Pão de Cereja e Amêndoas

2 Comments

Este pão/bolo, pois é daqueles que se chama ‘loaf’ em inglês, é bem mais gostoso do que imaginei. As cerejas que se usa são aquelas cerejas que vem para doce – sabe qual? Elas já vêm adocicadas, revestidas numa mistura meio melada. O bom é que você não precisa esperar pela época de cerejas para fazer esta delícia. As amêndoas dão um sabor maravilhoso, e contribuem para a textura final.

Pão de Cereja e Amêndoas
 
Ingredientes
  • 200g de cerejas de confeitar
  • 250g de farinha com fermento – caso não tenha use a farinha normal e duas colheres de chá niveladas de fermento
  • 225g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
  • 175g de açúcar
  • 3 ovos grandes, batidos
  • 2-3 gotas de essência de baunilha (não extrato)
  • 100g de amêndoas moídas (que nem farinha)
  • 6 colheres de sopa de leite
  • Forma de 23 cm x 13 cm x 7 cm, untada e forrada com papel manteiga
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno em temperatura de 170oC. Corte as cerejas na metade e depois as coloque numa peneira e ponha embaixo da torneira com água corrente para tirar o excesso de açúcar que reveste estas cerejas. Dê uma sacudida para tirar o excesso de água, dê uma secada com papel toalha e passe na farinha de trigo para revesti-los. Dê uma sacudida para retirar o excesso de farinha.. Reserve.
  2. Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 4 minutos – até que fique bem cremoso e de cor bem clara. Vá acrescentando os ovos e a essência de baunilha gradualmente, permitindo que a quantidade adicionada seja incorporada antes que você acrescente mais. Acrescente a farinha de trigo e as amêndoas e misture usando uma colher de metal. Depois coloque as cerejas usando a mesma técnica. Por último coloque o leite e uma vez que a mistura fique pronta transfira para a assadeira. Asse por aproximadamente 45 min – 1 hora, ou até que passe o teste do palito.
  3. Note que é importante usar o tamanho de forma sugerida (ou algo bem próximo) para que o tempo no forno seja o tempo indicado. Caso contrario você tem que ficar de olho para a alteração, e se perceber que o seu pão está dourado por fora mas ainda bem molhado por dentro sugiro que você cubra a forma com papel alumínio. Assim você protege o topo enquanto o interior acaba de assar.
  4. Retire do forno e deixe esfriar na forma sobre uma grelha. Por que na grelha? Para permitir que ar circule em volta também.

Cai super bem com um cafezinho.

2 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: