Pão de Fubá da Garotada

9 Comments

Pão de Fubá da Garotada

Estou com um livrinho novo intitulado Pães para o café da manhã. Ah, é demais. Já devorei o livro várias vezes. Tem dias que o levo para ler no trem. Pois é, leitura para a viagem de 40 minutos. E vocês verão novidades por aqui. Já fiquei pensando nos amigos que terão que vir me visitar n o fim de semana e ficar até o café do domingo para que possa fazer agrados do livro para eles.

Tem algumas receitas com milharina/polentina que são tentadoras. Fiz esta que vos mostro aqui no outro dia. E enquanto escrevo tenho um outra receita no forno – recheado de mirtilos e framboesas. Estes já tem destino amanhã.:trabalho com uma moça brasileira e seus pais estão aqui visitando. Resolvi mandar para eles de presente, mais um agrado mesmo.

Bom , esta receita abaixo é ótima. Adorei. Preparo rápido, apesar do mel e da ‘marmelade’( aquela tipo geléia de laranjas com pedaços da fruta) não é doce. Fantástico para café da manhã, que nem o da Miss Bessie. Só que este aqui fica assim nos paquerando com aquele saborzinho diferente, que dá cócegas na língua. Amei. Parece que o sabor da ‘marmelade’ fica nos seduzindo, gentilmente. A massa também leva germe de trigo tostada. Olha que coisa bacana! Você nem nota. E tem também coalhada/iogurte natural – para quem esta fora do Brasil use buttermilk.

O título original é ‘pão de fubá da garotada.’Você pode usar numa forma redonda ou de bolo inglês. E não se esqueça do cafezinho. Pecado não ter.

Só mais uma coisinha antes de te passar a receita: prepare o bolo e deixe ficar na temperatura ambiente antes de cortá-lo.

Vai levar:

95g farinha de trigo

100g milharina/polentina

1 colher de sopa de germe de trigo tostado

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de sal

1 ovo grande

1 xícara de coalhada

36g de manteiga sem sal, derretida

2 colheres de sopa de mel

3 colheres de sopa de ‘marmelade”

Pre-aqueça o forno – 180oc. Unte uma forma redonda de 20cm ou uma forma de bolo inglês – diria das pequenas pois nao usei forma de pão inglês mas o pão não é grande. Reserve.

Pegue uma tigela e coloque a farinha, a milharinha/polentina, germe de trigo, fermento de bolo e sal e misture. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e coloque o ovo, a coalhada, a manteiga, o mel e a ‘marmelade’. Pegue um fouet ou colher grade misture os ingredientes para atingir uma massa homogênea. Mas não mexa em excesso.

Ponha a massa na forma e leve ao fornno por uns 30 minutos. Mas fique de olho no seu pão pois dependendo do forno ele pode ficar pronto um pouco antes disso.

9 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Muito obrigada pelas informacoes sobre o livro.Bom fim de semana.Rita

  • valentina

    Responder

    Karen, pois e, e fase.Rita, que bom que gostastes do pao. O outro livro e em ingles e se chama: Bread for breakfast, de Beth Hensperger.

  • Anonymous

    Responder

    Oi Valentina, fiz o pao e adorei.Gostaria de saber o autor e editora do livro:- Paes para cafe da manha.Rita

  • Karen

    Responder

    Fubá e farinha de milho andam em alta! Que delícia!

  • valentina

    Responder

    P{at, esta receita é muito boa mesma amiga. E fica otimo dar uma tostadinha nas fatias e passar uma manteguinha.com cafezinho,é claro.Juinha, aonde voce mora?Bia, és outra fã de fubá?Timótheo, obridaga pela visita. E volte mais vezes.

  • Thimóteo Rosas

    Responder

    Estou chegando agora. Adoro culinária mas não tenho o tempo para tanta dedicação como você tem. Vamos conversar muito ainda. Fiquei maravilhado com os blogs. ParabénsThimóteo Rosas

  • bia

    Responder

    hmmm, tenho que fazer esta receita ! bjs

  • Juinha

    Responder

    Tam um aspecto delicioso. Vai ser difícil arranjar esses ingredientes por aqui… mas vou tentar.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, esta receita é daquelas que a gente faz e deixa pendurada na geladeira pra fazer de novo, de novo, de novo…Ficou maravilhosa a foto também, amiga.Mal posso imaginar como ficou!

Leave a Comment