Panna Cota de chocolate branco com geléia de frutas de verão

19 Comments

Não lembro se já comentei aqui, mas não gosto de gelatina. Posso até comê-las, mas não é por paixão. Acho que na minha vida toda devo ter provado uma quantidade mínima que tenha me agradado. De vez em quando tento, e pego uma receita nova. Outro dia, por exemplo, fiz uma com frutas silvestres e Perry (com se fosse cidra, mas com pêra). É claro que dentro das que ainda aturo estão as feitas com suco natural. Jamais as de caixinha – a menos que esteja fora de casa.

Colhi muitas frutas este verão, e várias berries foram consumidas nesta casa. Acho que mais que em todos os outros anos. Agora, como toda visita ao centro de PYO resulta em um excesso imenso de frutas, tive que ser bem criativa com o que fazer com os excessos. E esta receita foi mais uma que fiz para lidar com este excesso.

Embora tenha gelatina eu gostei bastante dela. Acho que a combinação aqui é perfeita. O doce da panna cotta, que é dado pelo chocolate branco, é contrabalanceado pelas frutas que mesmo maduras tem um toque azedinho. Na verdade esta receita é gênio. E tem linda apresentação.

Fiz esta receita duas vezes e quase não consegui postar, pois acabaram logo, logo. Perdão pelo estado das que fotografei. Quando estiver preparando as formas forre direitinho para conseguir retirar sem problemas. Na última vez em que fiz esta panna cotta, a senhora preguiça se instalou na minha cozinha e ao invés de forrar as formas como deveria, inventei de dar uma leve untada. Bem, o que acontece é que ao desenformar a sobremesa a porção da gelatina fica fosca, perde a sua transparência. Por isso, se a Dona Preguiça aparecer na sua cozinha, a mande passear até que você esteja pronta. E sua gelatina ficará bem transparente.

Ingredientes para a gelatina:

  • 7 folhas de gelatina**
  • 1 colher chá suco de limão
  • 150g açúcar
  • 250ml vinho rosé
  • 250g mistura de framboesa, morango, mirtilo, groselha (vermelha e preta)
  • Reserve frutinhas para servir

**a marca de gelatina em folha que uso precisará de 7 folhas para uns 600ml de água

Ingredientes para a panna cotta:

  • 500ml creme de leite fresco
  • 1 colher chá pasta de baunilha ou extrato de baunilha
  • 75g chocolate branco picado em pedaços grosseiros
  • 3 folhas de gelatina

Preparo da gelatina:

Coloque as 7 folhas de molho em água fria por uns 5 minutos. Enquanto isso coloque a água e o suco de limão para ferver. Assim que ferver acrescente o açúcar e mexa até que o açúcar se dissolva, retirando do fogo logo em seguida. Pegue as folhas de gelatina, esprema com a mão para retirar o excesso de água e ponha na panelinha com o açúcar. Mexa até que se dissolva. Por fim derrame o vinho. Reserve para esfriar.

Prepare a forma que for usar forrando-a com papel filme primeiro. Depois disponha as frutas na(s) forma(s). Derrame o liquido com o vinho por cima, revista com papel filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas até que a gelatina se firme. Só então prepare a panna cotta.

Preparo da panna cotta:

Ponha as folhas de gelatina numa tigela com água fria e deixe de molho por uns 5 minutos. Enquanto isso coloque o creme de leite fresco numa panela em fogo médio. Quando ele começar a ferver baixe o fogo e acrescente a pasta de baunilha e o chocolate, mexendo até que o chocolate derreta completamente. Esprema as folhas de gelatina para retirar o excesso de água, e coloque-as numa tigela com 4 colheres de sopa de água fervente, mexendo até que a gelatina se dissolva. Derrame na tigela com o creme e chocolate, mexendo para incorporar e reservando até que a mistura esfrie um pouco. Pegue a(s) forma(s) e derrame a mistura da panna cotta por cima. Leve de volta à geladeira e deixe por pelo menos 2 horas para que a panna cotta se firme. Desenforme e sirva, decorando com mais umas frutas.

19 Comments
  • iliane

    Responder

    menina..pois eu..amo gelatina..não a gelatina do dia a dia..gosto de “brincar” com a gelatina..de fazer mousses,panacotas,de tudo ficar muito lindo pela solidez que ela dá!essa semana fiz uma moussse de azeitonas pretas para uma amiga..e que coloquei gelatina..ficou linda!!!e…você?como está?espero que bem..bom ver você “de vez enquando em minha pag..me faz feliz…rsss..bjus..li

  • Akemi

    Responder

    Valentina, eu já sempre gostei de gelatina. Quando criança, era obrigatório as gelatinas em copinhos de café nas festinhas! rsss
    Sua versão de frutas vermelhas com pannacotta esta matadora! Linda e sem dúvida deliciosa! Vc sempre arrasando com as fotos e seus textos que nos transportam para a sua mesa, como se estivéssemos na sua sala de estar! Obrigada pelo carinho de sempre! Bjss amiga!

  • Ameixinha

    Responder

    Não gosto de gelatina mas é daquela de caixinha, se for feita assim e levar vinho… é bem diferente 🙂 Fica realmente muito bonita a apresentação!

  • Danielle Sanches

    Responder

    Olá, Valentina! Tudo bom? Meu nome é Danielle Sanches e eu sou repórter da revista Criativa aqui no Brasil. Leio seu blog há algum tempo e estou fazendo uma reportagem que gostaria que participasse… o que vc acha? Pode me escrever e conversamos melhor? dasanches@gmail.com . Um abraço!

  • aprmarimoto

    Responder

    Oi Valentina!
    Lindo seu post!
    Também sou do clube das que não curtem gelatina… mas tenho aberto algumas excessões… e essa sua receita vai entrar para essa lista!
    Bjos

  • stefania.confidential

    Responder

    Hai un blog delizioso, complimenti
    ciao

  • marianapp

    Responder

    Linda a foto…confesso q sempre comi gelatina…minha mãe dava umas encrementadas e eu devorava…
    Essa receita ficou com uma cara ótima! parabéns
    ps: não consegui colher frutinhas esse ano…mas ano q vem farei com certeza, não posso voltar ao Brasil sem ter feito isso, rs beijos

  • Renata

    Responder

    Tina, confesso que também não gosto nada de gelatina.. Mas a sua panna cota certamente me deixaria muito satisfeita!

    BTW, postei agorinha uma receitinha sua lá no blog!

    Beijos!

  • Patrícia

    Responder

    Valentina,

    Sinceramente, você sempre se supera. Essa foto merece capa de revista. Pelo menos se eu visse uma revista de culinária com esta foto na capa eu comprava na hora, mesmo sabendo que eu nunca vou encontrar na minha cidade framboesas e groselhas !!! Imagine o sabor!!! Fico aqui comendo com os olhos… Vai para o topo da lista dos amores platônicos…
    Patrícia

  • Stefânia

    Responder

    Que sonho ter essas frutinhas a disposição, não é? Aqui tem…mas diria que não se comparam as que encontramos na Europa.

    Mas agora vamos a receita, concordo com a Paty, acho que nunca vi coisa mais linda e essa combinação é para lá de perfeita! Parabéns, ficou uma obra de arte!

    Ah, e o jantar foi um sucesso…foi italiano mesmo…deu tudo certo e ficamos super felizes!

    Beijos e boa semana!

  • Renata Boechat

    Responder

    Fico de olho nas frutinhas, berries de todos os tipos!!! Lidinhas!!!
    E a sobremesa? Bárbara apresentação!

  • Dani

    Responder

    Tina,

    Sua Panna Cotta esta divina! Já acho esta sobremesa um luxo, com essa idéia da gelatina, ficou soberba, muito linda mesmo!

    Bjo gde, Dani 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    É uma das sobremesas mais lindas que vi em toda a minha vida, Tina.
    Eu não gostava de gelatina até provar as feitas com suco natural. Delícia!

  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    Valentina, que coisa linda! eu adoro gelatina e adoro panna cotta, e isso faz dessa sua receita um anzol com isca pra mim! 🙂 além de bonita, gostosa. além de gostosa, saudável–cheia de frutas e ingredientes super frescos. must make it now!
    um beijo,

  • Carla

    Responder

    Valentina, vc é muito fofa! Suas receitas são muito inspiradoras! Salvou a gelatina, com certeza!

  • Aninha Padredi

    Responder

    Valentina! Fiz uma dessa há algumas semanas! Fica uma delicia mesmo! Pra acompanhar ainda fiz um molhinho com as berries.. ficou uma delícia! Fuça la no blog pra vc ver..
    http://pinkpatch-work.blogspot.com/2010/08/e-nosso-jantar-foi-assim.html
    Beijocas

  • Helena

    Responder

    Gostei muito deste doce, ou não caísse de amores por pana cota…
    Achei uma conjunção perfeita e mesmo não tendo onde colher os frutos silvestres, vou fazer.

  • Junia Ansaloni

    Responder

    Que espetàculo de receita e de fotos !!! Obg pela visita …òtima semana !!!

  • Luciana Betenson

    Responder

    Valentina, que coisa linda, quase poética esta sobremesa 😀
    Também não gosto de gelatina, com exceção daquelas que tem frutas frescas ou ‘booze’, ou seja, esta de frutas vermelhas com um creminho embaixo, alem de linda, deve combinar muito bem. Um bj,

Leave a Comment