Pão de Cranberry

6 Comments

Esta receita é na verdade uma ‘loaf’ feita com fermento de bolo e assada em forma de pão. Você não terá que fazer esponja ou sovar.

Estamos na estação das cranberries e as que compramos no Reino Unido vêm dos EUA. Fico super feliz quando vejo cranberries frescas no supermercado. Já passei a mão em 300g e trouxe para casa. Minha primeira receita deste outono é este loaf. Ele é feito cranberries, frutas secas e avelãs. O produto final é bem festivo. E na hora de servir deve se pôr um molho de cranberry na mesa também para ser colocado na fatia do pão antes de ser abocanhado. Só que não fiz o molho, pois vou levar fatias pro trabalho e sinceramente não acho que vai dar certo levar o molho junto. Porém colocarei a receita aqui também. Não lembro se acerolas são aguadas ou secas – será que seria um bom substituto tropical? Ou pitanga?

Gostei muito da receita, pois não fica muito doce. Além do que as fatias são lindas, todas cheias de pontinhos vermelhos. Um ótimo presente para uma pessoa querida.

Como só tinha farinha de trigo com fermento em casa, só coloquei 2 colheres de chá de fermento. E o pão cresceu horrores.

3 colheres de sopa de óleo de avelã ou manteiga derretida

500g de farinha de trigo peneirada

225g de açúcar

4 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de sal

2 ovos, levemente batidos

350ml de leite em temperatura ambiente

200g de cranberries (frescas ou congeladas) picadas grosseiramente

100g de frutas secas em pedaços

100g de avelãs tostadas picadas grosseiramente

Para o molho:

200g de cranberry frescas ou congeladas – picadas grosseiramente

100g de açúcar

¼ colher de chá de extrato de baunilha

Suco de 4 laranjas pequenas

Unte uma forma de bolo inglês de capacidade para 2 litros – esta receita é grande, portanto não tente usar uma menor, pois vai vazar. E muito. Forrei também o fundo com papel manteiga, pois facilitou a retirada do pão quando pronto.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Peneire a farinha de trigo, fermento, açúcar e sal numa vasilha grande. Numa outra vasilha coloque os ovos, óleo ou manteiga e leite. Misture bem e derrame na vasilha com a farinha, seguido das cranberries, frutas e avelãs. Ponha a mistura na forma e leve ao forno por aproximadamente 55 minutos. No meu caso tive que deixar por um pouco mais, pois o centro ainda estava úmido. Cobri com papel alumínio para que a parte de cima não se queimasse.

Enquanto o pão esta sendo assado prepare o molho.

Preparo do Molho:

Ponha os ingredientes numa panela em fogo médio e cozinhe por 6-8 minutos,, mexendo de vez em quando. A mistura estará pronta quando a consistência parecer de geléia.

Quando o pão estiver pronto deixe esfriar na forma por 10 minutos antes de transferi-lo para uma grelha e deixar esfriar completamente.

6 Comments
  • Renata Boechat

    Responder

    Fiquei pensando em cerejas,ou as brasileiras pitnagas ou mesmo as nossas acerolas,mas me diga minha amiga,cramberries tem caroços? pq as nossas aqui tem, e imagino que assim talvez pudesse estragar o aspecto do loaf…

  • Elvira

    Responder

    Cheira-me a Thanksgiving… 🙂

  • Carlota

    Responder

    Anabela,Não existem cranberrys à venda em Portugal… pelo menos facilmente… são arandos, mais pequenos que as groselhas.

  • Anonymous

    Responder

    Descobri uauuu, aqui em Portugal se chama de groselha e é vendido em caixinhas de 150 grs. que custam a modica quantia de 3 euros cada caiiixa,obrigado na mesma. anabela martins

  • Anonymous

    Responder

    Me explique o que é cranberry será o que nos chamamos aqui de mirtilios?ou não?:( obrigado 😉 anabela martins

  • valentina

    Responder

    Clarice, acho que gostaras deste loaf.Fe, também adoro. Acho cranberries ótima. Aqui se usa muita na ceia, molho pro peru.Carlota, não achas? Que dó!!Pat,a textura do loaf vai mudar pois as cranberries são secas, não sao juicy como as framboesas. Acho que terás que fazer para ver.Eliana, ficou gostoso sim.

Leave a Comment