Pão e cerveja a moda do período Tudor

11 Comments

Em março estive pela primeira vez no museu a céu aberto chamado The Weald and Downland. Falei um pouco dele aqui. Naquela visita descobri que eles oferecem vários cursos – técnicas de restauração de móveis,  como fazer cestas utilizando métodos regionais, coisas ligadas à culinária. E me inscrevi para o curso de como fazer pães e cerveja como na época dos Tudor. Como fiz a inscrição 6 meses antes, quase esqueci da data do curso. E ao acordar no sábado pela manhã fiquei muito inclinada a não ir pois estava tão cansada. Mas graças a Deus fui, pois o curso foi ótimo.

O curso foi  ministrado pela historiadora Catherine Flower-Bond, uma mulher muito interessante. Foi como uma mini aula de historia do período dos Tudor pois para se entender a importância do pão e da cerveja Ale naquela época temos que nos contextualizar. Pão e cerveja eram feitos ao mesmo tempo, e o fermento que se usava para se fazer o pão vinha do preparo da cerveja. Água naquela época era insalobra, e náo era bebida. A cerveja Ale que é fermentada usando cevada maltada, era a água daquele período, o que todos bebiam. As mulheres que faziam a cerveja também faziam o pão.

O curso era daqueles em que você faz tudo. Foi ministrado em uma cozinha da época dos Tudor reconstruída. Nós preparamos  o fogo, lavamos os objetos necessários para o nosso trabalho. Foi quase como uma viagem ao tempo. Todos os objetos utilizados – das colheres, a gamelas, a tigelas, xícaras, todos foram recriados por artesãos idênticos a objetos da época.  Os pães foram assados em um forno idênticos aos da época, e os que não couberam no forno foram assados em um skilet com uma tampa para reproduzir o efeito de forno. A ale que começamos a preparar lá nos foi dada para levar para casa pois ela tem que fermentar por vários dias. E tomamos lá uma que foi preparada com antecedência pela Kathy.

Saí de lá no fim da tarde me sentindo revigorada, e tão inspirada. Se aprende muito sobre um povo através dos seus hábitos alimentares. O alimento não é somente algo que se prepara aleatoriamente. Este curso me fez também querer viver mais no ritmo natural, com as estações.

Você já fez algum curso semelhante? Adoraria saber da sua experiência.

A cozinha tinha iluminação muito precária e a qualidade das fotos sofreu com isso. Mas acho que dá para dar uma idéia.

11 Comments
  • Rosiane Carvalho - Mundo do Sabor

    Responder

    Oi Valentina, que curso especial este, quem teve esta idéia está de parabéns, acho importantíssimo preservar a história através da culinária.E te digo, a falta de iluminação fizeram suas fotos, parecerem dos séculos passados e se tivessem a iluminação adequada não ficariam tão especiais.Que bom que não faltou a este curso!
    Tem cupakes á la Gabriela no Mundo do Sabor:
    http://www.mundodosabor.blogspot.com

    Beijoos

  • maria de lourdes araujo

    Responder

    hum !!! amei adora tudo desse site obrigada ,vc tem uma originalidadeincrivel. beijos amo as receitas medidas certissima olha valeu eu seguir esse site .

    beijocas mil

  • photoarte

    Responder

    Fantástico Valentina, que privilégio ….
    Uma oportunidade imperdivel, ainda bem que vc animou e foi, né mesmo…rs
    Adrei as fotos envelhecidas, deu o clima todo especial.
    Beijos ternos.
    Sandra.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que oportunidade bacana você teve. O curso é muito interessante! Adorei as fotos.

  • leticiaono@gmail.com

    Responder

    Vi as fotos do curso no seu Instagram e achei que fossem pinturas… a falta de luz deu um charme de época às imagens 🙂

    Que oportunidade legal, um curso assim.

    Beijos!

  • Akemi

    Responder

    Val, que curso delicioso! Assim como as meninas acima fiquei encantada com as fotos, depois me conta qual lente usaste! Bjss e boa semana!

  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Eu to atrapalhada escrevi meu comentário na salada de beterraba, me perdoe.. Eu estou encantada como é bom ver que ainda guarda esta radição. as fotos estão ótimas.há eu amo beterraba, claro que vou fazer, eo bolo de laranja tb. bjs.

  • Marise Grossi

    Responder

    Oi Valentina,
    adorei tudo . Que oportunidade impar…

  • Renata Boechat

    Responder

    Que bárbaro,

    Pão e Cerveja como eu nunca tinha visto,

    Adoro essas coisas, you know!

    Show, amei!

  • Raquel Maria

    Responder

    Muito bacana, adorei! As fotos estão lindas!

  • Vanderleia

    Responder

    Oi Valentina, que lindo post e que curso rico.A iluminação foi perfeita, fez as fotos parecerem pinturas.Adorei.Parabéns querida e uma semana maravilhosa.

Leave a Comment