Pasta de pistache

15 Comments

pistache paste 20Não compro mais pasta de pistache. E esta foi uma das maiores descobertas que fiz. Lembro que vivia catando pasta de pistache – usava amigos que iam a Paris para me trazerem um pouco caso não tivesse mais e não tivesse previsão de viagem a Paris. Uma vez me trouxeram uma lata grande e o rótulo tinha tantos ingredientes com a letra ‘E’ que fiquei assustada e nunca usei. Por Deus. Por um tempo passei a me contentar a comer coisas com a pasta.

Gosto muito de pistache. Aquele um pouco salgadinho. Começo a comer e o duro é parar. Aquela chatice da casca não me desanima. E olha que sou preguiçosa. Mostrei aqui em uma receita na semana passada uns lindos pistaches que ganhei – são da lojinha online do Ottolenghi. Presente de aniversário, pequenos diamantes. Então você imagina a minha felicidade ao descobrir esta receita. Super simples, pois só tem dois ingredientes: o pistache e óleo de uva. Caso você não tenha o óleo pode substituir por canola. Ou como 3a opção o de amendoim. Mas tente usar o de uvas pois ele é de sabor bem neutro.

Comparei a pasta que fiz a uma pasta que comprava no site do Sous Chef, e realmente o sabor é idêntico. Nunca mais comprei. A não ser para fazer este post, pois queria mostrar a similaridade em cor e textura. Espero que tenha dado para você notar na foto que coloquei.

pastas de pistacheAgora achei que deixar somente a receita da pasta aqui seria muito mixuruca, então deixo uma  receita extra em que se usa a pasta. E depois vou trazer umas duas mais. Você pode também trazer a sua e dividir aqui nos comentários. Adoraria saber. Voltando à receita do chocolate, ela é versátil e no paladar do brasileiro pois usa chocolate ao leite. Eu que não gosto de chocolate ao leite gosto desta receita com chocolate ao leite.

Fiquei pensando em usar esta pasta como recheio para trufas também. Ou em recheios de biscoito. A cachola está trabalhando. Soó a usei em friands e recheio de pãezinhos até hoje. Claro que sei que pistaches não são baratos no Brasil, então pensei bem se quer testá-la. Descrevi a receita exatamente do jeitinho que é e como a preparei. Boa sorte se testar.

ingredientes

pistachio paste-12O ideal é se tomar o chocolate quando for feito, mas caso sobre um tiquito guarde para tomar ‘ mais tarde’ . É só esquentar. Eu mexi o meu com cigarellos de chocolate. Mas confesso que poderia ter deixado isso de lado. Foi desnecessário, e usei meus cigarellos em vão. Lição aprendida. Mas a gente aprende é assim, quebrando a cara.

pistachio paste-9

pistachio paste-11

A receita do chocolate é de um chef francês que aparece sempre na revista Elle a Table – Christophe Felder. A receita era para uso com pasta de avelã ou de amêndoas.  Adaptei para a pasta que tinha. Caso você queira fazer a pasta com avelãs, use a mesma quantidade que o pistache. As avelãs devem ser descascadas antes de serem acrescentadas ao processador.

Ingredients:

Pasta de Pistache

Chocolate quente com pasta de pistache – para 6 pessoas

Instructions:

Preparo da pasta de pistache:

Pre-aqueça o forno – 150oC/160oC. Coloque os pistaches espalhados em uma assadeira, e quando a temperatura atingir o desejado leve a assadeira ao forno por uns 10 minutos. Isto fará com que o sabor dos pistaches seja realçado. Após o tempo estipulado retire do forno e transfira os pistaches para uma outra travessa/bandeja e deixe esfriar. Quando o  pistache estiver frio coloque-o no processador. Comece a processar e derrame o óleo aos poucos, observando a textura. Caso você ache que a textura ainda está muito granular processe mais, e se ainda não estiver satisfeita/satisfeito após um tempinho,,derrame um tiquitito mais de óleo – CUIDADO para a mão não sair pesada. Transfira a pasta para uma vasilha vedada como um bom tupperware – não estou fazendo propaganda paga, é só que as acho excelentes. Guarde a vasilha na geladeira por até três semanas.

Para o chocolate quente:

*no Reino Unido aonde vivo o creme que uso é de 35%.

Se você usar chocolate em barra ele terá que ser picado primeiramente antes de ser derretido, e depois transferido para uma tigela. Você poderá derreter o chocolate no microondas ou em uma tigela sobre uma panela com água – sabe aquela velha técnica em que se põe água na panela mas ela não toca no fundo da tigela.  Quando o chocolate estiver todo derretido reserve. Coloque o leite, creme de leite e pasta de pistache em uma panela e leve ao ponto de fervura. Mexa de vez em quando para que os ingredientes se incorporem. Quando chegar ao ponto de fervura tire do fogo e derrame ⅓ da mistura sobre o chocolate. Mexa bem para ficar com uma mistura uniforme, e depois va derramando o resto e continuando a mexer. Leve a mistura ao fogo novamente e mexa com um fouet vigorosamente até que a mistura fique com aspecto cremoso. Está pronto para servir.

Agora queria comentar algo: a quantidade de pasta usada é para dar o sabor que eu gosto. Recomendo então que você coloque 20 a princípio, prove e acrescente mais se achar necessário.

 

 

15 Comments
  • soninha

    Responder

    Estou tentando triturar o pistache conforme vc explica , mas o meu micro processador não chegou ao ponto de pasta , ficou com granulados , qual o micro processador vc usa ?

    • valentinajacome

      Oi Soninha, você vai derramando o óleo, e ai vai chegando à consistência ideial. Acho que esta é a etapa que você precisa executar.

  • Jonson Lustosa

    Responder

    Amei a receita da Pasta de Pistache
    A forma como abordou o assunto, naturalmente expressou o sentimento e admiração que tenho pelo Pistache
    Parabéns

  • eliane

    Responder

    Oi Valentina, me diga, será que funciona misturar essa pasta a umabase de cream cheese para rechear ou cobrir um bolo, aliás, bolo de aniversário ?

  • Laudiceia Machea

    Responder

    Essa é a mesma pasta que se usa para fazer brigadeiro?

    • valentinajacome

      Oi Laudiceia, nao é a mesma pasta de brigadeiro.

  • Paulo Cesar Emerique

    Responder

    Oi! Muito legal ler seu post da pasta de pistache. Um momento de prazer neste sábado, com seu texto e a própria receita.

    Olha que nunca posto comentários!

    Cheers!

    Paulo

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que receita útil! Tenho algumas receitas que nunca testei justamente por não ter a pasta. Adorei!

  • Katrin Kahrom on Facebook

    Responder

    Your cakes are the best! We have a deal! 🙂

  • eliana scaramal

    Responder

    Tina – fantástico, adorei! Vou fazer pode estar certa e depois te conto. Pois sempre quero comprar a pasta de pistache aqui mas perco a coragem qdo vejo o preço e mesmo o pistache não sendo barato é mil vezes mais barato fazer aqui do q comprar a pasta.

    • valentinajacome

      Eli, depois me conta mesmo querida..

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    oh we can do that!! 🙂 hope not to disappoint you.

  • Katrin Kahrom on Facebook

    Responder

    I’m addicted to them! how about I supply the pistachios and you bake something delicious with them? 😉

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Iranian pistachios have a wonderful reputation. 🙂

  • Katrin Kahrom on Facebook

    Responder

    Pistachios are the best! x

Leave a Reply