Panna cota de laranja vermelha e coalhada com ruibarbos assados

11 Comments

É oficial, a primavera chegou. Nesta semana que passou pude deixar o casaco mais pesado em casa e pegue um mais leve. O mais importante é que não senti frio. Sou muito friorenta. Saio do trem às 6.30 da manha e já há luz. Gosto de todas as estações, mas a primavera é número 1. Ontem caiu uma chuva chata o dia inteiro, mas a temperatura continuou agradável. E hoje o sol esta brilhando. As flores estão começando a aparecer. E os ruibarbos estão abundando como já comentei por aqui.

Desta vez preparei uma receita que vi sendo preparada num programa de televisão ontem pela manhã. É um programa da BBC 1, Saturday Kitchen. O programa passa todo sábado, tem 2 chefes convidados – chefes de restaurantes famosos. Há também uma chamada personalidade tipo ator, apresentador, comediante, escritor,etc  e dois membros do público que escrevem para participar e são selecionados através de um sorteio. O apresentador é um chefe ingês, e atualmente o show é apresentado pelo James Martin.

Amei três coisas sobre esta receita: a pannacotta, a laranja vermelha e os ruibarbos. A pannacotta porque eu amo coisas cremosas. A sensação aveludada que possuem me fascina, e esta leva também laranja vermelha e coalhada. Que sonho. Os ruibarbos são preparados aqui de forma a não perderem a sua forma. Eles ficam macios e mantêm sua compostura. Para fechar com chave de ouro a calda que resulta do preparo do ruibarbo e usada para regar a pannacotta na hora de servir. A pannacotta fica muito gostosa, com aquele sabor de laranja pego na infusão, e extremamente cremosa. Divina.


Ingredientes:

Para a pannacotta

  • 2 laranjas vermelhas, suco e casca retirada com um descascador de legumes reservados
  • 75g açúcar
  • 150ml crème de leite fresco
  • 1 favo de baunilha cortado ao meio
  • 2 folhas de gelatina, colocadas de molho por alguns minutos até ficar macia
  • 300ml coalhada

Para o ruibarbo assado:

  • 300g ruibarbos cortados pimeiro em pedaços de 5cm e depois cortados ao meio
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar

Preparo da pannacotta:

Pré-aqueça o forno – 140oC. Espalhe as cascas da laranja numa assadeira e leve ao forno quando tiver atingido a temperatura desejada. Deixe no forno por 20 minutos – até que as cascas fiquem bem secas. Retire. Aumente a temperatura do forno para 200oC.

Coloque o creme de leite, as cascas de laranja, açúcar e baunilha numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até que o açúcar se dissolva completamente. Passe a mistura por uma peneira, devolva a mistura à panela, esprema a água das folhas de gelatina e acrescente a gelatina à mistura de creme de leite, levando ao fogo baixo e mexendo até que a gelatina se dissolva completamente. Retire do fogo, acrescente a coalhada, mexa e coloque a mistura em forminhas. Cubra as forminhas e leve à geladeira por pelo menos 2 horas para firmar.

Preparo do ruibarbo:

Ponha uns pedaços de manteiga numa frigideira, coloque os pedaços de ruibarbos, jogue o açúcar e suco das laranjas por cima, e leve ao fogo rapidamente, sacudindo a frigideira para que os ruibarbos fiquem espalhados e igualmente revestidos com o açúcar. Leve ao forno e asse por uns 20 minutos. Retire do forno e reserve até a hora de servir.

Para servir coloque a pannacotta num pratinho, os pedaços de ruibarbo ao lado, e regue com a calda que se formou ao cozinhar o ruibarbo.

O programa sempre tem 2 chefes convidados, chefes de restaurantes famosos. Há também uma chamada personalidade tipo ator, apresentador, comediante, escritor, e dois membros do público que escrevem para participar e são selecionados através de um sorteio. O apresentador é um chefe. Atualmente o show é apresentado pelo James Martin.

11 Comments
  • Albenisa

    Responder

    Parabéns!! Muito sucesso!…teu blog é excelente, aliás, já estou acompanhando.abração

    • valentinajacome

      Albenisa, obrigada. Vou passar no teu para conhecer. Vamos virar comadres.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro panna cotta e que delícia os acompanhamentos aqui – a primavera também é a minha estação preferida. Gosto muito!

    Lindas fotos, amiga.

  • Marly

    Responder

    Gostei muito da combinação de ingredientes. Talvez eu esteja enganada, mas penso que a coalhada deixa a pannacota menos calórica, do que seria se fosse feita só o com creme de leite, como é tradicional. O ruibarbo e a laranja devem dar um contraste saboroso.

    Beijão e boa semana.

  • cacahuete

    Responder

    Por acaso tambem vi esta receita no programa e fiquei logo com os ouvidos muito atentos. A unica coisa que eu nao aprecio muito sao as sanguineas. Acha que da para trocar por laranjas normais. Eu tambem sou fa do Saturday Kitchen, tem sempre receitas boas.

    Beijinhos

  • Gina

    Responder

    Fico com os dias de sol, como o de hoje, a inundar a janela onde estou agora e nunca canso de admirar… Também sou muito friorenta e logo estarei reclamando dos casacos, meias, botas…
    O ruibarbo conheço apenas pela mídia, mas a cor já me atrai. É um passo para gostar dos alimentos produzidos com ele, ainda mais sendo doce.
    Bjs.

    • valentinajacome

      Gina, hoje nao usei casaco quando saí..fiquei tão feliz.risos. Não gosto de calor excessivo, fou fã de um tempo fresquinho.

  • leila

    Responder

    Que combinacao interessante Valentina. Nunca fiz nada com ruibarbo mas gosto muito de sorvete dele.

    beijinhos

    • valentinajacome

      Sou louca por ruibarbo.tudo que já comi com ruibarbo é do meu gosto.

  • Ameixinha

    Responder

    Aqui também tivemos um dia muito chuvoso e frio ontem, mas hoje está bem soalheiro 🙂 Só me falta essa pannacota para comemorar a chegada da nova estação. Os dias são mais compridos, é muito bom 😉

    • valentinajacome

      Oh Ameixinha, se fossemos vizinhas poderiamos dividir.

Leave a Comment