

Pre-aqueça o forno – 160oC.

Coloque os ovos, gema e açúcar em uma tigela e mexa para combinar, e depois derrame o leite aos poucos sobre a mistura, sem parar de mexer. É como dar tapinhas na cabeça e coçar a barriga. Possível, mas você tem que se concentrar. Quando a mistura estiver pronta divida-a em duas partes iguais. Acrescente o chocolate derretido e o cacau em pó a uma das metades. Caso você só queira chocolate como eu, dobre a quantidade de chocolate e cacau e use tudo. Misture. Divida os cremes por ramekins, e ponha-os em uma assadeira funda. Derrame água fervente na assadeira para que chegue até a metade dos ramekins – eu gosto de colocar a assadeira na grelha do forno puxada para fora, e só então derramo a água. Empurro a grelha do forno para dentro.  Deixe os de chocolate assar por uns 30 minutos. Os de creme vão demorar um pouco mais – uns 5 minutos a mais. A mistura ficará cozida, mas levemente ‘flácida’.  Só então retire do forno.  Quando eles esfriarem completamente cubra os pontinhos com papel filme, e leve-os à geladeira pra esfriar um pouco = pelo menos umas 3 horas.  Na hora de servir salpique umas castanhas tostadas picadas.

 

6 Comments
  • Lylia

    Responder

    Querida Valentina,
    Adoro quando recebo o e-mail avisando de uma nova postagem sua.Sempre com deliciosas receitas , lindas fotos e ótimo papo.
    Eu também adoro dormir assim , de repente, sem me dar conta. Acho que é o maior sinal de que estamos de bem com a vida, despreocupadas..
    Quanto às sobremesas cremosas, elas também são minhas preferidas. São um final perfeito para uma refeição.
    Essa sua já vai para minha listinha.
    Você me deu uma ótima ideia de separar as receitas coringas. Eu geralmente separo todas em pastas, por categoria, sem separar as mais usadas, mas quando quero procurar “aquela” fica difícil.Vou adotar seu método que vai me ajudar bastante.
    E , que lugar lindo é esse,hem? Já está anotado para a próxima ida para aí.
    Bj querida, e um ótimo fim de semana,
    Lylia

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindos seus potinhos, Vi uma receita ontem assim, só que com almond milk em vez do leite de vaca, fiquei super curiosa para provar. Estes são bons para quando se tem visita, não? Ficam prontinhos na geladeira, esperando para serem servidos. Delícia, amiga.
    Quanto às receitas que mais uso, uma vez ganhei um livro em um sorteio de blogs (há muitos anos) e o menino, tão fofo, mandou uma caixinha de receitas da Martha Stewart junto. Tenho maior carinho pelo presente. Fiz fichinhas de receitas e as guardo lá, para quando precisar. Super útil.

  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, Querida! Parabéns! Que a Santíssima Trindade, Maria e os anjos do céu possam abrilhantar este dia, aí agarradinhos a ti. Te desejo, acima de tudo, saúde e vida longa não só para continuar preparando bolos absolutamente insuperáveis como também para levar um pouco da tua alegria para mais e mais pessoas. Beijo, Renata

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Querida amiga, bom dia!
    O meu maior sonífero é ver a tv, é tiro e queda! Dificilmente vejo finais de filmes – hehehehe! E a cara é sempre amassada 🙂
    Guardo minhas receitas coringas num arquivo no meu pc!
    Receitas cremosas também me dão muito conforto e esses potinhos estão pedindo para serem comidos.
    Adoraria fazer um piquenique com você nesse lugar lindo!
    Te desejo um lindo fim de semana.
    Bjim
    Léia

  • Adriana Paleari on Facebook

    Responder

    Muito bom hein! Bjs

    • valentinajacome

      Adriana, bom… Naqueles dias de tempo molhado entao..melhor ainda.x

Leave a Comment