Pimentões assados no forno com blueberry ‘conserve’

7 Comments

Preciso confessar. Estou sentada na minha cozinha, limpinha pois minha querida amiga K. deixou tudo bem lindinho pra mim. Acabei de abrir um pacotinho de M&M’s de amendoim. Comprei há milhões de anos atrás para decorar um bolo. Nunca usei. Achei que o bolo na época merecia algo melhor do que  M&M’s. E o saquinho ficou no armário. Ao chegar em casa hoje, cansada, comi 6 ovinhos de codorna. Sou tão apaixonada por ovos de codorna! Bom, depois de comer os ovinhos fiquei meio inquieta. Queria algo um pouco doce. Mas queria algo rápido. Ainda quero fazer aquele bolinho de limão novamente, então sem tempo a perder. E estou aqui, comendo alguns dos M&M’s e me animando para fazer o bolo. Confissão deixa a gente assim, meio aliviada. Bom, às vezes.

pimentao com blueberry conserve-3Enquanto trituro os M&M’s venho postar esta receita inusitada. Estive em um evento há umas 3 semanas, e havia lá um stand da Bonne Maman. Vocês conhecem a Bonne Mamman, não?! Aquela empresa francesa que é famosa pelas deliciosas geléias que produz. Neste evento a Bonne Maman estava vendendo livros. Segundo a moça simpaticíssima com quem conversei, eles querem que as pessoas vejam seus produtos como muito mais do que simplesmente coisas para se passar em torradas. Além dos livros eles tinham uns cards lindos com fotos maravilhosas e receitas que promovem os produtos da empresa. Fique assim meio enamorada de uma das receitas com pimentão. Pimentão vermelho. Meu favorito pela sua leve doçura. E, aguarde, leva ‘conserve’ de mirtilos entre os ingredientes. Fiquei super curiosa. ‘Conserves’ – que não sei como se chamam em português, não são tão doces quanto as geléias, mas sem sombra de dúvidas  aqui ao se usar junto com os pimentoões se tem uma ótima demonstração da intenção da empresa de mostrar uma nova faceta para seus produtos.

pimentao com blueberry conserve-2Sou extremamente honesta ao dizer que comecei esta receita com convicção ‘0’. E saí totalmente convencida. Estes pimentoões são muito saborosos, e resultado final que é uma combinação de doce e não doce é equilibrado. Comi estes pimentões como prato principal, mas imagino que sejam um ótimo acompanhamento para carneiros. Ainda vou fazer. Eles são ótimos para uma refeição leve, só a base de vegetais. Quem diria que ‘conserve’ de mirtilos com pimentões, cebolas roxas e queijo de cabra se tornariam em algo tão delicioso.

Seja aventureira(o).Tente algo novo. As possibilidades são imensas. Nos proporcionar uma nova aventura a cada mês é o mínimo que podemos fazer por nos mesmos. Nos permitir uma pequena aventura, que com certeza será memorável. Qual será a sua próxima aventura?

pimentao com blueberry conserve-6

pimentao com blueberry conserve-7

Receita da Bonne Maman. Os pimentões são da variedade romano,mas caso não ache os pimentões vermelhos comuns são perfeitos candidatos.

Esta receita rende para 4 pessoas usando os pimentões romanos

Ingredients:

Instructions:

* as alcaparras que usei eram bem pequenas então nem piquei

Pre-aqueça o forno – 200oC. Forre uma assadeira com papel manteiga ( ou anti aderente – não sei bem o que e chamado no Brasil), e reserve.

Corte cada pimentão ao meio e faça um corte em cada um deles de forma que se fique com uma espécie de canoa. Reserve a ‘tampa’ cortada e pique. Reserve. . Retire todas as sementes. Limpe bem o centro. Coloque a cebola em uma frigideira com manteiga levemente derretida (fogo médio/baixo, e mexa até que fique bem macia, sem queimar. Acrescente o pimentão picado, depois acrescente às cebolas. Vai demorar pelo menos uns 10 minutos. Uma vez que a cebola esteja bem macia  jogue o purê de tomate, alcaparras e ‘conserve’ de mirtilos. Mexa tudo bem e desligue o fogo – deixe a mistura esfriar.

Vire os pimentões para baixo e pincele o lado de fora dos pimentões com um pouco dos ovos batidos. Depois jogue o farelo de pão por cima, e desta forma você ficará com pimentões revestidos com farelo de pão.  Divida a mistura com a cebola entre os dois pimentões. O restante dos ovos devem ser misturados com o queijo de cabra para fazer uma pasta. Divida esta pasta por cima da mistura de cebolas nos pimentões.

Transfira os pimentões para uma assadeira e asse por un 25 minutos. Ou somente até que a mistura doure. Sirva com uma salada verde. E uma taça de vinho branco. tin tin!!

7 Comments
  • Danielle Carneiro

    Responder

    Adorei seu relato e a receita me pareceu deliciosa.
    Espero que esteja bem, querida.
    Beijo grande.

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    A Bonne Maman é uma marca que está no coração do Pedro (o grande comedor de jam) e embora se encontre por cá, só chegam os produtos mais tradicionais. Essa “conserve” que você refere é dos frascos com a tampa rosa/lilás? Fiquei muito curiosa com esta receita e como ainda tenho um monte de pimentos vermelhos vou experimentar. 😉

    Uma beijoca*

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu adoro as geléias da marca, provei pela primeira vez quando estive em Paris e nunca mais larguei. Fiquei intrigada com esta receita, compota (acho que é uma compota, não?) doce num prato salgado. As fotos estão lindas, amiga.

  • Naty Barata

    Responder

    Olá
    Vou experimentar hoje ao Almoço.
    Só não tenho em casa o queijo de cabra, mas vou experimentar com queijo da Ilha ( o nosso Queijo proveniente dos Açores)depois digo como ficou,
    Se as fotos (dos bolinhos com calda de limão) são da sua casa, ela é de sonho linda mesmo. Um Outono cheio de cores vibrantes para você. Aqui o Outono começou bem chuvoso. Talvez hoje fique um daqueles dias frescos com Sol e cheiro a folhas molhadas
    Bem Haja

    • valentinajacome

      Naty querida, Espero que vc goste tanto quanto eu gostei. Depois me conte. Este queijo local deve ser uma otima opcao. Estou aqui feliz com a chegada do outono.

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina, espero que estejas bem.
    A receita é apetitosa porém eu tenho intolerância a Pimentão, vou tentar com abobrinha e vamos ver como fica.

    Obrigada desde já, um abração e boa semana.

    Márcia

    • valentinajacome

      OI Marcia, tens intolerancia a pimentoes? Qualquer um? O verde me da indigestão. Mas o vermelho e amarelo são bem suaves. Me conte como ficou com as abobrinhas – fiquei curiosa. Beijocas

Leave a Comment