Ovos em potinhos

1 Comment

ovos em potinhos-3Ando tão cansada que nem sei. Tem sábados em que acordo e poderia ficar na cama para sempre, dormindo horrores. Não gosto de dormir muito, mas ultimamente é praticamente só o que quero fazer. E no fim de semana quando não preciso sair de casa as 6 da manhã para pegar o trem uma das coisas que mais gosto é de tomar um bom café da manhã, sem correria, na minha própria casa. E as coisas que gosto são café fresco, e ovos. Normalmente os como mexidos com torrada. Mas também adoro prepará-los no forno, com iogurte. ovos em potinhos-2Estou aqui bem anciosa para um jantar na segunda feira. O chef Mark Hix vai preparar um jantar consistindo de quatro pratos com produtos da estação para um grupo pequeno de 12 pessoas. O jantar é preparado em um ambiente descontraído. Já participei de alguns eventos do tipo, e acabam sendo bem descontraídos, com ótima comida e bom vinho. Depois contarei aqui sobre o evento e recriarei uma das receitas. Já falei deste chefe antes e postei uma das suas receitas aqui – loaf de milho e queijo.ovos em potinhos-1

Me inspirei em um prato que vi sendo preparado pela Rachel Khoo em um dos seus shows. Ela usava créme fraiche, mas sempre faço com iogurte. Isto porque uma vez tomei um café da manhã no The Providores  e pedi os ovos turcos – como eles chamam o prato, e me serviram ovos pochet com iogurte. Deliciosos. Esta receita é muito versátil e você pode usar créme frâiche, diferentes temperos, bechamel, outras ervas. Por isso gosto tanto desta receita.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno -180oC. Pegue os potinhos/ramekins e deixe reservado. Coloque o iogurte natural em uma vasilha e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Misture bem. Distribua metade da mistura entre os potinhos/ramekins. Quebre um ovo em cada potinho. E após colocar os ovos venha com o restante do iogurte e divida entre os potinhos. Leve ao forno por 15 minutos, em banho maria. Quando pronto retire do forno e coloque um pouco de harissa e cebolinha picada. Faça umas torradas para servir – é uma delícia colocar palitinhos de torrada na mistura.

1 Comments
  • Claudia

    Reply

    Valentina.

    As fotos estão ótimas e os ovos lindos. É mesmo um prato simples e uma delícia. Sou louca por ovos assim, ovos com leite, com iogurte ou creme. Mas costumo fazer um creme de ovo a japonesa, cozido no vapor de eles chamam de tofu de ovo… é super rápido e também vale no café da manhã.

    bjs.

Leave a Reply