Panquecas de cenoura

0 Comment

Há um tempo tenho comido menos e menos carne. Algo que aconteceu de uma forma bem orgânica. E com isto também passei a buscar formas novas (pra mim) de preparar legumes, tubérculos, etc. O tempo nem sempre está ao meu lado, e muitas vezes as refeições mais práticas são as escolhidas.  Escolhi esta panqueca em primeiro lugar porque me apresentou uma forma diferente de comer cenouras, e achei  muito legal.

Não sou creativa com as cenouras que aparecem por esta casa. Há ocasiões em que corto-as em palitos meio grossos e como com pasta de grão de bico. É a minha forma favorita na verdade, e era parte de um ritual que eu tinha com uma grande amiga. Sempre que eu ia visitá-la para jantar,  antes batiamos papo comendo pasta de grão-de-bico com palitos de cenoura. E depois preparavamos algo.

Outras formas são raladas e cruas na salada, ou cortadas em cubinhos e refogadas, as vezes depois de refogadas são misturadas no arroz,  faço purê,  outras vezes bolo de cenoura. As panquecas foram a melhor novidade na minha cozinha nos últimos tempos. E você pode comê-la com vários acompanhamentos. Embora eu não tenha feito o molho que estou postando com a receita no dia em que fiz a foto, estou dividindo aqui pois é muito gostoso. Muitas vezes uso o que tenho em casa como acompanhamento.  A panqueca de cenoura é como uma tela  em branco.

Caso você a faça volte para contar o que achou.

Panquecas de cenoura
 
Ingredientes
Para as panquecas
  • 150g farinha de grã-de-bico
  • 230ml do leite que vc preferir
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 cenouras médias raladas
  • óleo de coco/ghee/óleo vegetal
Para o molho
  • 8 cornichons
  • 1pimenta biquinho
  • salsinha
  • dill/endro
  • 4 colheres de sopa de queijo cottage ou iogurte grego
  • ½ colher de sopa de molho inglês
  • um pouco de molho de pmenta
  • raspa de meio limão
Instruções
Preparo da massa das panquecas
  1. Coloque a farinha de grão-de-bico em uma tigela seguido de um pouco de sal e pimenta-do-reino moída na hora, e mexa. Depois acrescente o azeite de oliva e leite, mexa tudo e cubra.Deixe descansar enquanto prepara o molho.
Preparo do molho
  1. Pique o cornichon, a pimenta biquinho, a salsinha e o dill/endro. Coloque tudo em uma tigela, seguido do queijo cottage, do molho inglês, do molho de pimenta e das raspas de limão. Mexa tudo, e ajuste o tempero se achar necessário.
Preparo das panquecas
  1. Jogue as cenouras raladas na massa, e misture tudo. Coloque uma frigideira em fogo alto, e uma colher de chá de ghee/gordura vegetal/ óleo de coco. Assim que esquentar coloque a mistura - eu faço duas panquecas com esta mistura, mas se você quiser fazer só uma, é sua escolha. Deixe a mistura na frigideira por uns 4 a 5 minutos - ela deve estar mais firme, e as bordas devem começar a ficar douradas. Vire a panqueca, e deixe por mais ou menos o mesmo tempo no outro lado. Caso você tenha medo de que a panqueca se quebre ao virar, use um prato grande como tampa na frigideira; vire-a de cabeça pra baixo, e depois transfira a panqueca do prato de volta para a frigideira.
Para servir
  1. Coloque a(s) panqueca(s) no(s) prato(s) de servir, corte-a em fatias e coloque o molho na mesa, assim como as folhas que for usar. Deve-se colocar um pouco do molho e das folhas nas fatias de panqueca, e comer. Deixe cada pessoa se servir a vontade.

 

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: