O pão de fubá da Miss Bessie

22 Comments

Pão de fubá da Miss Bessie

Esta receita é de um livro lindo que ganhei da Fer, Larrisa’s breadbook. É um livro mágico de histórias, receitas.. um livro que me acompanha,que está com as páginas cheias de notinhas. Vou escrever mais sobre o livro Nos Quatro Cantos do Mundo.

Esta receita é de uma das 10 mulheres que contribuíram com receitas pro livro: Miss Bessie. O fato desta receita levar fubá já me encanta, e o fato de ser um tipo pão ainda mais. O resultado é delicioso, fofinho, ótimo com geléia, manteguinha. Fiquei fazendo chá e café só para comer mais um pedacinho. Além da Fer também lembrei da Cris ao comer as fatias, pois me parece que este estilo de receita a agrada muito. E o preparo não poderia ser mais simples. Acordei, fui pra cozinha, preparei a massa, pus no forno e fui tomar um banho para dar uma acordada. Quando voltei o pão estava quase pronto e já fui preparando o café. Além do que a cozinha ficou com este perfume maravilhoso, de delícia preparada no forno. Um excelente começo pro dia. Acho que vou faze-lo mais vezes para levar pro trabalho durante a semana para comer com o meu cafezinho do meio da tarde.

Só precisarás de:

1 xícara de farinha de trigo peneirada – 125g (do tipo all-purpose flour)

1 ½ colheres de sopa de açúcar

2 ½ colheres de chá de fermento de bolo

½ colher de chá de bicarbonato de soda

½ colher de chá de sal

1 xícara de fubá – ao contràrio do que coloquei antes, o fubá é bem mais fino do que o cornmeal

2 ovos

1 ½ xícaras de coalhada (360ml)

¼ xícara de manteiga derretida (50g)


Prequeça o forno – 425oF ou 210oC. Unte a forma de bolo inglês e reserve. Peneire a farinha de trigo, açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescente o fubá. Numa outra vasilha média coloque os ovos, a coalhada e a manteiga já fria. Misture bem e acrescente a mistura da farinha. Misture levemente só para incorporar. Ponha na forma reservada e asse por uns 25 minutos – faça o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em fatias e sirva. Passe uma manteguinha ou geléia e morra de prazer.

22 Comments
  • marlene

    Responder

    Vou fazer, comer, depois dou minha opinião.
    mais deve ser muuuuuuuuuuito bom.

    beijos

  • Empada Digital

    Responder

    Encontrei seu blog por acaso.Estou muito impressionada com as receitas que estou encontrando. Sempre que tenho um tempinho no trabalho, pulo pra fuchicar mais receitinhas…Fiz ontem esse bolo maravilhoso. O cheiro dele deixou minha casa com cara de casa de vó. Adorei.

  • Josi

    Responder

    Olá, tudo bem?Fiquei encantada com essa receita, mas qndo vc diz “Bicarbonato de Soda”, não seria “Bicarbonato de Sódio”???Parabéns pelo Blog! :o)

  • Ana

    Responder

    Valentina, como eh gostoso esse bolo menina! Fiz ontem p/ comermos a tarde e eh mesmo como voce disse, da vontade de fazer cafe cada vez q vamos pegar um pedaco!!Eu e Matheus comemos quentinho com manteiga e mel e tava bom demais, comemos quase q meio loaf…!!Hoje comemos mais uns pedacinhos no cafe da manha. Muito gostoso mesmo!Eu gostaria de postar la no meu blog, mas antes queria te perguntar se vc tem a receita em ingles?? Mas so se vc ja tiver ela ai no seu computer, se vc precisar “type” a receita ai nao esquenta, eu traduzo ela, nao quero te dar trabalho amiga!Beijos e obrigada por mais uma receitinha tao deliciosa!!Ana

  • valentina

    Responder

    Eli, é uma delícia. Fiquei encantada com a simplicidade e delícia da receita.Pat, também não consigo ver a danada não ficar tentada. Acho que o teu paizinho vai gostar. Com uma manteguinha e um bom café..ai, ai, ai..Luna, ele tem cor de raio de sol.Levanta o astral de qualquer cristão.E quando você toca nele ele fica bem fofinho. Marina querida, que bom que você gostou dos biscoitinhos.Eles são um pecado meesmo. Ah, iogurte vai ficar bom sim. Depois me conta.Vivianne, obrigada querida. Vc é sempre gentil.E sei que es amante de boa fotografia então me sinto lisongeada.Flor de sal, coloquei a quantidade equivante abaixo pois sei como é isso: para o fubá seria o equivalente a 125g. Se você olhar na receita de novo coloquei o equivalente ao lado pois sei que dependendo de ontem se vive a quantidade muda. Qualquer coisa me manda um email.Fer, depois da confusão que fiz já anotei tudo direitinho. Troquei as bolas. Ah, as califórnia poppies vão ser presença constante nas comidas ao ar livre. Claudia, esta receita é bem prática. Não vais errar.Verás.Josefa, o cheirinho é uma delícia. Já ri dos quiilos que aparecem só de olhar.Clarice, este pão é a tua cara. Pois é, a Fezoca é de uma atenção e bom gosto incrível.Dadi querida, fácil mesmo,viu?! Se faz em dois minutos. ; o )Cris, voce é uma pessoa marcante.Laranja com canela, é bom de verdade, viu?!? Recomendado.Karen, faça, faça.. Silvia, a coalhada equivale ao buttermilk. Lenocas, a coalhada é um leite cru que fica acido. O iogurte é o leite cozido que fica acido. Se não tens coalhada podes usar o iogurte natural normal (não use o dietético pois é muito aguado) ou uma colher de sopa e meia de suco de limão mistura com leite cru para completar a quantidade da receita.Deixe descansar um pouco antes de usar – vais notar que o leite vai cortar e ficar mais grossinho. Lilá, as 125g são de farinha de trigo peneirada. A parte em inglês é para quem mora na América do Norte pois la tem cake flour e all purpose flour. Veja acima uma sugestão para a coalhada. Mas com certeza é a mesma que você tem no sul.

  • Lila

    Responder

    Valentina,vi essa receita de pão na Lica e vim pegar a receita, amo pão de tudo que é jeito e pelo que vc. descreveu já posso sentir o gostinho dele…rs..porém li a receita e não sei o que é “125g (do tipo all-purpose flour)” e coalhada aqui no Sul será a mesma que vc. se refere?agradeço se puder responder,beijo

  • Lenocas

    Responder

    Olá!Fiquei fascinada com esta receita e estou cheia de vontade de a provar… Moro em Portugal e alguns ingredientes não sei identificar. Será que era possível explicar o que é coalhada? Será aquilo que nós conhecemos como natas? quero mesmo experimentar este bolinho!!Bjs

  • Silvia (silviabruno@uol.com.br)

    Responder

    Oi, meninas… queria antes perguntar se a receita original pede mesmo por coalhada, pois me lembro não ser um ingrediente muito comum nos US. Cornbread geralmente leva buttermilk ou creme mesmo. Além do que, a sua foto me atiçou a Maristela e vou TER que fazer a receita logo!!! rsQuanto à substituição da cornflour aqui no Brasil, achei no super uma SÊMOLA DE MILHO (da Yoki, se não me engano) que é mais grossinha que o fubá e me pareceu perfeita pros baked goods de receita original americana, fica a dica pra quem quiser tentar…Beijoca a todasSilvia

  • Karen

    Responder

    Que bolo fofinho!

  • Laranja com Canela

    Responder

    Esse pão de fubá tem um aspecto delicioso.

  • Cris

    Responder

    Valentina, é a minha cara mesmo!!! Eu tenho usado milharina/polentina aqui, substituem com perfeição o cornmeal, aliás, estou com um cornbread no forno agora! O fubá fininho daqui não deixa o bolo crocante. Fiquei feliz de ter se lembrado de mim. Bjs!

  • Dadivosa

    Responder

    Valentina, que fácil que é! Ficou lindíssimo e adorei o final de morrer de prazer 😀Beijos, querida

  • Akemi

    Responder

    Já me interessei de imediato pela receita! rsssQue lindo mimo que recebeste da Fezoca! Beijos

  • JoSefa

    Responder

    Hunnnn….Vim pelo cheirinho!Isto aqui é uma tentação!Beijinhos lindinha e obrigada por tantas coisas gostosas.Só de olhar já engordei 2 kilos(mas com prazer!)Bye

  • Cláudia

    Responder

    Valentina, esse pão deve ficar maravilhoso. Imagino até o cheirinho que ele deixa na casa enquanto está sendo assado!!! Vou tentar fazê-lo, já que não sou muito de fazer pães. Um beijo, Cláudia.

  • fezoca

    Responder

    Valentina, se nao me falha a memoria eh o contrario, o fubá eh muito mais fino que o cornmeal. Eu sempre sugiro que se passe a farinha de milho – aquela de flocos, no food processor, pra ter uma farinha com uma consistencia mais parecida com a do cornmeal. Eh uma farinha mais grossa.As california poppies combinaram com a cor do bolo! 🙂 Vou criar verguenza na cara e fazer essa receita em breve! :-))beijoss,

  • Flor de Sal

    Responder

    Quando Brasileiro fala uma “xicara” quer dizer + ou – ke quantidade? Uma “xicara” é uma chávena de chá?ASdorei esta receita, mas quando faço receitas cuja medida é “xicara” a coisa não corre bem!Saudações de Portugal!flordesal.blog.com

  • A Taste in Heaven

    Responder

    Adorei essa receita com fubá!! Deve ficar delicioso!! Lindas fotos…Vivianne

  • Anonymous

    Responder

    Oi valentinaHum, escrevo pra dizer que fiz os bicoitinhos que derretem na boca que vc postou! Fiz ontem e ficaram uma delicia….e realmente nunca vi biscoitinhos que derretem tanto assim…delicia.Acho que vou fazer este pao de fuba, e vou substituit a coalhada por iogurte, sera que fica bom?BjsMarina T.

  • lunalestrie

    Responder

    Pat, me coloque nessa lista também que eu quero fazer esse pão! rsVal, a cor desse pão está matadora, quero fazê-lo!!! Beijos!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, já vejo a Clarice preparando esta delícia lá no Japão. 😉E eu a farei pro meu paizinho querido!Ficou lindo, amei a delicadeza das fotos. E este livro parece interessantíssimo!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina que lindo o pão! Esse pedaçinho com geléia?! PECADO à vista! hehehe

Leave a Comment