Pão com massa de iogurte e recheio de queijo

11 Comments

pão de iogurte-1 pão de iogurte-5Cai neve lá fora. Há uma quietude imensa no ar, algo que sempre aparece quando neva. A alvura e beleza que vem com a neve são acompanhadas por uma sensação imensa de paz. E estes pãezinhos foram feitos para serem degustados durante o fim de semana. Pequenos, quase no tamanho ideal para uma mordida, perfeitos para acompanhar um cafezinho. O recheio usado foi queijo. Na receita original um total de 150 g foi utilizado e os queijos eram parmesão e haloumi ralado. Assim como um pouco de hortelã seca. Adaptei com o que tinha em casa e isto excluiu a hortelã e os queijos mencionados – tipo e quantidade. Combinei um queijo tipo roquefort com um red leicester num total inferior a 150 g. Faça a sua própria escolha, de acordo com o teu gosto, mas procure usar as 150 g indicadas.Uma outra opção de recheio seria azeitonas picadinhas com tomilho fresco. A massa é saborosa e fácil de trabalhar. Ao final dos 10 minutos em que você a sova ela fica macia, com uma carinha boa. É importante que a temperatura do forno esteja bem alta, como diz no modo de preparo.
pão de iogurte-3Tirei esta receita de um dos livros do Greg Malouf e de sua ex esposa e parceira de trabalho Lucy Malouf. Já falei deles aqui outras vezes. No livro Saha em que conta de sua viagem pelo Líbano e Síria há um capítulo intitulado pães. E esta receita assim como uma outra tipo receita de pizza -manoush, são dadas como receitas base, que podem ser revestidas de forma variada. Como todas as receitas que já fiz deste livro está também é perfeita e saborosa. Um comentário para fazer sobre o livro é que ele é a interpretação de Greg Malouf de tudo o que viu e vivenciou durante a viagem. Já li que há receitas do livro que não são necessariamente autênticas. Ainda vou ter pãezinhos para levar para o trabalho durante a semana. Perfeito acompanhamento para um cafezinho quentinho. pão de iogurte-2 pão de iogurte-4

Ingredients:

Ingredientes para o pão

Para o recheio

  • queijo – dois tipos de queijo

Instructions:

Preparo:

Coloque a farinha de trigo e sal em uma tigela. Em uma outra tigelinha coloque o açúcar e o fermento, seguido da água. Mexa para dissolver e deixe por uns 5 minutos. Coloque o iogurte e azeite de oliva em uma tigela e misture bem. Ponha a mistura com o fermento junto com a farinha, assim como a mistura do iogurte. Misture tudo e sove por uns 10 minutos até a massa ficar macia.  Caso você ache que precisa de um pouquinho mais de água, acrescente um pouquinho e misture. É melhor acrescentar de pouquinho aos pouquinhos do que colocar de mais e não ter como consertar. Quando a massa estiver no ponto espalhe um pouquinho de azeite de oliva nela e  transfira para uma tigela e cubra. Deixe descansar em um cantinho quente da cozinha por umas 2 horas – a massa vai dobrar de tamanho. Após este tempo ligue o forno na temperatura mais alta.  Transfira a massa para uma superfície levemente untada, tire o ar da massa e divida a massa em 12 pedaços.

Trabalhe em um pedaço de massa por vez, deixando o restante coberto. Abra a massa com a mão e coloque pedacos de queijo dentro. Eu misturei um queijo tipo rockefort com um outro queijo. Use a mistura que você quiser. Quando todos os pedaços estiverem recheados coloque-os em uma forma grudadinhos um no outro, cubra e deixe descansar para crescer mais um pouco. Deixe a forma em um canto quentinho da cozinha. Depois de uns 30 minutos pincele os pãezinhos com azeite de oliva extra virgem e asse por uns 15-20 minutos. Retire do forno, transfira para um grelha imediatamente e deixe esfriar.

11 Comments
  • Leiliane

    Reply

    Esses pãezinhos de deixaram com vontade de sentir cheiro de massa assada saindo da minha cozinha. Ficaram com uma cor linda!

  • Ivaneide

    Reply

    Poxa, que delícia!! amei a idéia dos pães já recheados..

  • Marina Soares

    Reply

    Oi! Sempre visito seu blog e já testei algumas receitas com modificações por falta de ingredianetes. Fiquei na dúvida que tipo de fermento você usou, se o “instant dry yeast”, o dry yeast ou se o fresco.

  • Helena Gasparetto

    Reply

    Oi Valentina,

    Que delícia de post…
    Esses pãezinhos fofos e essas fotos de neve imediatamente me transportaram do tempo e no espaço.
    Como é bom curtir os momentos da vida em cuja felicidade ao comer não está somente nos ingredientes : )
    Feliz Ano pra você
    Beijos

  • Gina

    Reply

    Valentina.
    Deliciosos pãezinhos !!!receita muito boa adorei o iogurte com os queijos,bela combinação.
    É lógico que quentinhos com um café e com esse visual lindo,branquinho da neve eles só poderiam ser perfeitos..Beijinhos

  • Patricia Scarpin

    Reply

    Que pãezinhos maravilhosos, Tina! Adoro pães recheados com queijo, quentinhos são imbatíveis. Uma vez fiz um monkey bread que pedia sour cream com iogurte e a massa ficou ótima.

  • Camila

    Reply

    Adorei a receita e parece ficar uma delícia!

    Só queria confirmar, o fermento é químico mesmo?

    Beijos

    • valentinajacome

      Camila,obrigada pela visita. É fermento para pão. Corrigi.

  • Bel

    Reply

    Parecem apetitosos! Com essa chuva em Brasília, caem muito bem!

  • Léia Silva

    Reply

    Querida Valentina
    Minhas duas paixões em uma só receita: pão e queijo – adorei!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

  • Diogo Marques

    Reply

    Ficaram perfeitos e com este tempo apetece mesmo 🙂

    Adorei teres juntado queijo e iogurte 🙂

Leave a Reply