Pão de Queijo

2 Comments

Pois é, sei que isto é meio lugar comum mas pão de queijo tem que sempre constar num blog brasileiro na minha opinião. É verde amarelíssimo. Por muito tempo comprei pão de queijo de um rapaz brasileiro em Londres. Muito bom. Mas um dia um amigo escocês que sempre comia pão de queijo lá em casa e virou adepto, me perguntou por que não fazia os meus. Até então nunca tinha pensado em fazê-los. Confesso que achava que fosse algo sagrado, produto de poucos abençoados. E digo a você que não faz o seu pois pensa que é muito difícil, só para os extremamente talentosos: pão de queijo é muito mais simples de preparar do que você pensa. Arrisque. Procure uma receita que seja do seu gosto e mande ver.

De todas as receitas que vi e fiz a da qual mais gosto é a do Luis Claúdio Luiz, esposo da Beltraniana Márcia Alexandre que é a doçura personificada. Gosto da receita do Luis pois não requer que escaldemos o pão de queijo. Confesso que detesto fazer receitas escaldadas. É tudo questão de gosto. Publicarei aqui a receita do Luis como foi publicada no Cybercook antigo. Não sei se ainda se encontra lá. Uma coisa que gostaria de dizer é que congela bem. Só colocarei aqui as minhas notas: a) misturo o sal no polvilho pois notei que caso não o façamos assim o pão de queijo fica meio insosso; b) utilizo metade de polvilho doce e metade do azedo – foi com esta mistura que adquiri a crosta que gostava e o interior também bem do meu gosto; c)não posso comentar no sabor quando se acrescenta o alho pois nunca o adicionei; d) na minha versão como o orégano seco/desidratado, as bolinhas de pão de queijo são enroladas e passadas pelo orégano antes de se levar ao forno – na receita do Luís o oregano é adicionado à massa.

Pão de Queijo
 
Ingredientes
  • 500 gr de polvilho azedo
  • 200 gr de parmesão ralado(s)
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 1½ copo(s) de leite (300ml)
  • ½ copo(s) de óleo vegetal (100ml)
  • 2 dente(s) de alho amassado(s)
  • 1 colher(es) (café) de orégano
  • 1 colher(es) (sobremesa) de sal
Instruções
Preparo
  1. Em uma tigela grande, coloque o polvilho e reserve. No liquidificador, junte todos os outros ingredientes restantes e bata por um minuto em velocidade média. Em seguida, acrescente aos poucos a mistura obtida ao polvilho. Misture até que se incorpore à massa. Com uma colher de pau ou as mãos, amasse até obter a consistência desejada. Faça pequenas bolinhas e asse por 25 à 30 minutos em forno médio pré aquecido (180ºC). Dica: Para saber se a massa está boa, incline a tigela e observe se ela desliza sobre a tigela, sem deixar rastros.

 

2 Comments
  • valentina

    Responder

    Anonimo, voce faz do jeito que quiser.

  • Anonymous

    Responder

    O inves de colocar 2 unidades de ovo, poderia colocar 2 ovos, o que acha? Muito mais facil, nao?E outra coisa, eh muito mais facil e rapido fazer pao de queijo no liquidificador, sem contar que voce nao suja as maos e nem louca extra.

Leave a Comment

Rate this recipe: