bolo de amêndoas – pequenas margaridas

12 Comments

Para mim, fazer bolos, bolinhos, tudo é um ato de amor. Digo isso, pois sempre penso em alguém querido quando escolho uma receita: ah, a Ana gostaria disto. Ah, o meu namorado gostaria disto.. e assim por diante. Morando longe da minha família e de muitos amigos é claro que nem sempre dou os agrados para os que me inspiraram a fazê-los. Mas eles foram a razão de tudo. E por mais que eles nunca comam o que fiz numa determinada ocasião, tenho certeza de que eles amariam provar esta ou aquela receita.

Esta receita aqui foi uma das receitas que fiz pensando em alguém especial.Veio numa revista de distribuição gratuita do meu supermercado local. Achei as florzinhas lindas. E delicadas. E as amêndoas na massa dão um sabor e textura especial. Pensei muito na minha amiga Patrícia Scarpin, uma pessoa que sempre gosta de provar coisas novas, que faz coisas lindas, pois é de uma delicadeza e habilidade imensa. Queria que as margaridas fossem perfeitas como as lindas coisas que Patrícia faz são, mas ai é pedir demais. Entretanto ficaram deliciosas.

E você pode prepará-las da seguinte forma:

Unte 20 formas de mufin e reserve.

Pre-aqueça o forno – 150oC.

Ingredientes:

  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 200g de marizipan branco em temperatura ambiente
  • 75g de açúcar
  • 275g de farinha de trigo com fermento ( ou a mesma medida da normal mais 2 colheres de chá de fermento em pó)
  • 5 ovos, batidos levemente
  • 2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de extrato de amêndoas
  • 200g de cerejas glaceadas ( é assim?)
  • 200g de passas brancas
  • 25g de amêndoas em lascas para fazer as pétalas

Pre-aqueça o forno – 150oC.

Coloque o marzipan picado, a manteiga em cubo e o açúcar na vasilha da batedeira. Pegue as cerejas e lave para retirar o excesso de açúcar. Use toalhas de papel para secá-las. Corte na metade e reserve.

Bata os ingredientes colocados na vasilha da batedeira com um daqueles lances de batedeira que parece um grande fouet. Bata bem até que todos is ingredientes fiquem bem misturados e a mistura fique bem cremosa e de cor esbranquiçada. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo peneirada, assim como os ovos. Troque o ‘grande fouet’da batedeira pelo que parece uma pá vazada e bata pra misturar tudo. Não excessivamente. Acrescente o leite e extrato de baunilha e misture bem com uma colher de pau. A massa deve ficar bem cremosa, com aquela textura que cai da colher. Encha 20 formas de mufin – cada forminha até ¾. Pegue as amêndoas em lasca e forme pétalas com elas; coloque 1 metade da cereja bem no centro. Repita até que todas as margaridas estejam prontas. Leve ao forno por 25 minutos aproximadamente.

Se você quiser usar uma forma maior use uma de 20 cm e asse por 30 minutos. Faça o teste do palito e cubra com papel alumínio se o bolo parecer escuro mas ainda molhado no centro.


12 Comments
  • grazi

    Responder

    ficaram lindos!!!!!e com certeza deliciosos!!!!

  • Márcia

    Responder

    Amiga, que receita boa… e as formas de flores encanta quando olhamos…Uma pergunta, a essência de amêndoas pode ser facultativa??Beijos e saudades.

  • Cris

    Responder

    Ficaram lindinhos!!! Bem propícios para a primavera aí! A cada dia que passa eu fico mais encantada com o poder que os blogs têm de unir as pessoas e criar amizades que nunca seriam possíveis, e cultivá-las assim com este carinho… não tem preço! Beijos às duas!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Valentina, seus muffins ficaram muito fofos, assim como seu texto lindo!! Fiquei até emocionada com a homenagem que vc fez pra Pat… apesar de não conhecê-la pessaolamente, tenho certeza q ela é muito especial!!E vc tb, né! 😀Bjos

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina tudo muito lindo, as margaridas e o texto. Eu também tenho um carinho todo especial com a Patrícia.

  • miki w.

    Responder

    tina, que lindo esse post, já estou chorando aqui… a Pat é realmente uma pessoa muito doce e especial, não é mesmo?beijinhos, miki

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Minha amiga querida,Você aí do outro lado do oceano e pensando em mim – fico tão feliz! O João levou um susto aqui, coitado, com o grito que eu dei quando li o teu texto. risosOs bolinhos ficaram um charme. E eu AMO marzipã, viu? Minha avó alemã às vezes trazia quando vinha passar uns dias aqui na nossa casa, quando éramos crianças. E eu era a única que gostava, minha mãe gostava um pouquinho.Estou com uma receitinha de marzipã guardada e doida para testá-la. Se ficar boa, farei estes bolinhos. Tina, saiba que todas as vezes que provo algo novo, que tento tirar uma foto um pouco melhor, que tiro um bolo do forno ou coloco uma travessa de comida na mesa lembro de ti. Porque o TK nasceu da minha imensa admiração pelo Trem Bom e depois também por você. Além de ter descoberto uma forma de expressar e dividir com outras pessoas a minha paixão pela cozinha, fiz uma amiga que vale por mil.Te adoro, querida.Beijos!

  • bia

    Responder

    coisa mais liiiiinda estes bolinhos, bela homenagem !! bjs

  • valentina

    Responder

    Ju, marquei a página assim que peguei a revista. só que os meus não ficaram tão bonitinhos como os da revista. next time!!Vc já conhece as coisas que me atraem.Luna, obrigada querida.Ana, é tão engraçado esta coisa de girly things and boyish things,ne?! Morro de rir. Estava visitando o teu blog agora e o bolo do matheus com a very boyish decor (rrss rss) ficou lindo amiga.bjocas e se cuida.

  • Ana

    Responder

    Amei, estao lindos esses bolinhos, adoro tudo q eh de florzinhas! (o pior eh q aqui em casa eh tudo a base de carrinhos e coisas de “boy”, quando eu venho com as florzinhas ja vem o marido e o filho falando “isso eh coisa de menina”…. parece q eles ainda nao se deram conta de q eu sou menina mesmo! hehe!!)Aposto q a Patricia adorou tbem!Beijos amiga!Ana

  • lunalestrie

    Responder

    Que linda homenagem à Scarpin! Ela merece essas lindas flores! Beijos às duas! 🙂

  • Juliana

    Responder

    valentina! vi esses bolinhos na revista faz umas tres semanas e, assim como voce pensa nos outros, pesnei em voce.“hum, aposto que se a valentina vir esses bolinhos ela vai fazer!”que coincidencia! 🙂

Leave a Comment