Pãezinhos com marmelade

12 Comments

Amo marmalade. Lembro da primeira vez que a provei. Estava passando o final de semana com amigos na casa da mãe de um deles em Edith Weston, uma linda village nas beiras do reservatório de Rutland. Fizemos chá e torradas. As torradas tinham uma camada fina de manteiga e uma outra de marmelade. Gosto de marmelades de várias formas: com vários pedacinhos de casca, outras com consistência quase cremosa, outras com consistência mais fina… E ano passado comecei a fazê-las em casa.

O ingrediente de marmelade é qualquer cítrico, mas normalmente quando falamos ou procuramos marmelade o que vem a mente primeiro é laranja. E mais especificamente laranja de Sevilha – também conhecida como laranja amarga. Uma laranja de estação bem curta. Ela é uma laranja de cheiro muito particular e aparência não muito atraente.  Nesta época do ano se encontra muitos cursos de demonstração de como fazer marmelade. Há uma competição mundial em Cumbria, no noroeste da Inglaterra para se escolher a melhor marmelade. É curioso que algo feito com produtos que não são nativos desta parte do mundo tenham virado quase que uma instituição. Se quiser ler um pouco mais sobre marmelade clique aqui.

Há uma forma de preparo em que você pica as cascas das frutas antes, mas a que eu adotei me instrue a cozinhar uma mistura de laranjas e limões juntos, e somente depois é que as cascas são picadas.  Este ano como vou ao Brasil na Páscoa quero levar a minha marmelada para a minha família. E estes pãezinhos foram ma forma maravilhosa de preparo. Divertido de comer também, pois os dedos ficam bem grudentos.

Pãezinhos de Marmelade

Ingredientes:

(para os pãezinhos)

  • 450g farinha de trigo
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco (7g)
  • 50g açúcar mascavo claro
  • ½ colher chá de sal
  • ½ colher chá de cardamomo em pó (uns 10 frutos de cardamomo)
  • 1 ovo levemente batido
  • 200 ml leite, temperatura ambiente
  • 50g manteiga gelada
  • Raspa de 1 laranja
  • 3 colheres de sopa de cítricos cristalizados

(para o recheio e para a calda dos pãezinhos)

  • 300g marmelade

Preparo dos pãezinhos:

Peneire a farinha de trigo numa tigela. Neste momento coloque o leite e manteiga numa panelinha em fogo baixo (a mistura não pode ferver, só esquentar – antes de pegar o ponto de fervura). Então acrescente o fermento e mexa com um fouet. Depois ponha o açúcar, sal e cardamomo. Mexa com o fouet novamente. Bata o ovo levemente e derrame na mistura. Transfira a mistura de leite e manteiga. Misture tudo até ficar com uma massa grudenta.  Jogue os pedaços de cítricos cristalizados e raspas de laranja. Misture tudo, e transfira a massa para uma superfície levemente untada. Trabalhe a massa por uns 6 minutos, até que fique macia e bem uniforme. Transfira para a tigela levemente untada com óleo. Cubra e deixe descansando numa parte quente da cozinha por uma hora pelo menos – a massa deve dobrar de tamanho.  A minha cozinha estava gelada quando fui fazer estes pãezinhos então coloquei a tigela no forno e ele foi ligado na menor temperatura possível. Só para dar um tiquito de calor – tinha visto esta dica numa revista.

Quando a receita tiver dobrado de volume, divida-a em doze pedaços, e vá trabalhando um por vez – deixe os outros pedaços cobertos com uma toalhinha enquanto trabalha com o escolhido. Faça uma bola com a mão e empurre um pedaço da massa para dentro como que para fazer um bolso. Coloque uma colherzinha de café bem cheia de marmelade. Feche a massa por cima do recheio e de o formato de bolinha. Transfira para a assadeira revestida com papel alumínio. Cubra. Repita a mesma coisa com todos os pedaços. No final a assadeira ficará com as bolinhas grudadas umas nas outras. Ligue o forno – 180oC para esquentar e coloque as bolinhas cobertas para descansar e inchar por uns 20 minutos. Asse por uns 20-25 minutos. Enquanto isso pegue o restante da marmelade e leve ao fogo baixo para amolecer um pouco. Assim que os pãezinhos saírem do forno pincele-os com a marmelade. Seja bem generosa (o).

12 Comments
  • Léia Silva

    Responder

    Aqui em casa consumimos todos os dias no café da manhã marmelades. As preferidas do Michele são sempre as cítricas.
    Adorei a receita, farei com certeza!
    Um abraço
    Léia

    • Trembom

      Acho que esta minha ultima leva ficou um tiquito mais para o amargo. as vezes gostou de passar uma camadinha na torrada, por cima do cream cheese. mas isso é total indulgence pois nao posso comer estas coisas mais. E comida de domingo.x

  • Ana Rosa

    Responder

    Hummm já imagino um cafézinho preto com esses pãezinhos deliciosos. É difícil fazer a tal marmelade? Essa laranja amarga que você fala é aquela usada no interior para fazer doce? Ai, deu água na boca. bjs.

  • Bruna

    Responder

    Ok ,obrigada!! Ai Valentina para falar a verdade andei dando uma olhada nos outros blogs das participantes do Plate to Page e sem querer puxar saco, mas já puxando, (e por favor, não quero ser indelicada com as outras participantes, não é essa minha intenção!!), mas suas fotos são simplesmente as mais lindas!!!! E com certeza as receitas as mais saborosas (pelo menos dá mais vontade de provar!!:):):)). Tudo de ótimo para você!! bjs, Bruna.

  • photoarte

    Responder

    Aiiiiiiiiiiii meu Deusinho, estas tuas fotos estão dando pane no meu note….babo todo dia nos teclados,…. rs rs
    Até senti o azedim da geleia…..que trem bão menina!
    Eu devoro suas fotos!
    Bjssssssssssss
    Sandra

  • Jô Bibas

    Responder

    Pães me assustam, geralmente (ou melhor, em 100% das tentativas) sou um fiasco com eles. Uma hora vou ter que arriscar e esses me parecem excelentes cobaias. Ainda mais porque tenho aqui uma geleia de xinxim (aquela laranjinha bem pequena, sabe qual é?) feita por minha mãe…
    BJô

  • Ameixinha

    Responder

    Val, e a receita de marmelade, você já colocou aqui no blog ou vai colocar? Fiquei super curiosa 🙂 Aqui estamos na altura dos citrinos, se bem que acho que não temos essa laranja de Sevilha.

    • Trembom

      Querida, nunca coloquei aqui. Vou te mandar por email.Faça usando outro tipo de laranja. aqui ja comprei de blood orange. voces acham? marmelades pode ser de citricos.

  • Bruna

    Responder

    Valentina!!! Deuses!! Que delicia de pãozinho!!! Vou definitivamente colocar na minha lista do mês também!!:):) By the way, onde acho essa espátula linda?
    Bjs, Bruna.

    • Trembom

      Bruna, sabe que nao lembro. sao duas no jogo. talvez numa loja aqui na minha cidade. vou ficar de olho caso veja novamente.

  • Érica

    Responder

    Hummm! Estes pãezinhos ficaram maravilhosos. Nunca provei marmelade, mas me parece muito boa e deixou os pães perfeitos.
    bjs

    • Trembom

      Érica, se vc gosta de cítricos e de algo levemente amarguinho, achó que seria legal dar uma experimentada. Coloque na lista do mês de ‘algo novo para provar’. E aproveite e já use em várias receitas para aproveitar bem.

Leave a Comment