polenta de milho fresco e berinjelas

32 Comments

Ai que saudade do milho de Goiás. Desde que vi esta receita pela primeira vez fiquei apaixonada. Gostei da polenta inusitada, e da idéia do molho de berinjela por cima. Que combinação gostosa de sabores – por um lado o leve adocicado do milho e por outro o sabor da berinjela com o molho de tomate O uso do queijo feta – ou um semelhante, quebram um pouco com o doce do milho, e dão um ótimo toque à polenta. Sem contar com o orégano fresco. Pode-se usar esta polena para acompanhar um frango grelhado, ou como prato único. Além do que há o fato de que milho é muito rico em várias propriedades: vitamina B1,A, E, sais minerais (fósforos, cálcio e potássio), tem alto teor de carboidratos e também é bastante energético.
Com esta polenta participei do evento semanal organizado pela Kalyn do blog Kalyn’s kitchen. O evento se chama Weekend Herb Blogging e esta semana está sendo organizado pela Susan do blog The Well Seasoned Cook. Clique no link do Weekend Herb Blogging se quiser participar de futuros eventos e saber das regras de participação.
Enquanto preparava esta receita pensei muito na Iliane e na Eliana. Sei que elas amariam esta polenta. Quase esqueço de dizer que minha inspiração vem do Yotam Ottolenghi. Esta receita é sua.

Polenta de milho fresco

Ingredientes para a polenta:
6 milhos
500ml de água
40g manteiga
200g de queijo feta ou equivalente em pedacinhos
½ colher chá sal
Pimenta do reino moída na hora

Para o molho de berinjela:
150ml de óleo vegetal
1 berinjela média cortada em cubos médios
2 colheres chá de pasta de tomate
60ml vinho branco
200g tomate em lata de boa qualidade
100ml água
½ colher chá açúcar
½ colher chá sal
1 colher sopa orégano picadinho, mas folhas inteiras para guarnecer

Preparo do molho:
Aqueça o óleo numa panela em fogo médio e ponha a berinjela na panela. Cozinhe a berinjela por algo entre 10-15 minutos, até que fique douradinha. Escorra todo o excesso de óleo, e devolva a panela com a berinjela para o fogo. Acrescente a pasta de tomate, e mexa para que se misture com a berinjea – por aproximadamente 1 minuto ou um pouco mais. Acrescente o vinho e cozinhe por mais um minuto. Depois acrescente o tomate, o açúcar, o sal, e o orégano, e deixe cozinhar pos uns 5 minutos, para que o molho engrosse e dê uma leve apurada.

Preparo da polenta de milho fresco:
Corte os grãos do milho com uma faca. Transfira-os para uma panela e jogue a água, por cima, assim como a manteiga. Cozinhe por uns 12 minutos em fogo baixo. Use uma espumadeira para retirar os grãos de milho da panela e transferí-los para um processador ou liquidificador – você vai precisar da água do cozimento portanto não se desfaça dea. Processe até atingir uma consistência de pasta. Se a mistura estiver muito grossa acrescente um pouco da água de cozimento.Devolva a pasta do milho para a panela com a água de cozimento e cozinhe em fogo médio/baixo por uns 15 minutos (mexendo sempre) ou até atingir uma consistência de purê de batata de consistência média. Jogue o restante dos ingredientes(queijo, sal, pimenta e manteiga) e cozinhe por pelo menos 5 minutos. Sirva com o molho de berinjela por cima.

32 Comments
  • Emília

    Responder

    Oi Valentina! Adorei a receita! Com milho fresco nunca tinha visto. Eu também tenho saudades do milho do Brasil, da ultima vez que fui pra lá me fartei de milho rss. Os daqui são diferentes, eu quase não compro. Eu adorei essa receita, ainda mais porque vai berinjela!!Beijinhos

  • Agdah

    Responder

    Eu tenho que dar uma nova chance à polenta.

  • Nereime

    Responder

    Tenho paixão por milho fresco…é extremamente saboroso e aromático, além de muito saudável!!!bjs

  • Marcia

    Responder

    Valentina, oiestou com uma vontade danada de fazer esta polenta. Sò me diz uma coisa: vc não peneirou o milho depois de processar e antes de voltá-lo para a panela?Espero sua resposta e vou fazer logo.BeijosEstou esperando seu cardápio de fim de ano, don’t forget, pelase.

  • Aline

    Responder

    Noossa! Faz tempo que não como uma polenta! E esse molho de berinjelas parece estar divino! Aqui é difícil fazermos com milho fresco, mas tentarei fazer o molho!Abraços!

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Valentina linkei o endereço do seu blog no meu, espero que não se importe!Beijocas.

  • Rose

    Responder

    Oi Valentina.Essa polenta com milho verde deve ficar uma maravilha, vou experimentar porque aqui é muito fácil achar milho verde. Amei a receita.Beijos.

  • Flavinha

    Responder

    Oi Valentina!Voltei para dizer que postei ontem no meu blog uma sugestão sua que preparei com frutas silvestres e ganache de chocolate branco! Aprovadíssima! Valeu!Beijos

  • Michel

    Responder

    Tenho quirera aqui, vou fazer com ela esta semana. Ótima dica Valentina.

  • Ana

    Responder

    Tina….os milhos começam a chegar aos supermercados por aqui. Sábado mesmo eu comprei e fiz cozido pra comer com manteiga e sal. Também nunca havia visto polenta com milho fresco,e a sua receia ficou de arrasar. Um beijo.

  • Tânia Saj

    Responder

    Sempre faço polenta de milho fresco…agora a sua combinação com berinjelas é de matar (no bom sentido) de vontade!Adorei!Beijão

  • Responder

    Hummmmm!! Que delicia!!Aliás…o blog todo!!Parabéns!!beijo gde!!

  • Flavinha

    Responder

    Polenta de milho freso!!! Deve ter ficado perfeita! Não consigo nem imaginar!Beijocas

  • Graciele Amâncio

    Responder

    Valentina respondi sua pergunta..está no meu blog nos comentarios..espero ter ajudado..bjossssssss

  • Graciele Amâncio

    Responder

    oi amiga, nao sabia que fazia polenta com milho fresco, deve ficar um sabor delicioso, ele fica bem cremoso…Um abraço..

  • lunalestrie

    Responder

    Que fotos! Amei! ;-D

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Nunca vi polenta feira assim, Tina! E amei! Lembra que te falei da listinha de receitas para fazer nas férias?? Esta aqui já entrou.

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Olá Valentina, sempre venho visitar o seu cantinho que conheci através do blog da Clarice, e até adicionei nos meus favoritos, rs!Nunca tinha visto ou comido polenta preparada com milho fresco… deve ser muito gostosa..hum.Bem, também criei um bloguinho pra mim, e qdo vc puder me faça uma visitinha, ok?Muito obrigada!Beijos.

  • Cláudia

    Responder

    Valentinha, esta receita me lembrou muito da infância no sítio dos meus avós, quando era tempo de milho… nossa, tinha de tudo fresco!A sua polenta e o molho estão divinal. Que queijo brasileiro poderia substituir o queijo feta?bjs

  • Bia Belliard

    Responder

    Esta polenta feita com milho fresco esta me chamando, vou ter que fazer, nao tem jeito, bjinhos

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Aqui gostamos muito de polenta. Não dá para resisitir!Boa sorte!Bjs 🙂

  • laila

    Responder

    uma vez eu vi uma polenta de milho fresca fiquei entusismadissima por provar mas deixei passar…agora nao afrei isso novamente!bjs

  • Renata Gaeta

    Responder

    Tina, polenta de milho fresco é uma idéia e tanto, e a combinação com as berinjelas deve ser incrível. adorei, claro… não poderia ser diferente.bjs e boa semana pra vc!

  • Marcia

    Responder

    Também fiquei louca para experimentar. Receita guardada para breve. bjs

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina achei muito inusitada essa polenta, fiquei curiosa demais e vou tratar logo de experimentar, minha ida a feira na terça feira. heheheh

  • Téia

    Responder

    Menina, milho fresco? Ainda bem que você mostrou ela cortadinha. Tenho umas espigas na geladeira, vou tentar. Como sempre receitas originais e deliciosas. Bj querida.

  • Iliane

    Responder

    amiga querida..que maravilha..duas coisas que amo:polenta(milho) e berinjelas!!deve ter ficado maravilhoso..obrigado pela lembrança e carinho..bjus..a foto ficou linda..

  • ameixa seca

    Responder

    Eu nem sabia que dava para fazer polenta de milho fresco 🙂E essa beringela por cima está com uma cor super apetitosa!!!Hummm… delicioso!

  • Glau

    Responder

    Valentina, que combinação maravilhosa… deu mta vontade!Bjos e ótima semana!Ps: estou doida pra ver os cupcakes desta semana! Glau

  • Axly

    Responder

    Eita coisa boa é polenta!Adorei esse molho, bem diferente, com certeza um dia eu o faço.Kisss pra ti e ótima semana!

  • Simone Izumi

    Responder

    Deve ter ficado delicioso!!!Eu adoro molho de berinjelas e essa combinaçao com polenta de milho deve ter ficado um ó!Ótimo domingo…bjs

  • Mari Azevedo

    Responder

    Valentina querida, é a primeira vez que vejo receita de polenta de milho fresco… o sabor deve ser maravilhoso, não? Gostamos muito de polenta aqui em casa, mas sempre faço com polentina. Este molhinho de berinjela que vc fez para acompanhar, também está especial. Menina, como eu gosto do teu blog! A cada receita, aprendo algo novo – e sempre muito gostoso.Super beijo para ti,Mari

Leave a Comment