Pêra assada no forno com recheio de gorgonzola e presunto de Parma

0 Comment

Estava com um restinho de gorgonzola na geladeira e algumas pêras já dando sopa. Resolvi então fazer este pratinho aqui só para fazer de conta que estava comendo num lugar bem bacana. Bom, na verdade o lugar é bacana, a minha casa.

É bem simples gente. Veja os ingredientes abaixo. Se não tiver gorgonzola pode usar roquefort ou similar. Rúcula ou espinafre ficam bons para a base da salada. Não tinha presunto de Parma hoje então lancei mão de um bacon bem magrinho que tinha na geladeira. Mais presunto que gordura.

  • Pêras
  • Presunto de Parma – uma fatia por pêra (se a pêra for gigante talvez vc precise de 2)
  • Rúcula ou espinafre
  • Queijo gorgonzola/roquefort
  • Creme de leite fresco dissolvido num pouquinho de leite

Ligue o forno – 160oC.

Pegue uma daquelas ferramentinhas culinárias que tiram o miolo de maçãs, por exemplo, e retire o miolo da pêra – pelo fundo. Também faça um corte no fundo da fruta para que ela fique em pé. Mantenha o formato, não destrua a fruta. A cavidade dever ser só grande o suficiente para você rechear com o queijo. Pegue a pêra recheada, envolva cada pêra com uma fatia do presunto, coloque numa forma refratária rasa, regue com o creme de leite, envolva com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Após os 15 minutos retire o papel alumínio e devolva ao forno assando por mais 20 minutos.

Retire do forno e ponha de lado para esfriar um pouco. Enquanto isso prepare os pratos de salada individuais: forre cada um com uma quantidade de rúcula/espinafre.Transfira as pêras para os pratos, e regue com a calda do creme.

0 Comments

Leave a Comment